TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Do Processo De Recrutamento E Seleção

Casos: Evolução Do Processo De Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  1.359 Visualizações

Página 1 de 3

EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CAPITULO I

Nos dias atuais, o processo de recrutamento e seleção é indispensável, para identificar os melhores profissionais e os mais indicados para determinada vaga dentro das organizações. Entretanto a evolução histórica do setor de recursos humanos trazem em seu contexto que as três eras ao longo do século XX, industrialização clássica, neoclássica e a era da informação trouxeram diferentes abordagens sobre como lidar com as pessoas dentro das organizações Ao decorrer dessas três eras , o setor de RH passou por três diferentes etapas: relações industriais, recursos humanos e gestão de pessoas. Cada uma dessas abordagens esta relacionadas aos padrões de sua época e as necessidades das organizações(CHIAVENATO 2008).

A era da industrialização clássica foi onde surgiram os antigos departamentos de pessoal, onde se faziam cumprir todas exigências legais correspondentes ao emprego. Como por ex : admissão de pessoas através de contrato individual,contagem das horas trabalhadas para pagamento, medidas disciplinares e advertências aos funcionários que não cumprissem com as normas do contrato, anotações na carteira de trabalho etc. Outras tarefas como relacionamento da organização com os sindicatos coordenação interna com os demais departamentos também foram assumidas pelo departamento de relações industrias com intuito de enfrentar problemas sindicais de forma reivindicatória.

Porém, as suas vantagens foram aproveitadas através da decomposição das grandes organizações em unidades estratégicas de negócios para torná-la, bem administradas, ágeis e próximas do mercado e dos clientes. (MOREIRA, 2009)

ERA DA INFORMAÇÃO

Começou no inicio da década de 1990, e é a época em que estamos vivendo atualmente. A sua principal característica são as mudanças, que se tornam rápidas, imprevistas, e inesperadas. A tecnologia da informação (TI) integrando a televisão, o telefone e o computador trouxeram desempenhos imprevisíveis e transformou o mundo num tipo de aldeia global. (CHIAVENATO, 2008, P.42)

Foi um impacto comparado ao da revolução industrial em sua época, pois a informação passou a cruzar o planeta em segundos, e a tecnologia da informação forneceu as condições básicas necessárias para o surgimento da globalização da economia, porque a economia internacional transformou-se em economia mundial e global e assim a competitividade tornou-se intensa e complexa entre as organizações de todo o mundo, o imprevisível mercado de capitais passou a migrar de um continente para outro em segundos á procura de novas oportunidade de investimentos. Nesta época em que todos tomam posse da informação em tempo real, as organizações são bem sucedidas quando são capazes de tomar a informação e transforma-la rapidamente em uma nova oportunidade de criar um novo produto ou serviço, antes que outras organizações o façam.

O conhecimento passou a ser mais importante do que o capital financeiro, pois mais importante do que o dinheiro é o conhecimento, como usá-lo e aplicá-lo de maneira rentável para organização. Com isso, os fatores tradicionais de produção, terra, mão de obra e capital, produzem retornos menores em uma escala decrescente. Segundo Bergamini,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com