TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Schincariol

Trabalho Universitário: Estudo De Caso Schincariol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  1.573 Visualizações

Página 1 de 4

1. Qual foi o fato crucial que impulsionou a decisão de entrar no mercado de cervejas em 1989?Por que os administradores da empresa optaram por criar um produto mais barato que os oferecidos pelas marcas líderes do mercado?

A Schincariol encontrou um momento oportuno para a sua inserção no mercado cervejeiro, as empresas tradicionais do ramo não conseguiam suprir a demanda nacional pela bebida no Brasil, permitindo assim a consolidação do grupo. A sua ascensão se deu pela estratégia baseada na diferenciação do produto pelo preço, que chegava a ser 30% menor que o custo dos produtos concorrentes. O valor reduzido foi obtido a partir da adoção de um rígido controle da produção e da distribuição o que permitira elevar sua lucratividade.

2. Quais são os perigos da concentração de decisões nas mãos de Nelson Schincariol para o

grupo? Qual foi o impacto de seu falecimento no crescimento do grupo?

O fato da concentração das decisões na pessoa de Nelson Schincariol não permitia uma estruturação completamente profissional dentro da empresa. A governança corporativa era falha, não havia uma gerencia de recursos humanos e os investimentos publicitários eram escassos. Logo após sua morte tornou-se evidente a necessidade de renovação da empresa, passou por um período de estagnação, chegando até mesmo a perda de mercado.

3. Analise e discuta a decisão de criar a marca Primus. Foi uma decisão programada ou não programada? Como você avaliaria a eficácia da decisão?

A decisão de criar a marca Primus foi programada e se adequava ao perfil das suas concorrentes de nível mais alto, tinha o objetivo principal de diluir a concentração dos custos de distribuição, tornando as vendas mais diversificadas e mais de um produto seria distribuído simultaneamente. A cerveja Primus não obteve o resultado de vendas esperado em decorrência dos baixos investimentos publicitários e de produção, tendo em vista que se desejava um produto dissociado da cerveja tradicional do grupo Schincariol, não foi demandado a publicidade necessária para alcançar o público alvo de modo arrebatador, devido a inexperiência do centro corporativo, entretanto foi de grande valia para a empresa, que leva em consideração a remoção de uma parcela de concentração dos consumidores para as grandes marcas e para o desenvolvimento forçado no setor publicitáriodaSchincariol.

4. Compare a decisão de criar a Primus com a de lançar a Nova Schin com base no conceito de racionalidade limitada de Simon.

O conceito de Racionalidade Limitada de Simon diz que a racionalidade nunca será completa porque nunca se terá controle completo de todas as variáveis. No lançamento da Nova Schin foram levadas em conta fatores aprendidos no processo de criação da Primus. O planejamento do lançamento da Nova Schin foi feito com mais calma, tempo e recursos.

5. Que vantagens e desvantagens da decisão de desvincular a antiga marca Schincariol do novo produto Nova Schin poderia trazer para a empresa?

Ao desvincular a antiga marca Schincariol do novo produto, tem-se que investir em marketing, tendo em vista que a empresa deveria conquistar um público alvo fiel, que não possuíam histórico da marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com