TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 4

2.1.1 Missão 5

2.1.2 Visão 5

2.1.3 Valores 5

2.2 GESTÃO DE PESSOAS 6

2.2.1 Apresentação da Área de Gestão de Pessoas 6

2.2.2 Recrutamento 6

2.2.3 Seleção de Pessoas 8

2.2.4 Descrição de Cargos 9

2.2.5 Sistema de Remuneração e Benefícios Sociais 9

2.2.6 Treinamento e Desenvolvimento 10

2.2.7 Avaliação de Desempenho 11

2.2.8 Higiene e Segurança no Trabalho 12

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Máquinas podem ser automatizadas e programadas; equipamentos podem ser adquiridos ou vendidos. Mas uma “peça” imprescindível da qual a empresa precisa ter o maior cuidado de todos é o ser humano! Daí a importância da Gestão de Pessoas na administração de uma empresa.

A partir de agora, vamos analisar cada aspecto proposto neste portfólio que nos dará uma visão mais ampla das disciplinas estudadas neste semestre. Para isso, escolhemos a empresa Wall Mart, uma das maiores redes de varejo do planeta com uma quantidade enorme de colaboradores, o que representa um verdadeiro desafio quando o assunto é GESTÃO DE PESSOAS !

2 DESENVOLVIMENTO

Hoje com a globalização e as informações acontecendo em tempo real, cada dia fica mais difícil para as organizações. Vem sendo necessário enfrentar mais desafios relacionados à gestão de pessoas e, pois pode determinar a capacidade das empresas de atingir os seus objetivos de negócio. RH tem se mostrado, cada vez mais, uma área com grande impacto nos negócios.

O departamento de RH é o setor hoje mais importante em uma organização, é ele responsável por focar no tratamento de desafios estratégicos relacionados a gestão de pessoas, tais como o crescimento sustentado do negócio, a redução dos custos relacionados, o desenvolvimento de novas competências organizacionais, a escassez de mão-de-obra qualificada, a mudança constante, a gestão do conhecimento, a identificação e gestão de riscos e conformidade.

2.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Razão social:

WallMart do Brasil Ltda.

A história da rede Wal-mart começou com Sam Walton, interiorano do Arkansas, que após formar-se em economia, em 1940, conseguiu seu primeiro trainee como comerciante. Após ser recrutado para o exército, voltou a se direcionar para o ramo do varejo, comprando sua primeira franquia da Ben-Franklin. A franquia funcionou tão bem, que em 1949 o dono pediu-a de volta, fazendo com que Sam e sua mulher se mudassem para outra cidade abrindo uma pequena loja de variedades, batizada de Walton’s 5 & 10. O negócio do empreendedor era observar como se fazia o sucesso de sua concorrência, e agindo dessa forma, ele reparou na K-mart, especialista em preços baixos no auto-serviço (cash and carrie). Então, em 1962, Sam abriu a loja Wal-mart, focada nos descontos em todos os produtos que poderia vender.

Para que as lojas pudessem oferecer sempre os menores preços, ele economizava em tudo e no máximo que podia, e deixava isso sempre claro para seus funcionários. Isso de economizar em tudo fez com que o casal entrasse em muitas dívidas, e para que pudessem continuar com a rede de lojas, em 1970 colocaram à venda as ações do Wal-mart. Conforme os anos foram passando, a rede se tornou em 1990 a número 1 dos Estados Unidos. Em 1991 os investimentos foram para a expansão internacional, para em 1995 chegarem ao Brasil.

O Wal-Mart começou no Brasil com o clube de descontos Sam’s Club, em São Caetano do Sul, município de São Paulo. A rede se ampliou de forma gradual, comprando outras marcas do ramo, hoje em dia a Wal-mart, além da própria marca, possui nove bandeiras em território brasileiro: BIG, Hiper Bompreço, Bompreço, Mercadorama, Nacional, Tododia, Maxxi Atacado, Sam’s Club e Maxxi Distribuição.

A força da Wal-Mart é uma das provas de como as grandes companhias se tornaram as organizações mais poderosas do planeta. Muitas delas tem hoje mais poder do que os partidos políticos, a Igreja e até mesmo os estados. Algo duro de contestar numa época em que as empresas globais faturam mais do que produto interno bruto de muitos países: a receita anual do Wal-Mart é, de fato, maior que o PIB da Áustria. Na tradição do american way, a história das grandes empresas se confundiu com a transformação de homens comuns em verdadeiros magnatas, como foi o caso célebre Sam Walton.

Endereço: Rogers, Arkansas, EUA.

Ramo de atividade:Rede varejista de supermercados.

Quantidade de colaboradores: 1,9 milhões de funcionários.

2.1.1 Missão

Vender por menos para as pessoas viverem melhor.

2.1.2 Visão

Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários.

2.1.3 Valores

Respeito ao indivíduo, seja funcionário, cliente, fornecedor ou membro da comunidade em geral, independentemente de etnia, gênero ou opção sexual.

Atendimento ao cliente, superando as expectativas de nossos consumidores.

Busca pela excelência, inovando sempre na seleção e promoção de produtos e serviços.

2.2 GESTÃO DE PESSOAS

2.2.1 APRESENTAÇÃO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.

2.2.2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Engajar seus 87 mil funcionários e criar condições para que desenvolvam seus talentos é uma das estratégias do Walmart Brasil sintonizada com o desenvolvimento sustentável dos negócios. Para executá-la, a empresa norteia suas ações considerando o respeito ao indivíduo, o que inclui valorização da diversidade e manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e motivadores.

Em 2010, o Walmart Brasil admitiu 7200 profissionais para dar suporte à sua expansão. A empresa vale-se também de recrutamento interno. A todos os funcionários, assegura a possibilidade de preenchimento de vagas por meio da divulgação das disponibilidades.

A prova disso é o fato de que aproximadamente 70% dos postos de trabalho abertos no ano foram ocupados por pessoas que já estavam na companhia.

Várias ações são desenvolvidas para ampliar a diversidade e o respeito a ela. As iniciativas têm como foco a valorização de mulheres, negros, deficientes, jovens e lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT). Um Guia de Diversidade está disponível a todos os funcionários, com informações e orientações sobre a importância das diferenças.

Entre as ações de comunicação sobre o tema estão as desenvolvidas durante duas grandes reuniões anuais da empresa. Na reunião de setembro de 2010 foi montado um estande com um Museu da Inclusão. Nele, os profissionais eram conduzidos em visitas guiadas e tinham acesso a textos e informações sobre o tema e a gradual conquista de direitos das pessoas com deficiência. Também foi abordado o tema Mulheres, com palestra sobre características masculinas e femininas, movimentos e conquistas femininas ao longo dos anos e a importância do equilíbrio de gêneros nas organizações.

Outra iniciativa acontece no âmbito do Programa de Mentores. Os funcionários são estimulados a procurar em seus colegas mais experientes mentores capazes de repassar informações importantes para o seu trabalho e crescimento. Em 2010, a iniciativa foi revisada e incluiu como exigência que todos os executivos tivessem entre os orientados pelo menos um representante de um dos cinco seguintes grupos que são foco das ações de promoção da diversidade.

2.2.3 SELEÇÃO DE PESSOAS

A preocupação do fundador Sam Walton com seus funcionários e a atenção que dedicava a eles foram incorporadas naturalmente na forte cultura organizacional do Walmart. Respeito pelo indivíduo, atendimento ao cliente e busca pela excelência compõem os pilares dessa cultura, considerada o segredo do sucesso da nossa empresa.

O respeito pelo indivíduo se baseia em princípios éticos fundamentais e está em primeiro lugar. Nossas portas estão sempre abertas a receber e capacitar interessados em se juntar a nós. Comprometidos com a inclusão, contamos com o Grupo de Aprendizado da Diversidade (GAD).

Capacitação, equipe integrada e engajada, diálogo aberto, benefícios, promoções periódicas e valorização por tempo de casa. Trabalhar para o Walmart é muito mais do que cumprir uma rotina diária.

Sua preocupação vai além das nossas fronteiras, estendendo-se às comunidades que os acolhem. Todas as suas ações se orientam pelo conceito de sustentabilidade e, entre elas, merecem destaque os investimentos feitos em diversos programas relacionados à responsabilidade social e às atividades do Instituto Walmart.

O resultado de uma equipe feliz e dedicada é a excelência no atendimento. Presteza, simpatia, postura e boa comunicação – nossa empresa pratica atitudes simples que superam as expectativas dos clientes.

A partir do vínculo estabelecido entre cliente e funcionário, apostamos em desenvolvimento profissional, pesquisa de opinião e avaliação periódica de desempenho. É dessa forma que procuramos nos aperfeiçoar e seguir em busca da excelência.

2.2.4 DESCRIÇÃO DE CARGOS

Quando se trata de estar apto para definir desenho, análise, descrição e especificação de cargos é para entender como o desenho de cargo afeta as práticas de RH e depois descrever os métodos obtidos na informação e os ajustando com o objetivo de ter as especificações precisas do cargo e os critérios a exigir do futuro ocupante.

Em um âmbito sobre as especificações, análise e descrição de cargos é importante salientar a conceituação para interpretar de uma maneira coesa na tomada de decisão, tendo como exemplo um modelo de entrevista e um questionário onde será feita a colheita de informações sobre os cargos para montar uma descrição de cargo detalhada com as relações, responsabilidades e experiências exigidas com o propósito de fazer um mapeamento das especificidades do cargo para estar redesenhando a estrutura e coligindo conforme o desempenho de cada um, tornando-o mais flexível e mutável.

2.2.5 SISTEMA DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS SOCIAIS

A empresa Wal-Mart trabalha com o sistema de remuneração por cargos e salário, realizando pesquisas anuais para averiguar as médias de remuneração do setor varejista em todo o país, para que se possa manter justos os valores pagos aos seus colaboradores, onde apenas o cargo e a categoria profissional são considerados na definição dos salários, respeitando os pisos salariais estabelecidos para cada categoria.

Além do salário, todos os funcionários recebem benefícios, os quais são:

• Refeição no local de trabalho;

• Vale transporte;

• Cartões de desconto;

• Estacionamento no local;

• Seguro de vida;

• Planos de saúde e odontológico;

• Extensão da licença maternidade para seis meses, se necessário;

• Empréstimo consignado;

• Auxílio farmácia;

• Kits natalinos;

• PLR (Plano de Participação nos Lucros e Resultados.

2.2.6 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Para atingir seus objetivos de negócio, a Wal-Mart investe na capacitação e treinamento de seus funcionários, com a elaboração de estratégias e treinamentos dos programas corporativos. Abaixo, podemos verificar alguns dos treinamentos oferecidos pela empresa:

 Academia de comerciantes: Treinamento que abrange assistentes de compras a gerentes sêniores que consiste em formar comerciantes em competências técnicas e comportamentais;

 Escolas de Distritais: Tem como objetivo o desenvolvimento da liderança com maior impacto na operação por meio de temas comportamentais e técnicos;

 Programa 100 Mulheres na Liderança: Para fortalecer a presença feminina na liderança, o Wal-Mart investiu no desenvolvimento de 100 mulheres em posições de liderança principalmente em operações. Com duração de 6 meses, o programa incluiu aulas práticas e teóricas, palestras, workshops e sessões de mentoramento com executivos;

 Escola de líderes: Reunião da liderança sênior da companhia com os diretores e gerentes de lojas da rede. Em 2012, foram realizadas as oficinas de desenvolvimento da Escola de Líderes, que tem como público-alvo toda a liderança das lojas, clubes e centros de distribuição;

 Outra iniciativa foi a capacitação de 60 mil funcionários que atuam nas lojas sobre o Guia de Relacionamento e Soluções, que orienta sobre o contato com os clientes. O treinamento foi transmitido para todo o Brasil por meio da TV Wal-Mart e focou situações em lojas e abordagens aos consumidores;

 Escola de Perecíveis: com oito horas de duração, a 10 mil funcionários, o que permitiu o nivelamento do conhecimento deles em relação a temas básicos na área alimentícia;

 A importância da comunicação face a face entre os funcionários também levou 455 líderes a passar por treinamento que abordou o papel deles no estabelecimento de diálogo, a frequência e a qualidade da comunicação, a relevância do feedback e orientações para lidar com informaçõesdelicadas.

2.2.7 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A Wal-Mart realiza avaliações de desempenho anualmente, a qual todos os funcionários são submetidos. Esta avaliação leva em consideração as competências relacionadas pela empresa como fundamentais nos negócios. Com revisões semestrais, o processo é conduzido por meio de reunião com as lideranças e resulta na elaboração de Planos de Desenvolvimento Individuais, que consistem no incentivo aos colaboradores na busca de recursos para o seu desenvolvimento pessoal que vão além dos cursos e treinamentos internos.

As iniciativas de desenvolvimento contemplam ainda a identificação de futuros líderes na empresa. Por meio desse processo, é discutida e mapeada a sucessão de posições de liderança, visando garantir o crescimento do negócio. A iniciativa contribui para a retenção de talentos na medida em que os mantêm motivados em relação à perspectiva de ascensão. A análise de futuros líderes considera ainda as metas e os objetivos da empresa em relação à diversidade.

Anualmente, o Wal-Mart também aplica Pesquisa de Engajamento online aos seus funcionários, por intermédio de consultoria externa internacional, por meio da qual são avaliadas todas as lideranças e aspectos como confiança, orgulho em fazer parte do quadro de funcionários e ambiente de trabalho. Os resultados são divulgados a todos os líderes, que os reportam às suas equipes. Para sanar eventuais pontos fracos são criados planos de ação, monitorados pela área de Recursos Humanos.

2.2.8 HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

A Wal-Mart, possui uma equipe de Saúde e Segurança, a qual é responsável pelos Programas de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), cujas ações são relacionadas à saúde ocupacional e à segurança do trabalho. Tem como missão garantir ambientes de trabalho e compras sadios. Ela é integrada por engenheiros e técnicos de Segurança do Trabalho, médicos do Trabalho, enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

Para disseminar práticas relativas à saúde ocupacional e à segurança do trabalho, foi intensificada nos escritórios e lojas a divulgação de ações e políticas internas sobre os temas.

Em todas as unidades são mantidas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipas), que abrangem a totalidade dos funcionários e cuja composição respeita as determinações legais.A Wal-Mart incentiva a utilização de EPIS como luvas, capacetes, óculos de proteção e protetores auriculares, junto aos colaboradores que realizam tarefas com um maior grau de riscos de acidentes, como operadores de empilhadeiras, colaboradores que fazem a limpeza dos estabelecimentos, eletricistas, entre outros.

3 CONCLUSÃO

De acordo com tudo o que foi apresentado neste portfólio, podemos notar claramente que as grandes empresas levam muito a sério o assunto GESTÃO DE PESSOAS. Fazem isso por terem total consciência de que os colaboradores são a mola propulsora de todo o mecanismo que a compõe.

Portanto, que possamos, como futuros administradores, ser participativos no processo seletivo da empresa que estiver sob nosso comando, pois, mesmo não sendo especialistas em RH, podemos colocar em prática nosso “feeling” administrativo que adquirimos nestes, até então, 6 semestres de Bacharelado em Administração de Empresas da Unopar!

REFERÊNCIAS

Disponível em : http://www.administradores.com.br/. Acessado em: 23/10/2014.

Disponível em: http://www.walmartbrasil.com.br/. Acessado em : 24/10/2014.

Disponível em : http://www.futurerh.com/. Acessado em 01/10/2014.

...

Baixar como  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »