TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Competitiva II: O que significa “Soluções Estratégicas Empresariais”na estratégia Competitiva?

Por:   •  12/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

Estratégia Competitiva

 

O que significa “Soluções Estratégicas Empresariais”na estratégia Competitiva?  

  

O programa de Soluções Estratégicas Empresariais SEE – integra a seis primeiras aulas do Curso de Estratégia Competitiva e tem o objetivo de desenvolver nos alunos o pensamento analítico e crítico, em termos estratégicos, com a finalidade de proporcionar a soluções de problemas empresariais.   

O programa trata-se de um projeto educacional – inspirado em outro projeto inovador chamado Resolução Eficaz de Problemas do Insper, uma instituição de ensino e pesquisa localizada na cidade de São Paulo e que é um centro de referência em educação e geração de conhecimento nas áreas de negócios e economia – a meta aqui é a melhoria e consolidação do aprendizado dos alunos, visando ao desenvolvimento estratégico e econômico como ferramenta com capacidade de resolver problemas tal qual são apresentados, independentemente de peculiaridades do contexto ou momento em que se configuram para indivíduos ou grupos.   

Como Funciona?  

Soluções Estratégicas Empresariais (SEE) envolve o redesenho do ensino de planejamento estratégico pautado em problemas que permitam aos alunos aprenderem vários dos conceitos e ferramentas em contextos realistas. Essa abordagem ajudará a todos os alunos, independentemente de suas escolhas profissionais, a desenvolverem um método estruturado para abordar e resolver questões estratégicas.  

Na sequência é apresentada parte da estrutura do Curso de Estratégia Competitiva, ou seja, as seis aulas iniciais que dão suporte ao SEE. 

O Método de Soluções Estratégicas Empresariais  

Toda resolução de problema para ser eficaz, ou seja, para gerar resultados que eliminem os efeitos negativos gerados pelo problema (sem gerar outros efeitos indesejados), necessita de um método. O método confere estrutura ao raciocínio, ordenando etapas e garantindo, por exemplo, que uma análise imparcial preceda a solução. O método não é condição suficiente para garantir que o conteúdo da análise e da solução seja adequado, mas é certamente condição necessária.

   

Existem diversos métodos de resolução de problemas, mas no âmbito do programa do Curso de Estratégia Competitiva, focamos a formação dos alunos no método lógico apresentado no livro A Economia da Estratégia de David Besanko, David Dranove, Mark Shanley e Scott Schaefer (2006) que sustenta a disciplina de estratégia do mestrado de administração da Kellogg School of Management – Northwestern University. O modelo refere-se a uma série de estruturas analíticas apresentadas no livro.

Inicia-se a metodologia com uma sistematização das ameaças e oportunidades apresentada em capítulos a partir de um Modelo de Análise para as Cinco Forças, em seguida a análise SWOT será realizada com uma verificação das forças e fraquezas da empresa – utilizando-se outro modelo extraído do livro Administração de Marketing de Philip Kotler e Kevin Keller (2006). A partir da análise SWOT o grupo irá definir ou estabelecer uma série de metas estratégicas que serão baseadas em sistema de administração por objetivos (APO). 

  

Em seguida, é utilizada uma árvore de decisão de “produzir ou comprar” apresentada no terceiro capítulo do livro. A sequência lógica desse método é desenvolvida a partir de uma segunda árvore de decisão proposta para a definição da estratégia genérica da empresa de acordo com o seu escopo de produtos e clientes. A última fase metodológica se constitui na definição dos possíveis mecanismos de isolamento da vantagem competitiva da empresa que se propõem a sustentá-la de modo mais seguro e persistente. A fim de propiciar conhecimento e prática no método de resolução de problemas, os alunos do Curso de Estratégia Competitiva recebem um guia com as fases do método e perguntas que permitem sua prática.

vida  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

    

Etapa de estabelecimento de metas estratégicas  

  

A análise SWOT aponta para o horizonte de negócios da empresa e indica, basicamente, o seguinte:   

“O que a empresa deve fazer e o que a empresa pode fazer, em termos estratégicos”.  

Isso significa que na análise de oportunidades e ameaças, o grupo identificou, sistematicamente, quais são os fatores que podem corroer a lucratividade do setor inteiro. Esses fatores dizem respeito à (1) própria natureza da concorrência dos rivais; (2) aos possíveis entrantes no mercado; (3) a rivalidade dos produtos/serviços substitutos e a disponibilidade de produtos/serviços complementares aos produtos/serviços oferecidos pelo setor em análise; (4) ao poder de negociação dos fornecedores; e (5) ao poder de negociação dos compradores.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (174.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com