TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Artigos Científicos: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 8

1.INTRODUÇÃO

No dia 07/11/2014, fomos recebidos na empresa Faculdade Pitágoras de ensino superior para fazer uma pesquisa de campo ao RH, no sentido de aplicar um questionário á respeito dos processos que abrangem esta área tão importante. Em termos históricos apuramos que a primeira faculdade Pitágoras foi fundada na cidade de Belo Horizonte no ano de 2000. Atualmente a faculdade está presente nos Estados de Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Alagoas; e faz parte da rede Kroton Educacional, a maior e mais sólida organização de ensino privado do Brasil, com mais de 45 anos de história.

Além dos cursos de graduação a instituição oferece educação básica, cursos de idiomas e cursos técnicos por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).O símbolo da instituição tem relação ao filósofo e matemático grego Pitágoras; ou seja, da famosa fórmula do Teorema de Pitágoras.

A missão da faculdade é Melhorar a vida das pessoas por meio da educação responsável, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, gerando valor de forma sustentável. A visão é Ser referência em educação como a melhor escolha para estudar, trabalhar e investir, líder nas localidades onde atua. Os valores são os de Paixão por Educar, Respeito às Pessoas, Honestidade e Responsabilidade, Foco em geração de valor (como os valores sustentáveis) e o trabalho junto (Unindo esforços para o mesmo propósito).

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA VISITA

O grupo foi convidado pela gestora de RH para entrar em sua sala ás 14h30, a recepção foi bem agradável e nos preparamos para fazer as perguntas que começaram com os processos de recrutamento e seleção.

Perguntamos se ocorria esse processo de recrutamento e foi constatado que sim e passava por diferentes etapas, no interno era feito um processo de entrevistas e aplicação de testes, já no externo, abre-se um edital para docentes em meios como Catho e Vagas.com e depois era feita uma banca onde haveria a exposição de uma miniaula do docente para a banca, nesse momento, ele passaria por um processo final da seleção. Constatou-se que no recrutamento externo, foram utilizados meios como anúncios, sites. No recrutamento, a empresa disponibiliza um perfil da vaga.

A empresa costuma realizar com maior frequência o recrutamento interno, como meio de promoção, pois a empresa acredita que valorizando os seus funcionários, dando prioridade para quem já é da casa, servirá como um exemplo positivo para os demais funcionários para que eles possam se sentir motivados para desempenhar seu trabalho. Lembrando que, o recrutamento interno é feito com indivíduos que demonstrem habilidades para pleitear tal cargo, caso isso não exista dentro da empresa, a mão de obra é buscada no mercado de trabalho. Tendo em vista a importância de ideias novas, da inovação, o recrutamento externo injeta esse potencial dentro da empresa, pelo lado do recrutamento interno, valoriza-se o funcionário.

No que se refere o plano de cargos e salários, a dos docentes é feita por titulação. Nesse sentido de plano de cargos, é preciso fazer uma observação, Fama e Pitágoras trabalhavam com plano de cargos e salários distintos, foi unificado em 2014 no primeiro semestre.

A empresa realiza avaliação de desempenho que é anual e relacionada a cada setor, a avaliação de desempenho usada é a 90°. Depois da seleção, são utilizados métodos para auferir (medir, avaliar) o desempenho desses colaboradores, que pode ser feita por formulários, questionários ou ouvidoria que é o canal que deve ser utilizado para fazer essa comunicação com o RH.

Os treinamentos são feitos pela empresa através de um cronograma atual de treinamento de acordo com cada setor.

Com relação à abertura de vagas, pode-se dizer que os cargos mais básicos disponibilizam mais vagas por ter maior rotatividade, cargos específicos não têm tanta rotatividade e por isso é aberta uma prioridade para recrutamento interno.

Quando perguntada sobre a folha de análise de descrição de cargos a gestora desconversou, afirmando que Fama, Pitágoras e Anhanguera são empresas distintas (tipo de vagas e nomenclaturas diferentes), por isso ainda não existia uma folha de análise de descrição de cargos especifica. Apesar de serem distintas, a missão, visão e valores são os mesmos.

Ao final do encontro, tiramos algumas fotos que foram previamente autorizadas, reunimos parte dos integrantes da equipe e registramos o momento, com fotos do ambiente e dos que estavam presentes na sala onde fizemos a pesquisa.

2.1-OBJETIVOS DA PESQUISA

Este estudo aborda o recrutamento e a seleção de pessoal da empresa, que atua na área de Educação Superior, que é a Faculdade Pitágoras. Possui como objetivo analisar o departamento de Recursos Humanos, detalhando o sistema de Recrutamento e Seleção da mesma. O estudo classifica-se como um estudo de caso de abordagem predominantemente qualitativo, do tipo exploratório, executado por meio de entrevista.

2.2 – RESULTADOS OBTIDOS

A empresa visitada possui em maioria um forte processo de recrutamento tanto externo, quanto interno, porém precisa melhorar em alguns aspectos como em relação a descrição dos cargos na hora de recrutar externamente .Já na seleção o processo é bem satisfatório pois é complementado por várias fases. Em análise, de acordo com os temas apresentados, notar-se-á que o recrutamento e a seleção são essenciais, pois apresentam as oportunidades e as triagens pelas quais serão dadas ao mercado onde pessoas se beneficiarão e as empresas também, criando para a mesma, formas de soluções e direcionamento nos resultados em seus trabalhos. A seleção acontece para filtrar os perfis apresentados onde analise é cuidadosamente executada com a finalidade de encontrar o perfil que se encaixe adequadamente ao cargo proposto.

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS E PARECER CRÍTICO

O setor de R.H responsável pelo recrutamento e seleção da empresa de ensino superior (Faculdade Pitágoras) não possui sua descrição de cargos, alegando que elas juntamente com a Faculdade Fama ainda não se encontram unificadas e por cada uma ter seus requisitos para pleitear a vaga almejada. Questão essa, que se torna contraditória, pois já que existe apenas um R.H para as duas entidades.

Essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com