TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO - ATIVIDADE SUPERVISIONADA DE AV

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

ALUNO: MARCOS FELIPE NORONHA DE OLIVEIRA

O espírito inovador que estão subvertendo a lógica tradicional da indústria que no lugar de departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento lotados com técnicos e pesquisadores altamente especializados, elas contam com ideias de pessoas que chegam do mundo todo via internet. Um modelo adotado por uma empresa americana chama a atenção: qualquer pessoa, com a contribuição de 10 dólares, pode lançar uma proposta de produto, que será submetida a um fórum de mais de 200 000 colaboradores virtuais. Na sede da empresa, onde trabalham 78 pessoas, os protótipos dos produtos são confeccionados em plástico, em impressoras 3D, e o processo de aperfeiçoamento dos protótipos conta, também, com a colaboração dos voluntários da rede. Os modelos finais são produzidos em fábricas chinesas. Os inventores e os internautas que palpitaram compartilham o equivalente a 30% das vendas, conforme sua participação no processo. A empresa foi criada com o aporte de 15 milhões de dólares angariados em fundos de capital de risco, conta com um portfólio de produtos com expressivos volumes de vendas e tem cerca de 70 projetos em fase final de desenvolvimento. Cada um dos projetos é controlado por funcionários da empresa e tem prazo para acabar – não mais que seis semanas. Todavia, novos modelos de negócios trazem novos desafios, como a complexidade das questões relacionadas à propriedade intelectual e à democratização da produção caseira de produtos, propiciada pela expansão da oferta de impressoras 3D.

A partir do texto acima explique as Funções Planejamento e Organização no processo de Administração Estratégica.

Resposta:

O planejamento pode ser definido como o processo no qual ocorre a definição de metas e estratégias. Ele abrange os objetivos organizacionais, os quais são considerados os parâmetros para o controle da organização. Já a organização é a função que distribui trabalho e recursos. Ela visa formular estratégias para atingir os objetivos estabelecidos no planejamento. Outrossim, tem também a Administração Estratégica, na qual ambos os processos citados anteriormente fazem parte, e é definida como a gestão de ações efetivas para atingir objetivos e manter-se competitiva no mercado.

Analisando o caso exposto pelo exercício, no lugar de departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento -que pesquisaria e desenvolveria projetos/produtos-, foi feito um fórum, no qual pessoas podem dar ideias e fazem a mesma coisa que seria realizada pelo departamento. Dessa forma, a empresa economizou, pois não precisa pagar funcionários dessa área e aumentou seu lucro, tendo em vista que cobra 10 dólares por cada ideia -mesmo não sabendo se sua ideia será aprovado/terá retorno as pessoas devem contribuir com 10 dólares para assim, poder dar uma ideia, caso o produto obtenha êxito a pessoa lucra.

 Com a adoção desse modelo ocorre a descentralização de geográfica de ideias, aumentando a possibilidades de produtos, e a descentralização tomada de decisão,  tendo em vista que ela é submetida a um fórum com mais de 200 000 colaboradores virtuais -decisões compartilhadas- e não ao um pequeno grupo de pessoas.  Nesse fórum as ideias são analisadas e filtradas. Essa etapa podem ser consideradas parte do planejamento,  visto que, o “planejamento se preocupa tanto em evitar ações incorretas quanto em reduzir a frequência dos fracassos ao explorar oportunidades.” Tendo várias ideias e várias pessoas que avaliam -filtram- as ideais, a chance dos produtos desenvolvidos fracassarem diminui. Os produtos -ideias- com avaliações ruins provavelmente dariam prejuízos, por isso não são desenvolvidos. Ademais, vale destacar que esse modelo faz com que os colaboradores se comprometam mais com a organização, já que por participarem da tomada de decisão eles se sentem responsáveis pelo sucesso ou fracasso da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com