TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores do comportamento humano

Abstract: Fatores do comportamento humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Abstract  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O comportamento do individuo é baseado em diversos fatores tais como, culturais, sociais, percepção, fatores ligados ao individuo, fatores ligado ao meio. Atitudes também variam baseado na multiplicidade de elementos ao redor do individuo. Baseado nisso o administrador encontra maneiras de influenciar seu público alvo para resultados positivos através de observação e ação dentre todos esses elementos.

Limitações ao estudo do comportamento

Estudo que distorce a coisa estudada, pelo fato do comportamento humano ser muito complexo e necessário estar atento e não se deixar ser influenciado por qualquer que seja o motivo, ter boa percepção e reação das coisas. Como por exemplo, quem está lhe observando, ter uma boa percepção para discriminar detalhes significativos para melhor compreensão do fenômeno observado. O autoconhecimento é importantíssimo para não se deixar dominar por emoções ligadas aos seus valores e costumes.

Comportamento na organização - Comportamento por instinto

Comportamento herdado próprio de uma espécie animal que pouco varia de individuo para individuo. Ou seja, um movimento automático diante a um estimulo gerando um reflexo, que não são aprendidos e são limitados. O processo de civilização vai afastando o individuo do comportamento por instinto o social, cultural e a aprendizagem moldam o comportamento humano, tais como a obediência a padrões comportamentais, hierarquia sendo sempre aperfeiçoadas aos objetivos das organizações

Comportamento habitual: conceito de personalidade

Conjunto de comportamento humano que varia de pessoa para pessoa que podem ser moldados. A personalidade só se manifesta diante a um ou mais indivíduos presentes ou não, reais ou ilusórios. O comportamento interpessoal é tudo que podemos observar na personalidade também ocorrendo prejulgamentos como, por exemplo, comportamento típico, gordo, alegre, magro, etc. existem os comportamentos típicos estáveis presentes em situações de convívio social, trabalho e familiar e recebe a denominação de características de personalidade o que permite a cada individuo ter uma imagem mental do comportamento mental provável dessa pessoa e cada tipo de circunstância, as pessoas também se adaptam modificando suas características predominantes ajustando as variações nos estímulos recebidos, ou seja o ser humano tem alta capacidade e flexibilidade de se adaptar. Diante isso a organização tem o objetivo de aumentar a qualidade e produtividade

Comportamento na organização: particulares

Diversos fatores do individuo tem grande influencia na organização, como por exemplo, acumulo de problemas individuais e bagagens interiores em outras organizações gerando acumulo que pode intervir na organização tal como atrapalhar em seu desempenho e em suas tomadas de decisões.

Poder do condicionamento

Apenas um grupo seleto tem espaço para um trabalho genuinamente criativo. Visando atender exigências determinadas pelos cliente, proprietários e concorrentes, essa realidade visa a afirmação de Bergamini de que os comportamentos são assegurados muito mais pelo condicionamento do que pela motivação, ou seja estímulos que irão gerar uma reação do individuo levando-o a agir pelo instinto, tendo em vista uma situação cabe ao profissional responsável identificar o problema e buscar uma solução clara e objetiva.

Condicionamento respondente

Visa que todo estimulo gera uma reação podendo ser agradáveis ou desagradáveis e que também, novos estímulos podem colidir com estímulos interiores gerando conflitos de difícil solução e para haver condicionamento respondente, o individuo deve aprender a discriminar o estimulo correto e emitir a resposta esperada apenas mediante sua apresentação.

Condicionamento operante

São estímulos favoráveis que motivam o indivíduo a repetir o comportamento. Para permanecer merecedor do estimulo enquanto possuir expectativa favoráveis sobre o resultado da ação dessa forma organizações utilizam desses estímulos para motivar seus funcionários e clientes, por exemplo premiações ou uma resposta insatisfatória “punições” pode conduzir o oposto como por exemplo atingir metas afim de evitar punições e deixar de ganhar recompensas ou gestores descarregando suas tensões em funcionários deve-se também observar o ambiente em que o individuo se encontra para assim aumentar sua eficiência.estímulos também podem levar a respostas semelhantes como por exemplo, ofertas ou uma promoção bem sucedida e importante saber discriminar esses estímulos para evitar respostas erradas ou seja podemos padronizar algo que precise de um atendimento especial. Na pratica o comportamento operante possui duas formas o comportamento respondente, e complementando- se com o operante.

Condicionamento operante por esforço positivo

O método apresenta um aumento na freqüência de um comportamento, visando o estimulo agradável, esses estímulos podem ser obtidos de varias formas como, por exemplo, indicadores de desempenho para atingir metas porem devem ser apresentados com rapidez para ser associados aos fatos geradores para o individuo a vinculação deve entre estímulos e comportamento em particular se vários deles ocorrem simultaneamente. O indivíduos precisa necessariamente manifestar o comportamento para receber o reforço a habitualidade enfraquece a percepção do reforço. Não se deve confundir os estímulos, por exemplo, não se relaciona produtividade com vale refeição. As organizações precisam saber dosar a corretamente os estímulos para oferecer no período correto e assim não perdendo tanto em qualidade quanto quantidade.

Condicionamento operante por reforço negativo

Nesse método aumenta a freqüência de um comportamento de um evento desagradável logo após sua emissão, exemplo um individuo compra ou obtem comida (comportamento) para terminar com a fome (evento aversivo). Assim a pessoa condiciona-se a procurar alimento ao sentir fome, ou exemplos podem ser situação fuga ou evitação no qual eliminam o estimulo aversivo. A obtenção de um comportamento também pode significa a eliminação de outro considerando indesejável extinguir um comportamento significa deixar de responder ao estimulo.

Punição

O uso de punições se tornam necessária, quanto menor a disciplina e o espírito de cidadania da população o problema são alguns abusos ocorridos por ela por exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com