TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto da Liderança na Cultura Organizacional

Por:   •  1/9/2015  •  Artigo  •  5.924 Palavras (24 Páginas)  •  1.393 Visualizações

Página 1 de 24

O IMPACTO DA LIDERANÇA NA CULTURA

 ORGANIZACIONAL

Carla Regina de Sousa

Centro universitário são Camilo – Espírito Santo

Alessandra Corte Imperial Polonini Guidinelli

Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo

Resumo

O presente artigo busca apresentar embasado em referencial teórico que a liderança em seus estilos pode influenciar na cultura das organizações. A partir de um levantamento de campo com aplicação de questionários aplicados em várias empresas pode-se observar na prática como a liderança impacta a cultura das organizações.

Palavras - Chave: Liderança; Cultura Organizacional, comportamento.

1.Introdução

As organizações possuem uma cultura própria que as identifica. É através de sua cultura que uma empresa controla e orienta o comportamento daqueles que a formam. Compreender a cultura de uma organização pode melhorar a capacidade de se explicar e prever o comportamento das pessoas no trabalho. “A cultura organizacional é o sistema de ações, valores e crenças compartilhado que se desenvolve numa organização e orienta o comportamento de seus membros”. (SCHERMERHON; HUNT e OSBORN, 1999, p.196)

Nota-se, dessa forma, que as diferenças culturais afetam significativamente as organizações, os administradores usam a cultura que está inserida no indivíduo que compõe a organização, como recurso para definir suas estratégias e alcançar os seus objetivos. “A cultura da empresa é um recurso da administração e pode ser usado para alcançar os objetivos da mesma forma que a tecnologia, os insumos de produção, os equipamentos”... (LACOMBE; HEILBORN, 2003, p.356)

Outro ponto importante que se pode destacar que afetam as organizações são as constantes mudanças que ocorrem. Com o passar dos anos as coisas evoluem, as pessoas evoluem, e consequentemente, a cultura, as crenças, os pensamentos também irão evoluir. Tudo isso irá afetar a cultura das organizações que acompanharão essa evolução. “A medida que o tempo passa, segmentos da cultura que no início eram funcionais, podem se tornar disfuncionais, impedindo que a organização adapte-se com sucesso em um ambiente de constantes mudanças”. (WRIGHT; KROLL e PARNEL, 2000, p.324)

A cultura organizacional pode facilitar ou dificultar as ações de uma empresa. Dentro desse contexto, nota-se a necessidade da atuação da liderança dentro das organizações. A liderança possibilita a cooperação, administra conflitos e contribui para a criatividade, atuando como integrador dentro de uma determinada cultura organizacional.  A liderança se associa a estímulos e incentivos que promovem a motivação das pessoas para que se alcance os objetivos comuns, mostrando que possui um papel relevante no processo de formação, transmissão e mudança da cultura organizacional. “A liderança ocorre quando há líderes que induzem seguidores a realizar certos objetivos que representam os valores e as motivações, tanto dos líderes quanto dos seguidores”. (MAXIMINIANO, 2007, p.252)

Dessa forma, o presente artigo tem como proposta de pesquisa responder o seguinte problema: Como liderança pode impactar a cultura das organizacões?

Para tanto se tem como objetivo geral verificar de que forma o fator liderança pode impactar a cultura organizacional.

2.Revisão Literária

A partir deste tópico o presente artigo fará uma abordagem a termos relacionados com Liderança e cultura organizacional, como forma de dar sustentação teórica ao tema proposto.

2.1. Liderança nas Organizações

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-os em uma equipe que gera resultados. É a capacidade de influenciar um grupo a realização de metas. É também a habilidade de motivar e influenciar pessoas ética e positivamente, para que isso as leve a contribuir voluntariamente o alcance dos objetivos da equipe e consequentemente da organização. “A liderança é um dos papeis dos administradores. A pessoa que desempenha o papel do líder influencia o comportamento de um ou mais liderados. A capacidade de liderar está intimamente ligada com o processo da motivação”. (MAXIMIANO, 2007, p.251)

Segundo Maximiano (2007, p.253) a liderança define-se como uma relação de influência que acontece entre líder e liderados que se deixam influenciar numa relação de reciprocidade, ou seja, tanto o líder influencia, como também é influenciado. Os liderados colaboram com quem detém a liderança, pois para que haja liderança é necessário que existam os liderados. O líder é aquele que no grupo detém uma posição de poder e, com isso, influencia de maneira determinante as decisões a serem tomadas na empresa.

Diante disso percebe-se que um líder não é um gerente no sentido normal. Líder é aquele que é considerado o responsável pela realização dos objetivos do grupo. O Gerenciamento lida com a complexidade, como realização de planos formais, concepção de estruturas organizacionais, acompanhamentos de resultados planejados e alcançados. Os líderes apresentam as mudanças, uma visão do futuro inspirando os liderados a superarem as barreiras. (ROBBINS, 2005, p.371)

Conforme Maximiano (2007, p.256) a liderança possui ainda alguns estilos básicos conhecidos por autocracia e democracia, que são estilos que foram criados há muitos anos. Esses estilos existem desde a antiguidade clássica e com o passar dos anos esses termos ganharam novos nomes, porém conservando as mesmas idéias. A autocracia ficou conhecida por Liderança orientada para a tarefa, e a Democracia ficou conhecida por Liderança orientada para as pessoas.

A figura 1 ilustra estes estilos de liderança.

[pic 1]

 

                 Figura 1: Autocracia e Democracia dois estilos de liderança

                Fonte: Maximiano (2007, p.257)

A liderança orientada para a tarefa, que antes era conhecida como autocracia, é o estilo de liderança em que o poder de se tomar as decisões está concentrado no líder. O líder autocrático toma as decisões sem consultar a equipe, se preocupa somente coma as tarefas, não se importando com o grupo que as executa, enfatiza o cumprimento dos prazos, padrões de qualidade e custos, quer superar a concorrência a qualquer custo, da ênfase a cobranças e avaliações de desempenho e se distancia de sua equipe. (MAXIMIANO, 2007, p.257)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (350.8 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com