TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias

Monografias: Estratégias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  4.919 Visualizações

Página 1 de 6

1) Tradicionalmente, as discussões sobre estratégia tendem a enfatizar resultados e objetivos quantificáveis. Assim, fatores humanos de difícil mensuração, com valores significados e experiências, acabam ficando de fora quando chega o momento de planejar formalmente os negócios e aplicar os recursos estratégicos. Sem duvida, as estratégicas que seguem essa linha de pensamento apresentam índices consideráveis de acerto, sobretudo no que diz respeito ao controle operacional da organização no curto prazo. Entretanto, elas se mostram perigosamente limitadas a medida que a sociedade se baseia, cada vez mais, no conhecimento.

A partir do texto acima, no que diz respeito a proposta de tornar o conhecimento pressuposto estratégico na gestão do capital humano nas organizações, por meio da implantação de ações de TeD, avalie as afirmações abaixo.

I – Para atingir esse objetivo, deve-se implantar o processo de avaliação de desempenho, utilizando-se o modelo 360 graus.

Incorreta: Embora a maioria das pesquisas apresente resultados otimistas com relação a avaliação 360 Graus, há estudos que chegaram a conclusões menos promissoras. Uma mudança comportamental pode ser limitada pelo próprio contexto, a avaliação de 360 pode não é a mais indicada para a avaliação de desempenho uma vez que o profissional é avaliado por todos da organização.

II – Em tal gestão, deve-se criar ferramentas para expandir continuamente o conhecimento na organização, estimulando a capacidade criativa das pessoas, conduzindo-as a aprender de maneira coletiva.

III – Uma ação estratégica para gerir o conhecimento é informar o empregado sobre como a organização e os demais profissionais avaliam, o que esperam dele e como acham que ele pode se desenvolver, levando-o dessa forma, a reflexão sobre sua vida profissional e pessoal.

B) II e III estão corretas pois ambas visam o crescimento do profissional agregando o conhecimento e fornecendo as ferramentas adequadas que servira de escada na carreira a do profissional, visando com isso o crescimento da organização pois investe no capital intelectual.

IV – Deve se valorizar economicamente o conhecimento e, para isso, utilizar o levantamento de necessidades de treinamentos, para identificar os empregados que tem competência para agir de acordo com os objetivos organizacionais.

Incorreta, pois não se deve economizar em conhecimento e sim fazer um planejamento estratégico para que os investimentos gerem lucros e crescimento para a organização.

Bibliografia : Chiavenato, Idalberto – Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos – 7ª edição.

2) Um sistema de informações gerencias na área de RH é utilizado, em nível estratégico, na identificação de habilidades e competências dos empregados de uma empresa. No nível gerencial, esse sistema auxilia nas tarefas de recrutamento, seleção, contratação e remuneração. Nos procedimentos operacionais de RH, como nas rotinas dos departamentos de pessoal, esse sistema é utilizado para armazenar registros ou dados dos empregados, tais como: nome, endereço, telefone, escolaridade, função, salario, benefícios, histórico de atuação. Esse sistema também é usado para armazenar dados que atendem exigências do governo federal e estadual relacionados a contratação de empregados e as leis trabalhistas. Além disso, é eficiente ferramenta de comunicação e disseminação do conhecimento em uma organização.

Considerando o teto acima, avalie as afirmações a seguir.

I – Apesar de um sistema de informações gerencias ser usado pela área de RH, não compete ao gestor dessa área manter a segurança e o sigilo dos dados armazenados, pois ele não tem habilidade para tal.

II – Os dados devem estar disponíveis, de forma eletrônica e impressa, para toda a organização, o que possibilita que todos tomem conhecimento das informações e rotinas do Departamento de Pessoal relativas aos empregados.

I e II estão incorretas pois cabe ao gestor zelar pelo seu departamento e é de inteira responsabilidade as informações nele contido, alguma informações fazem se necessário a divulgação para toda a organização, visando a comunicação entre os setores , mas existem algumas que cabem somente ao departamento pessoal, como por exemplo salario e benefícios de terceiros.

III – A tecnologia da informação e da comunicação tem facilitado o gerenciamento das informações e rotinas dos departamentos de pessoal e de toda área de RH, devendo, portanto, ser a sua utilização alvo de continuo aprimoramento.

C) III – Esta correta pois a tecnologia da informação e da comunicação sem duvida é imprescindível nas organizações atuais , pois o mercado esta cada vez mais competitivo e as organizações que não investir nos itens citados acima, com certeza não terá um crescimento e desenvolvimento.

Bibliografia: Chiavenato Idalberto – Planejamento de recrutamento e seleção de pessoal – como agregar talentos a empresa – 7ª edição, revisão atualizada.

6) O grupo hoteleiro Brisa e Agua Fresca planeja construir, em uma grande cidade do pais, um novo hotel especialmente voltado para as características e necessidades de executivos em viagem. Embora a concorrência seja grande, com muitos hotéis operando com resultados positivos na cidade, o grupo está disposto a ser a principal referencia em hotelaria para esse publico. Considerando a situação de oferta e de procura desse mercado de trabalho, são decisões de recrutamento e seleção adequadas para a contratação de gerentes dessa nova unidade:

I – Altos investimentos em recrutamento com critérios de seleção mais flexíveis para atrair candidatos.

D) I e IV estão corretas pois para contratar um bom profissional é necessários ter um processo rico em profissionais qualificados, para escolher o profissional que tenha o perfil mais adequado com a vaga em aberto, e o investimento em benefícios como forma de motivar e um bom plano de carreira para reter os bons profissionais.

II – Critérios de seleção mais rígidos e criteriosos para aprovar abundancia de candidatos;

Esta incorreta porque em processos mais criteriosos e rígidos normalmente o numero de candidatos é reduzido.

III – Ênfase no recrutamento interno, aproveitando funcionários atuais e dinamizado os planos de carreira;

Incorreta: Como a ideia de um recrutamento interno pode bloquear a entrada de novas idéias, experiências e expectativas de melhoria continua.

IV – Investimento em benefícios sociais para atrair candidatos e planejar a retenção futura dos funcionários;

V – Ofertas salariais estimulantes para atrair candidatos com treinamento para compensar a inadequação dos contratados.

Incorreta: pois para se ter um bom resultado em uma contratação o processo não pode ser inadequado , ou seja o processo tem que ser planejado e aplicado por profissionais qualificados.

Bibliografia: Chiavenato Idalberto – Planejamento de recrutamento e seleção de pessoal – como agregar talentos a empresa – 7ª edição, revisão atualizada.

9) A qualidade de uma organização é determinada em grande parte pela competência das pessoas que ela emprega. Assim sendo, diante das novas demandas por recursos humanos advindas da automação dos negócios, a gestão de pessoas deve;

A) Focar as rotinas de manutenção de um contrato de trabalho: recrutamento, seleção, remuneração, planos de cargos e salários, benefícios, entre outros.

B) Transformar as rotinas de pessoal na parte mais importantes da relação contratual individuo-organização, para contribuir com o processo de confiança e credibilidade da empresa.

Incorreta: I e II pois a qualidade de uma organização não esta relacionada somente com as rotinas de pessoal, contratos, Cargos e salários, e remuneração a gestão deve ter um foco mais empreendedor, conforme veremos na próxima alternativa.

C) Ser visto como a gestão de uma relação com pessoas com as quais não se mantém mera relação contratual, e sim, uma parceria, um processo continuo de compartilhamento de responsabilidades.

Correta pois a parceria e o processo de melhoria continua entre empresa e colaborador é fundamental para crescimento de ambos, visão do colaborador como conjunto da obra.

D) Ser a única responsável pela aquisição e manutenção dos recursos da força de trabalho, sendo preciso, para tanto, reforçar a visão da gestão fortemente baseada na divisão funcional e na concepção dos empregados como recursos.

Incorreta: é papel do Rh orientar e acompanhar os departamentos, porém é papel do gestor direcionar as atividades para com os colaboradores.

E) Atribuir ao gerente de cada equipe, como um líder autentico, a missão de ajudar a construir a competência e a motivação de seu grupo, fazendo, com que o Departamento de Recursos Humanos perca sua finalidade e a sua posição na organização.

Incorreta: A missão do RH é fazer parte de todos os departamento, com a finalidade de melhoria continua.

Bibliografia: Dutra, Joel Gestão de pessoas por competência: um novo modelo de gestão ou modismo.

...

Baixar como  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »