TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação não formal e cultura política: o impacto na associatividade do terceiro setor

Tese: Educação não formal e cultura política: o impacto na associatividade do terceiro setor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

GHIRALDELLI, Paulo Junior. O que é pedagogia? São Paulo: Brasiliense, 1966.

GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal e cultura política: impactos sobre o Associativismo do terceiro setor. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para quê? São Paulo: Cortez, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. São Paulo: Alternativa, 2004.

LIMA, Manolita Correia. Monografi a: a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004. de inclusão não atendimento externo e nem acompanhamento psicopedagógico na escola.

A escola tem ainda como missão: educação centrada no aprendiz, liderança visionária, valorização de professores e funcionários, busca de inovações, responsabilidade pública e cidadania, foco no futuro e na criação de valores e melhoramento contínuo. Qualificação dos professores através de formações e orientações no planejamento, intervenções estruturais em todas as áreas para maiores avanços em seus conhecimentos e de seus alunos.

Possui a Visão de ser reconhecida municipalmente como uma escola que além de transmitir conhecimentos, formem alunos capazes de transformar sua realidade alcançando bons resultados em avaliações internas e externas como IDEB e Saresp e principalmente formando alunos autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, críticos, solidários e participativos.

As ações pedagógicas do professor não ficam restritas à sala de aula e são proporcionadas diversificação das atividades e dos ambientes em que elas acontecem, causando expectativa nas crianças. Nota-se que há uma preocupação, por parte dos pensadores da Educação Infantil, não só com as atividades que serão desenvolvidas, mas também com o ambiente em que elas se processam. Kramer traz esta preocupação com a organização do ambiente da escola como um todo e afirma que “O espaço da escola deve ser seguro e deve favorecer a ampla circulação das crianças, tanto nas salas de aula, quanto no pátio externo, na sala de refeições, banheiros etc. É fundamental que as crianças conheçam o espaço e nele se movimentem livre e organizadamente” (2009, p. 74).

O curriculum na educação infantil segue a Base Nacional comum de conteúdos, tendo como base curricular as áreas do conhecimento:

• Linguagem,

• Matemática,

• Ciências humanas e ciências da natureza,

Os eventos culturais realizados pela instituição ocorrem periodicamente a fim de desenvolver uma percepção segura do mundo através de atividades variadas e estímulo para cada fase intelectual. Tais atividades envolvem com grande frequência a participação dos pais e da comunidade através da afetividade e autoestima e as relações pessoais.

A avaliação na Educação Infantil acontece de forma processual e continua, considerando as observações diárias de percurso de aprendizagem de cada aluno. No Ensino fundamental, o processo de avaliação formativa acontece por meio de verificação parcial (VAP) e de verificação final (VAF), além de recuperações paralelas. O calendário letivo respeita os 200 dias letivos com recesso junino de 15 (quinze) dias. As reuniões pedagógicas são trimestrais, com participação dos pais. Os professores encontram-se semanalmente para estudo e trocas de ideias.

O plano de ação visa à formação de indivíduos intelectualmente autônomos, livres para reflexão, questionamento critica e passive de transformações, contribuindo efetivamente para que se tornem pessoas melhores com capacidades de criação e consigam estabelecer trocas sociais baseadas no respeito, fé, amor e solidariedade.

4 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

• Identificação da Instituição: A escola Aquarela está localiza na Rua Crisógno Fernandes, 525 - Centro - Cruz das Almas – BA.

• Carga horaria: 100 horas

• Responsável pela aplicação do projeto: professora responsável pela turma.

• Temática: O papel do pedagogo na educação Infantil - Conteúdo: As diversas disciplinas do curriculum escolar com temas transversais.

5 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO

5.1 INTRODUÇÃO

Buscando suprir as necessidades educacionais vivenciadas em cada momento histórico, o pedagogo, tornou-se um profissional mencionado nas leis de diretrizes e bases da educação nacional, ora como especialista, ora como generalista. A diversidade de funções que são atribuídas ao pedagogo, através das ocorrências disciplinares, infracionais e administrativas, toma conta da maior parte do tempo o qual poderia ser estendido para a organização e acompanhamento do trabalho pedagógico. Portanto, o pedagogo deverá articular coletivamente as ações na escola, de forma, que todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem, possam ter conhecimento de todas as funções que são exercidas na escola e também competência para direcionar as ações assumindo com responsabilidade a sua área ou função específica.

5.2 JUSTIFICATIVA

Diante desses valores, compreende-se que o papel do pedagogo nos Centros de Educação Infantil é refletir junto aos educadores sobre as concepções de infância, de atendimento à criança, de instituição e orientá-los na construção de uma prática pedagógica com vistas à superação do trabalho fragmentado.

5.3 OBJETIVO GERAL

Subsidiar os pedagogos das escolas no desenvolvimento do trabalho pedagógico, de modo a assumir as responsabilidades pela execução das funções que lhes são pertinentes.

5.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Elaborar o atendimento das crianças,

- Refletir e pensar sobre a pratica pedagógica nas organizações,

- Discutir a possiblidade de atuação do educador,

- Desenvolvimento de atividades inerentes aos pedagogos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com