TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

G1 Discursiva GESTÃO DE PESSOAS

Artigo: G1 Discursiva GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE FOCALIZAM NA CONCEPÇÃO ATUAL, OS PROGRAMAS T& DE?

Na concepção atual de T & DE, os programas de capacitação focalizam o desenvolvimento integral do individuo e, ao mesmo tempo, buscam resultados atrelados á missão, visão e objetivos organizacionais. Ou seja, os programas T& DE devem responder simultaneamente ás necessidades e ás expectativas tanto dos indivíduos e dos grupos como da propria organização.

Há diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. Embora os seus méritos sejam similares para afetar a aprendizagem, a sua perspectiva no tempo é diferente. O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato do cargo. O desenvolvimento de pessoas focaliza geralmente os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas. Ambos, treinamento e desenvolvimento (T&D), constituem processos de aprendizagem.

Aprendizagem significa uma mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimen¬tos e destrezas. Fala-se muito em aprendizagem organizacional para se referir a uma cultura de aprimoramento das pessoas que predomina nas organizações bem-sucedidas.

Através do treinamento — e do desenvol¬vimento — a pessoa pode assimilar informações, aprender habilidades, desenvolver atitu¬des e comportamentos diferentes e desenvolver conceitos abstratos.

A maior parte dos programas de treina¬mento está concentrada em transmitir informa¬ções ao funcionário sobre a organização, suas políticas e diretrizes, regras e procedimentos, missão e visão organizacional, seus produ¬tos/serviços, seus clientes, seus concorrentes etc. A informação guia o comportamento das pessoas e o torna mais eficaz. Outros progra¬mas de treinamento estão concentrados em de¬senvolver as habilidades das pessoas para habi¬litá-las e capacitá-las no seu trabalho. Outros programas visam ao desenvolvimento de no¬vos hábitos e atitudes para lidar com clientes in¬ternos e externos, com o próprio trabalho e com a organização. Por fim, outros programas estão preocupados em desenvolver conceitos e elevar o nível de abstração das pessoas para que elas possam pensar e agir em termos mais amplos. Quase sempre as organizações estão utilizando vários tipos de mudanças de comportamento ao mesmo tempo em seus programas de treina¬mento. Ao desenvolverem habilidades nas pessoas, elas também estão transmitindo informa¬ções e incentivando o desenvolvimento de ati¬tudes e de conceitos, simultaneamente. Boa parte dos programas de treinamento procura mudar as atitudes reativas e conservadoras das pessoas para atitudes proativas e inovadoras, de modo a melhorar seu espírito de equipe e sua criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com