TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erros Na Avaliação De Desempenho

Exames: Erros Na Avaliação De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  1.282 Visualizações

Página 1 de 2

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 3

ERROS NA AVALIAÇÃO DE CARGOS 3

ERRO DE “PRIMEIRA IMPRESSÃO” 3

ERRO DE SEMELHANÇA (AUTO-IDENTIFICAÇÃO) 4

ERRO DE FADIGA / ROTINA 4

CONCLUSÃO 4

INTRODUÇÃO

A avaliação de desempenho deve um procedimento imparcial para o avaliador. Porém, é não é fácil se desvencilhar de todas as afinidades ou inimizades para avaliar uma pessoa de maneira correta.

Se conscientizar das falhas mais comuns na avaliação pode ajudar a diminuir os problemas mais comuns pode restringir os erros e tornar o processo mais claro e lícito.

ERROS NA AVALIAÇÃO DE CARGOS

Para evitar falhas durante o processo de avaliação é necessário conhecê-las. Ter conhecimento das alterações ao avaliar pessoas é um dos pontos essenciais na redução das falhas na avaliação. É fundamental ter consciência, identificar e evitar as propensões ou erros mais comuns na avaliação. São eles: Efeito de Halo/Horn, Tendência Central, Efeito de recenticidade, Erro constante (Complacência / Rigor excessivo), Erro de “primeira impressão”, Erro de semelhança (projeção pessoal ou auto identificação), Erro de fadiga / rotina e Incompreensão do significado dos fatores. Neste objeto serão tratados três deles:

Erro de “primeira impressão”

Uma falha muito corriqueira é prevalecer-se da primeira impressão que o funcionário causou para avaliar o seu desempenho no transcorrer do período. O avaliador não mede os feitos atuais do funcionário e sim, das primeiras impressões que teve de seu comportamento na época de sua entrada na empresa.

O avaliador mantém uma impressão negativa do funcionário, ainda que, no decorrer do tempo ele tenha evoluído.

Para diminuir este erro, além de estar atento a esta propensão, o avaliador deve desligar-se dos resultados anteriores e avaliar unicamente o período em avaliação e os feitos alcançados pelo avaliado. Deve-se considerar que as pessoas evoluem e merecem receber o crédito por seu crescimento profissional.

Erro de semelhança (auto-identificação)

O avaliador tende a analisar o funcionário usando a si próprio como parâmetro, avaliando de forma mais positiva aqueles que possuem a mesma formação, frequentaram as mesmas escolas/universidade, tem os mesmos interesses e gostos pessoais... Prejudicando a avaliação e não medindo os critérios necessários e pré-definidos.

Para evitar esse erro, o avaliador deve focar-se apenas nos critérios pré-estabelecidos pela empresa, e não deixar-se levar pelas atribuições do avaliados que não sejam relevantes à avaliação, e sempre estar atento a esta propensão.

Erro de fadiga / rotina

Principalmente quando se trata de uma empresa com muitos funcionários, com uma quantidade grande de avaliações, o avaliador após realizar muitas avaliações está cansado e pode deixar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com