TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Social

Exames: Empreendedorismo Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 12

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

1 INTRODUÇÃO

Com tantos progressos e avanços tecnológicos, é cada vez mais importante ter um olhar voltado para o meio ambiente e para a sociedade. O empreendedorismo social tem como base, ações que objetam melhorias para a sociedade. Tais ações podem ser lucrativas ou não. Visando isso, o presente trabalho pretende mostrar quais são as motivações que levam um empreendedor a desenvolver o empreendedorismo social em sua organização, além de mostrar também quais os benefícios isso traz para a sociedade ao redor e o que a organização recebe em troca.

O empreendedorismo em geral, tem como meta a lucratividade, ao passo que, o empreendedor social busca obter resultados positivos que beneficiam uma sociedade. O empreendedor social tem como uma de suas principais características o olhar crítico sobre as mais diversas situações que afetam diretamente ou indiretamente a sociedade. Ele sabe que o governo e a iniciativa privada, não são capazes de suprir todas as carências da sociedade, e por isso, buscam identificar, criar e implantar soluções que melhorem e resolvam os mais variados problemas sociais. Dentre essas ações estão o bem estar, a cultura, a educação, o lazer, a saúde, a preservação ambiental, a geração de renda para a sociedade, etc.

Empreendedorismo social é considerado uma designação recente, pois começou aparecer em meados dos anos 90 no século XX. Desde então, esse tema tem ganhado visibilidade e importância entre as empresas, que entenderam a necessidade da viabilidade entre o empreendedorismo econômico e empresarial e socialmente correto. Está sempre buscando alternativas com o intuito de colocar a atividade econômica de mercado a funcionar de forma eficiente para bons resultados sociais.

Podemos atribuir ao empreendedorismo social a luta contra a pobreza e a exclusão social, o emprego e inserção sócios profissionais e desenvolvimento local e sustentável.

1.1 Problema de Pesquisa

Nosso estudo será norteado pelo seguinte problema de pesquisa:

"Quais as contribuições da empresa CDM(Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana) no desenvolvimento do Empreendedorismo Social?"

1.2 OBJETIVO

1.2.1 Objetivo Geral

“Compreender as motivações da empresa CDM no desenvolvimento do Empreendedorismo Social na região do Barreiro.”

1.2.2 Objetivos Específicos

 Apresentar as motivações para desenvolver o empreendedorismo social pela ONG.

 Identificar as formas de atuação e consolidação dos programas pela CDM.

 Descrever os resultados positivos na comunidade.

1.3 JUSTIFICATIVA

Entende-se relevante o estudo do tema por tratar-se de uma aplicação recente do conceito empreendedorismo, em bases nas quais o lucro não é o principal objetivo, mas sim a contribuição para a melhoria da qualidade de vida do indivíduo, nos âmbitos social, econômico e pessoal. Esse estudo contribuirá também, para sedimentação do trabalho científico no campo social, atrelando causas e efeitos de fatos sociais referenciados por construções teóricas. Por fim, o estudo de uma organização que desenvolve o empreendedorismo social, abre ainda, campo para a constatação de eficácia e contribuição efetiva e transformadora dos projetos de natureza social.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Empreendedorismo

É notório de todos que o mundo vive em constantes mudanças. O século XX é um marco dessas transformações, pois foi nesse momento que surgiram a maioria das invenções que mudaram nossas vidas. Mas para que tais revoluções acontecessem era preciso ter pessoas críticas, questionadoras, que não tinham medo de arriscar, tinham um novo olhar de como utilizar o que já existia, apostavam e faziam acontecer suas ideias, isso é empreender. Segundo Dornelas,

Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular,apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e o próprio processo empreendedor devem ser estudados e entendidos. (Dornelas, 2008, p. 05)

Desde o final da década de 1990 esse tema tem ganhado cada vez mais importância em todas as áreas, seja ela pública ou privada. Desde então, surgiram vários programas de apoio e incentivo às iniciativas empreendedoras como, por exemplo, ONGs, cursos especializados, associações, eventos, seminários, etc.

Para Dornelas (2008), existem todas as condições favoráveis para o surgimento de novos empreendedores, ele ainda diz que estamos vivendo a era do empreendedorismo, pois a todo o momento surgem novos conceitos econômicos, novas relações de trabalho e novos empregos, pessoas motivadas que planejam e realizam, contribuindo na geração de riquezas para a sociedade.

Segundo Dornelas (2008) a disseminação desse conceito no Brasil se propagou e ganhou força no final da década de 90, pois havia uma preocupação com a durabilidade das pequenas empresas, que em sua grande maioria não conseguiam se manter no mercado. O fechamento precoce das empresas elevaram os índices de desemprego, e isso fazia com que os ex-funcionários dessas empresas abrissem negócios próprios sem nenhuma orientação ou planejamento, e a falta de crédito, excesso de impostos e juros altíssimos fazia com que esses profissionais se mantivessem na informalidade. Havendo então a necessidade de erradicar ou minimizar esse problema, o empreendedorismo se popularizou no Brasil.

O conceito de empreendedorismo não é algo novo ou desconhecido, pois nos Estados Unidos, por exemplo, esse termo é conhecido e tido como referência há muito tempo. Os EUA é o maior exemplo de compromisso nacional com o empreendedorismo e o progresso econômico. Além do apoio das iniciativas privadas e de governos locais, existe um investimento grandioso do governo americano ao empreendedorismo, que gasta centenas de milhões de dólares em programas de incentivo.

O surgimento de entidades como o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com