TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores que determinam o comportamento do consumidor

Artigo: Fatores que determinam o comportamento do consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  400 Visualizações

Consumidor:

Comportamento: Esse comportamento é influenciado por quatro fatores:

Culturais; que levam o consumidor às compras dizem respeito aos seus valores pessoais, e classe social. Trata-se de características culturais de pessoas que determinam seu comportamento de compra.

Sociais: influenciam no comportamento dos consumidores e tem relação direta de referência como família, comunidades e também a questão do status e a pressão para que determinado grupo siga um modelo padrão, muitas vezes determina as escolhas no momento da compra. A necessidade de ser aceito no grupo compromete o indivíduo e seu comportamento.

Pessoais estão ligados à idade e às fases da vida, a personalidade também tem influência nesse comportamento de compras, bem como mudanças no estilo de vida.

Psicológicos pautam o comportamento dos consumidores e abordam questões como motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitude.

Estratégico: tem o objetivo de dar forma aos negócios da empresa para que a mesma conquiste ao longo do tempo lucro e crescimento. O ciclo completo desse plano é constituído pelas seguintes fases: planejamento, implementação e controle.

Marketing: ferramenta dinâmica, apropriada para a realidade da organização e que há tempos é realizado de maneira global e não mais local, devido a tantas influências de marketing sofridas pelos consumidores. O plano de marketing não se realiza sem o entendimento do planejamento estratégico, este é desenvolvido, pelo alto escalão da empresa, Diretorias e Conselhos, sendo o ponto de partida para qualquer ação direta ou indireta ligada a organização

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com