TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Case

Ensaios: Estudo De Case. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  2.267 Palavras (10 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 10

QUINTESSÊNCIA

Estudo de Case

Trabalho apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito para a obtenção de crédito na Atividade Interdisciplinar Individual.

Tutores Orientadores: Sérgio de Goes Barboza

Ana Celi Pavão

Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Ituiutaba

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1 INTRODUÇÃO

Nesta atividade são abordados assuntos relativos às disciplinas Responsabilidade Social e Ambiental, Gestão de Pessoas I e Gestão de Pessoas II com o objetivo de analisar a situação descrita no caso Quintessência, utilizando os conceitos das disciplinas citadas para a solução das questões propostas.

O assunto central foi a proposta de mudanças no modelo de gestão de pessoas da empresa, numa visão de gestão de talentos em detrimento da gestão tradicional de recursos humanos, que apresentava deficiências sob o ponto de vista da eficácia operacional dos colaboradores e dos seus relacionamentos com os clientes.

Para tanto, a partir da leitura do case, foram feitas pesquisas bibliográficas para embasar as discussões apresentadas por meio de uma produção textual direta e escrita numa linguagem acessível a todos que possam se interessar pelo assunto tratado. As principais fontes bibliográficas pesquisadas foram: Gestão de Pessoas II, de Larissa Zamarian Ducci e Sara Maria de Melo Elgenneni; e Alinhando estratégia de negócio e gestão de pessoas para obtenção da vantagem competitiva, de Eliane Maria Pires Giavina Bianchi.

A pesquisa bibliográfica, associada com os conhecimentos adquiridos das disciplinas que compõem este 6º Semestre do Curso de Administração, foi suficiente para o desenvolvimento da atividade e apresentação desta produção textual interdisciplinar individual, abordando um assunto de fundamental importância no contexto contemporâneo de negócios, a saber, a gestão estratégica de pessoas rumo ao sucesso empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

O que se observa em boa parte das organizações empresariais são mudanças na estrutura da gestão de recursos humanos, passando a ser caracterizada como gestão de pessoas evidenciando o foco nos talentos humanos para além da administração burocrática desse tipo de recurso.

Segundo Ducci & Elgenneni (2009, p.108):

Enquanto as organizações assumem novas formas de gestão baseadas em um novo paradigma, mudanças dentro das organizações são inquestionáveis. No Brasil, de forma geral, o paradigma está focado na desburocratização, na descentralização, na flexibilização e na inovação das organizações. Assim, deve-se lembrar que [...] os profissionais, além de terem habilidades técnicas, também precisam de habilidades comportamentais para garantir sua empregabilidade, sendo, ao mesmo tempo, generalistas e especialistas.

Com isso, as empresas investem na gestão de talentos devolvendo valor aos seus colaboradores, formando agentes de disseminação do conhecimento nas organizações, além de especialistas no atendimento aos clientes.

No modelo de gestão de recursos humanos a administração cuidava, predominantemente, dos aspectos burocráticos e técnico-funcionais da equipe de colaboradores, dando pouco ou nenhum valor às relações humanas que são estabelecidas no desempenhar das funções, relações estas orientadas por valores pessoais e culturais baseados nas necessidades humanas que por tempos foram desconsiderados pelo mercado de trabalho e pelo setor de RH.

Dada a mudança regida pela necessidade identificada nas empresas de implementar uma gestão estratégica do negócio, incluindo a gestão estratégica de talentos humanos, a forma como as pessoas são gerenciadas muda consideravelmente.

Coforme cita Ducci & Elgenneni (2009, p.109):

No plano da gestão de pessoas, [...] ocorreram mudanças e, talvez, a mais importante delas seja sua atuação estratégica. O gestor de pessoas deve alinhar a eficácia da gestão de pessoas com a eficácia da organização e, assim, conseguir níveis mais elevados de eficácia organizacional.

O caso da empresa Quintessência é um exemplo da percepção da necessidade de mudanças no gerenciando do setor de recursos humanos, a partir da identificação de deficiências das práticas de gestão de pessoas que impediam o alinhamento entre os resultados da empresa e as necessidades e expectativas dos stakeholders, já que a organização adotava um modelo tradicional de gestão, com ênfase em administração de RH e não de gestão de pessoas. (SIQUEIRA, 2009).

A Quintessência é uma empresa farmacêutica de manipulação que surgiu em 1986 com o propósito de prestar “assistência farmacêutica desde a recepção da receita à manipulação dos medicamentos, fornecendo informações úteis sobre os cuidados com a terapia” (SIQUEIRA, 2009, p.3), dedicando atenção especial à saúde do cliente.

Tem como missão:

[...] promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável. (SIQUEIRA, 2009, p.4).

E como visão (2009-2012) ser “líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com