TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções do plano de marketing

Artigo: Funções do plano de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Artigo  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha: PLANO DE MARKETING

Aluno: Alexandre Alvarenga Soares

Objetivos de aprendizagem

Levando em consideração a competição nos diversos mercados e as dificuldades inerentes a cada segmento, os processos voltados à criação de valor a partir do conhecimento são de importância inestimável. Segundo autores, a sociedade percebeu que a produção intelectual gera mais riqueza que a industrial e, por isto, executivos que têm a função de elaborar ações estratégicas para o aumento da competitividade nas organizações buscam soluções adequadas para atender às demandas cotidianas.

Para que possamos entender melhor as funções do plano de marketing, temos que visualizar como instrumento adequado para se obter aprovação em determinado planejamento de um

A pesquisa de marketing é uma função de grande valor para os empreendedores e gestores, podendo antecipar e compreender as necessidades dos seus clientes. No estudo mercadológico a ênfase, geralmente, está na análise do macro-ambiente, considerando os possíveis concorrentes, fornecedores, clientes potenciais e produtos substitutos, por meio de uma pesquisa de mercado. É importante identificar possíveis clientes utilizando a segmentação de mercado e suas preferências de maneira a adotar ações eficazes para atraí-los até o estabelecimento, garantindo a compra, a satisfação e a fidelidade. Mesmo que a pesquisa de marketing ainda não tenha alcançado uma expressão considerável do seu uso pelo administrador-gestor é importante reconhecer que a importância dela faz com que determinadas situações sejam compreendidas de forma clara, dessa forma reduzindo o risco de erros na tomada de decisões.

A pesquisa de mercado com definição de objetivos e propósitos é uma etapa difícil e de pouco conhecimento por partes dos empreendedores que na maioria das vezes nem sabem o que querem alcançar com uma pesquisa. No entanto, este é o motivo pelo qual a pesquisa de marketing pode ser tão significativa para o empreendedor dentro de um plano de marketing.

É aí que se dá início a um processo de definição de problemas e oportunidades, coletando e analisando de forma sistemática informações e recomendando estratégias de ações.

Definindo o processo de pesquisa de marketing e desenvolvendo uma abordagem de visão geral.

Importante é conseguir compreender a diferenças entre Pesquisa de Mercado e Pesquisa de Marketing.

Onde a Pesquisa de Mercado é a busca de informações que visa determinar as características de um mercado e medir sua extensão, possibilitando a análise do potencial de vendas, ou seja, a estimativa da capacidade de compra de um determinado produto pelos consumidores.

E por outro lado a Pesquisa de Marketing tem por finalidade influir no desenvolvimento de uma estratégia de marketing, seja na receptividade da marca, seja na comercialização de um produto ou serviço. A pesquisa de marketing se concretiza mediante processos de coleta de dados, registro e análise de dados quantitativos ou qualitativos e inclui diferentes tipos de pesquisa.

Etapas da preparação do plano de marketing.

Sistema de marketing.

O plano de marketing é um processo fundamental para todos os profissionais de marketing e os 4P’s ou mix de marketing é uma linguagem conhecida e entendida universalmente pelos profissionais da are e resumem de forma bem simples e concisa, o coração do marketing da empresa que nada mais é do que a sua estratégia lógica e seqüencial e seu plano de ação para atingir seus resultados.

Ilustrar estratégias criativas que podem ser usadas para diferenciar ou posicionar os produtos ou serviços do novo empreendimento.

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com