TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e Marketing Pessoal

Por:   •  21/10/2020  •  Resenha  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 5

       

Disciplina:

Empreendedorismo e Marketing Pessoal

Aluna:

Leticia de Oliveira Melo - 192385

Esta atividade requer um exercício de observação detalhada: escolha, perto da sua casa ou local do trabalho, um trecho de rua ou avenida que contenha estabelecimentos comerciais ou entidades empresariais. Em seguida, destaque cinco espaços e descreva quais são seus produtos e serviços. Assim:

  1.  Indique, fazendo um print do mapa, a rua ou avenida selecionada:

Rua Coronel Rubens Reis Rezende

[pic 1]
Fonte: https://www.google.com/maps/@-23.5950992,-46.7888222,3a,75y,243.62h,80.67t/data=!3m6!1e1!3m4!1s1Umgo47DIb6xhXZpoql_OA!2e0!7i16384!8i8192

  1. Selecione cinco espaços, descrevendo o nome de cada um deles, o segmento ou atividade empresarial desenvolvida, tamanho do espaço e descrição do seu layout (tem prateleiras, o cliente pode se servir ou existem pessoas para entregar o produto ou serviço selecionado etc.):

  1. Mercado Kobal: É um espaço no segmento alimentício, sendo um mercado de tamanho médio/grande. Em seu interior há corretores para cada tipo de produto (corretor limpeza, enlatados, doces, etc), todos os produtos estão expostos em prateleiras, o mercado também trabalha como ramo de padaria e açougue, no qual o cliente solicita ao atendente o que deseja. O estabelecimento tem um espaço reservado com um pequeno sacolão no qual também os produtos ficam em prateleiras e os próprios clientes escolhem o que querem comprar.
  2.  Julia Modas: É uma loja no segmento de venda de roupas femininas, seu layout é pequeno com araras espalhadas pelo local, mas com uma divisão de setores de crianças e adultos e um pequeno local utilizado com provador. Os clientes podem tanto escolher sozinhos os produtos, quanto solicitar ajuda as atendentes (só há colaboradores mulheres).
  3. Casa do Norte - Xodó Nordestino: É um estabelecimento pequeno no segmento de produtos nordestinos, seu layout é visualmente é bem desorganizado, porém cada produto tem seu determinado espaço sem sinalização, devido a isso os clientes acabem solicitando para as atendentes o que desejam.
  4. Sacolão Pague Menos: O estabelecimento trabalha com alimentos como verduras, legumes e frutas, seu ambiente é médio e bem organizado, seus produtos ficam em prateleiras bem sinalizadas. Para melhor visualização e ajudar os clientes a procurarem sozinhos o que querem comprar o sacolão tem uma parte de frutas, outra só para legumes e verduras.
  5. Loja da Economia VivaMage (Variedades, Utilidades e Alimentos): Um estabelecimento como diz no Slogan trabalha no segmento de variedades, utilidades e alimentos básico. Seu layout é bem pequeno com poucas prateleiras, o que acaba deixando seu interior um pouco bagunçado, a iluminação também não ajuda muito para chamar atenção dos clientes.
  1. Em cada um dos espaços, quais são os produtos e serviços comercializados no Ponto de Venda (PDV)? Descreva, no mínimo, três deles, exemplificando marca, formato e embalagem. Qual é o público consumidor (idade, gênero, estilo de vida, finalidade, frequência de consumo) e quanto custa, e média os produtos ou serviços comprados:
  1. Mercado Kobal: Trabalha com comercialização de alimentos, produtos de limpeza, produtos de higiene, dentre outros. Para exemplificar, falarei de alguns:
  •  Arroz: Marca Solito, sua embalagem é retangular, transparente, porém com as descrições do produto como, logo da marca, tipo de arroz, quantidade em quilo, informações nutricionais, código de barra, informações de Sac, dados do fabricante, validade, etc.
  • Pão de Queijo: Eles vendem na parte de padaria, o pão de queijo é da marca Ricco, como sua comercialização é na padaria, o alimento é assado não temos informações profundas sobre o mesmo, além do que vem na etiqueta com o código de barra e o valor por gramas.
  • Leite: Falei da marca mais comum que é o Italac, que é comercializado em uma caixa retangular lacrada. Sua embalagem é branca estampada com o layout da marca, há também as descrições do produto como, tipo de leite, quantos litros tem na caixinha, informações nutricionais, código de barra, informações de Sac, dados do fabricante, validade, ingredientes utilizados na sua produção, informações de armazenamento, etc.

O seu público seria adulto, mulheres dona de casa. A frequência de consumo é diária, pois todos os dias as pessoas precisam comprar alimentos para suas residências ou até mesmo consumo na hora. Os valores estão na média de todos os outros mercados.

*Apenas lembrando que o estabelecimento trabalha com várias marcas, acima citei as quais mais compro.

  1. Julia Modas: A loja trabalha com varejo de roupas de moda feminina, como calças, vestidos, blusas, saias, dentre outras. Os valores das roupas são um pouco mais baratas, por ser compradas no Brás e revendidas no bairro, o que leva ter uma qualidade também inferior das outras de Lojas tradicionais de shoppings. Como falado um pouco acima seu público são mulheres em sua maioria adultas, pois são elas que compram para si mesmo e até mesmo para as crianças. A sua frequência de venda aumenta em das comemorativas (Dia das mães, crianças, Ano Novo, Natal).

  1. Casa do Norte - Xodó Nordestino: Trabalha com comercialização de alimentos nordestinos, como carne seca, linguiça, ervas, mel, uma excelente tapioca, feijões, etc. Seus produtos não são embalados, ficando apenas tampados por um tecido fino (vel), protegidos dos insetos. Os valores dos produtos variam com que se compra, por exemplo o saco da massa de tapioca de 1 quilo (o que mais compro na loja) é 7,00 o pacote vem amarrado e com a data de validade, o produto não tem marca, pois é a própria dona que faz a massa da tapioca. A frequência de consumo é baixa, pois nem todos gostam dos produtos e quando precisam acabam comprando no mercado que tem as mesmas opções.
  1. Sacolão Pague Menos: O sacolão trabalha com alimentos como verduras, legumes e frutas, os valores dos produtos são um pouco caros, porém em dias de feira, o estabelecimento acaba realizando algumas promoções para atrair os clientes. Os valores variam, pois, cada produto tem seu custo separadamente, os mesmos não possuem marcas tendo seus fornecedores que trazem sempre novos alimentos, analisando percebemos que todos os produtos colocados a venda estão sempre em bons estados, as frutas não estão passadas, as verduras e legumes sempre limpinhos, verdinhos, não estão podres. A frequência de consumo é ponderada, pois a loja não está quase nunca cheia, tirando os dias de feiras, pois com as promoções, as pessoas que não gostam de ir a feira acabam comprando no estabelecimento.
  1. Loja da Economia VivaMage (Variedades, Utilidades e Alimentos): O estabelecimento trabalha com variedades como brinquedos, artigos de festa, sorvete. Todos os produtos vêm embalados, contendo a descrição, marca, validade (caso, dos alimentícios). Os valores irão de acordo com a marca, produto e até mesmo a validade, pois quando está próximo ao vencimento o produto acaba sendo vendido por preços bem baixos para poderem dar saída. A frequência de consumo é baixa, pois não vejo quase ninguém entrando na loja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (322.8 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com