TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso - GOL

Por:   •  17/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso – GOL

  1. Uma companhia que pratica low cost e low fare oferece serviços mais baratos que a concorrência. Pois exatamente por ter um low cost (custo baixo) conseguem virar low fare (tarifa baixa). O objetivo é fazer menos investimentos em serviço de bordo sofisticado. Poltronas no mesmo padrão visando economia. Cobra pouco e gasta pouco.

  1. Missão: Aproximar pessoas com segurança e inteligência

Visão: Ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir.

Acredito que o objetivo principal mudou, mas não deixou de existir, que era ofertar passagens com baixo valor. Porém após conquistar o Low cost e low fare, a empresa pode dar foco a outras demandas.

  1. Em uma breve análise, podemos dizer que força da Gol no início das suas operações foi a questão de ofertar passagens mais baratas, devido ao baixo custa já analisado nas questões anteriores, empenhando os clientes à adotar os serviços da companhia.. Isso fez com que a Gol se destacasse perante a concorrência, se tornando competitiva. Com a redução no treinamento operacional, a Gol mais uma vez conseguiu reduzir o custo com treinamento e informatizando o seu sistema de passagens, conseguiu reduzir o seu custo com mão de obra. Com isso, a companhia evitou as fraquezas de um novo negócio, podendo entrar no mercado de forma competitiva.

A empresa só fica atrás em relação aos concorrentes no quesito de tipos de serviços. A empresa oferecia somente rotas nacionais, além de não oferecer um serviço de bordo mais requintado, eliminando uma parte do público que poderiam utilizar o serviço, isso poderia se tornar uma pequena ameaça no sucesso da companhia. A empresa teve a oportunidade de captar um novo tipo de cliente para o segmento, a população classe média, o que se tornou um diferencial da empresa.

  1. A estratégia da Gol é a liderança de baixo custo, limitando gastos com pessoal e terceirizando serviços com empresas especializadas, proporcionando mais segurança e menos custos.

  1. As estratégias da Gol contribuíram diretamente para o resultado, pois atingiram o publico alvo, destacando a companhia no mercado.
  1. Podemos observar que a GOL cresce a cada dia. O grupo tem uma participação grande no mercado de trabalho, tanto liderando o mercado de aviação quanto no setor das empresas de transporte terrestre.
  1. Com a crise financeira no setor, as empresas que oferecem o menor preço, se tornam lideres, se mantendo ativas no mercado, atrelados a um serviço de qualidade. Não podendo competir dessa maneira, as empresas tendem a falir.
  1. Acredito que não. A compra da Varig, visou conquistar mais espaços nos principais aeroportos (Congonhas principalmente) e conseguir deter os direitos da maioria dos voos internacionais. A Gol conseguirá sim, se quiser, manter o sua vantagem competitiva adotando o mesmo modelo utilizado desde o início das suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com