TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias De Comunicação

Artigos Científicos: Estratégias De Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por proposta avaliar a situação, fornecida pela atividade, de implementar no mercado competitivo de chocolates de novos produtos para a marca Brasil Cacau – a linha Frutos da Terra.

Tal estudo exige a escolha de uma praça para a abertura da nova filial, praça com afinidade cultural e com a afinidade ao produto.

Escolhemos em virtude da responsabilidade social, da regionalidade a praça de Manaus – Amazonas. Agregaremos a nosso produto a identidade indígena, a curiosidade necessária para o ato de experimentar novos sabores, novas combinações.

Seguiremos o planejamento de Negócio proposto pelos professores, ao construirmos os saberes da gestão de produtos, a formação de preços, analisaremos a distribuição e estratégias de comunicação diante do montante de investimento de R$100.000,00.

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1 – GESTÃO DE PRODUTOS

A fim de demarcarmos nossa marca e qualidade no mercado regional e que proporcione ao mesmo tempo lucratividade e retorno rápida à empresa, iremos explorar os valores culturais, culinários e de objetos das tribos indígenas no Norte do Brasil mas que, por tratar-se de manifestações culturais dispersas nas outras regiões e Estados desta federal poderão ser motivo de expansão e de redefinição do sabor do chocolate.

Dessa forma, propomos bombons com frutas regionais tais como os Bombons com Cupuaçu, com castanha do Pará, com castanha de caju, açaí, buriti, araçá-boi, acerola, cubiu, coco, embiriba, com licor de jambu, e em especial bombons com geleia de cupuaçi, de araçá-boi, açaí e cubiu.

O diferencial passará também pelas embalagens que terão em virtude da cremosidade dos que levam geleia, a cobertura em chocolate na forma de canoas para acondicionar o delicioso creme.

Por sua vez seguindo os formatos das castanhas de Pará e de Caju, teremos o formato de arcos retomando a antiga e existencial cultura indígena dos arcos e flechas.

E, para os bombons de frutas ou até mesmo os de mercado do cotidiano serão acolhidos em vasos de palha e vime artesanalmente produzidos pelas tribos regionais.

Por se tratar de uma zona franca, zona de comércio e de turismo, focamos nossa loja no Aeroporto Internacional de Manaus. O perfil de nosso cliente são todos os usuários regionais ou não, domiciliados ou em trânsito para que nosso produto seja objeto de desejo e de curiosidade ao embarcar ou desembarcar em nossa região. Acostumar o paladar para que se sinta instigado a compartilhar com seus parentes e amigos em seu retorno a sua terra natal.

Portanto, nosso público é o público que se utiliza das aeronaves como deslocamentos para turismo, negócio, lazer ou até mesmo para fins medicinais. Mesmo com todas as facilidades que o mercado de viagens oferece, nosso público foca-se nas classes A, B e C.

Faremos como estratégias de marketing a divulgação e o diferencial nos bombons com licor de jambu e bombons com imbiriba (uma erva utilizada em diversas tribos que como a menta oferece a sensação agradável de frescor e de leve adormecimento bocal.

ETAPA 2 – FORMAÇÂO DE PREÇOS

Avaliarmos a introdução do produto no mercado é também avaliarmos nossa estratégia de precificação.

Para a nova linha de produtos, encontramos duas possíveis estratégias; estratégia de penetração do mercado e de estratégia pela relação.

Estratégia de Penetração do mercado: como nossa linha de produtos, é uma linha nova, e de produtos de alta qualidade, precisamos praticar um preço médio, para que não assuste o consumidor ao adquirir o produto, mas ao mesmo tempo, não denegrida a imagem do produto, indicando falta de qualidade ao colocar um preço baixo para ele.

Estratégia de Precificação pela relação: já pensando inclusive na expansão do negócio, e, como as lojas estarão localizadas em aeroportos, nosso objetivo na venda é a formação e manutenção de relações ao longo prazo com os clientes. Assim, precificamos o produto entregue com as embalagens artesanais feitas pelos índios da região, com uma valor mais alto, que agrega responsabilidade social e sustentabilidade ao negócio, a comunidade e ao cliente que se sente responsável pelo desenvolvimento e manutenção daquela cultura.

ETAPA 3 – DISTRIBUIÇÂO

O sucesso do negócio varejista em especial no caso da Brasil Cacau exige adequação à logística para manter a qualidade do produto e a fidelidade à cultura proposta.

A matéria prima do chocolate, das frutas, das geleias e licores, das ervas estão a disposição tanto no Mercado Central quanto nos pequenos produtores ao redor da capital. Todos serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com