TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Social em Portugal

Tese: Empreendedorismo Social em Portugal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

Empreender significa mudar uma realidade em que se esta inserido, ser feliz trabalhando com seu próprio empreendimento e buscar sucesso com ele, mas nem sempre a palavra “Empreender” vem acompanhada da palavra “Lucro” ou “ganhos Financeiros”, os objetivos podem ser outros, ajudar um certo grupo de pessoas, uma comunidade, uma classe social, sem visar o lucro monetário, mas sim algo de valor muito maior, um conhecimento adquirido, uma ajuda, um auxilio e com isso conseguir tornar as pessoas e a comunidade melhor.

De maneira mais ampla, o termo pode se referir a qualquer iniciativa empreendedora feita com o intuito de avançar causas sociais e ambientais. Essa iniciativa pode ser com ou sem fins lucrativos, englobando tanto a criação de um centro de saúde com fins lucrativos em uma aldeia onde não exista nenhuma assistência à saúde, como a distribuição de remedios gratuitos para a população pobre.

Índice [esconder]

1 Descrição

2 Empreendedorismo Social em Portugal

3 Referências

4 Bibliografia

5 Ver também

6 Ligações externas

Descrição[editar | editar código-fonte]

O empreendedor social visa a maximização do capital social (relações de confiança e respeito) existente para realizar mais iniciativas, programas e ações que permitam para uma comunidade, cidade ou região se desenvolverem de maneira sustentável. Ele faz esses avanços disseminando tecnologias produtivas, aumentando a articulação de grupos produtivos e estimulando a participação da população na esfera política, ampliando o "espaço público" dos cidadãos em situação de exclusão e risco.

Para tanto utiliza técnicas de gestão, inovações produtivas, técnicas de manejo sustentável de recursos naturais e criatividade para fornecer produtos e serviços que possibilitem a melhoria da condição de vida das pessoas envolvidas e beneficiadas, através da ação dos empreendedores sociais externos e internos a comunidade.

Empreendedorismo Social em Portugal[editar | editar código-fonte]

O empreendedorismo social é um tema cada vez mais em voga em Portugal. Com efeito, tem sido bastante visado nos últimos tempos tanto pela comunicação social, como pela população em geral.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Bornstein, David. Como mudar o mundo: empreendedorismo social e o poder de novas ideias. [S.l.]: Record, 2005.

Wood, John. Saí da Microsoft para mudar o mundo. [S.l.]: GMT, 2007.

Yunus, Muhammad. Um mundo sem pobreza: A empresa social e o futuro de capitalismo. [S.l.]: Ática, 2006.

OLIVEIRA, Edson Marques. Empreendedorismo social: da teoria à prática, do sonho à realidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008

Ver também[editar | editar código-fonte]

Kiva[1]

MicroEmpowering[2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com