TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Tese: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  6.837 Palavras (28 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 28

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Valdenize Pereira Oliveira (UFF) val@cfo.org.br Fernando Araujo (UFF) faraujo@sustentabile.com.br Martius Vicente Rodriguez y Rodrigues (UFF)

martius@kmpress.com.br

Resumo

A literatura aponta dois caminhos para a organização obter o conhecimento de que necessita: o do desenvolvimento interno e o da incorporação de bases externas. O conhecimento é reconhecido como fator-chave a competitividade das organizaçõess, muito além do gerenciamento do conhecimento, a sua criação representa um recurso estratégico para as empresas. As condições favoráveis para tanto passam pelo processo SECI (Socialização - Externalização - Combinação - Internalização). A avaliação do conhecimento existente e a comparação com as necessidades futuras constituem-se na gestão estratégica do conhecimento.

Abstract

The literature indicates two paths for the organization to obtain the knowledge that it needs: internal development and the incorporation of external bases. The knowledge is recognized as key-factor to competitiveness of organizations, way beyond the management of knowledge. Its creation represents strategic resources to companies. The favorable conditions for all this are submitted to SECI process (Socialization - Externalization - Combination - Internalization). The evaluation of existing knowledge and the comparison with future needs constitute the strategic management of knowledge.

Palavras-chaves: PALAVRAS-CHAVE: Gestão do Conhecimento; Processo SECI; Informação

1. Introdução

De acordo com Orsi (2003), a interrelação entre competitividade e conhecimento tem sido objeto de crescente atenção e tema de discussão no meio empresarial e acadêmico. A visão da estrutura do setor, como determinante da rentabilidade da empresa, tem sido contraposta, mais recentemente pela visão da empresa baseada em recursos. A capacidade de mobilizar e integrar os recursos tangíveis ou intangíveis que a empresa detém seria o fator relevante para incrementar sua competitividade (PRAHALAD & HAMEL, 1990) e explicaria o sucesso de certas empresas em relação a outras, embora atuando em um mesmo mercado, sob as mesmas condições. Essa capacidade se traduz como uma competência essencial (core competence) e se concentrar nela representa o diferencial competitivo da empresa. Algumas organizações radicalizam nesta premissa e passam a focalizar a sua atuação em apenas uma atividade: algumas se concentram na criação e na comercialização, outras na produção por delegação das primeiras. Decidem-se dessa maneira por perceberem que reside nessas atividades o conhecimento as faz competitivas (ORSI, 2003).

1. Descrição da situação-problema

O avanço científico-tecnológico impôs novos padrões de desenvolvimento econômico. A flexibilização e a automação do processo produtivo provocaram alterações significativas nas denominadas economias de escala. A necessidade de mudanças organizacionais, em virtude da concorrência acirrada ou de diferentes estágios do ambiente empresarial, remete à reflexão de que uma gestão estratégica do conhecimento pode ser uma alternativa na busca por vantagem competitiva. Desse modo, a análise sobre o estudo do tema proposto, gestão do conhecimento, demonstra que o conhecimento organizacional, assim como os ativos intangíveis, não podem ser negociados ou facilmente replicado por competidores, à medida que estão enraizados na história e na cultura organizacional. Estes ativos são acumulados lentamente ao longo do tempo. Quanto mais específico à empresa for o ativo intangível, mais durável ele será e mais difícil será para os competidores imitá-los. Esta característica confere ao conhecimento o caráter de ativo estratégico (FLEURY & OLIVEIRA Jr., 2001).

1.2. Objetivos do estudo

a) Estudar o processo de institucionalização da gestão do conhecimento;

b) Ilustrar fatores propulsores e restritivos da criação e gestão do conhecimento através do Processo SESI.

1.3. Pressupostos

As empresas que adotam, ou divulgam que praticam a gestão do conhecimento, fazem-no a partir de princípios de gestão e de processos interligados a praticas de criação e transferência do conhecimento.

1.4. Aspectos metodológicos

Esta pesquisa enquadra-se como uma pesquisa qualitativa, considerando a natureza da investigação, na medida em que tanto os objetivos como a questão problema propõe o entendimento de uma situação não quantificável e preocupa-se em estudar os conceitos de gestão do conhecimento. Mas o conhecimento, e a gestão deste, não podem ser considerados como algo novo, pois as empresas sempre valorizam o “know-how”, a experiência e a capacidade de resolução de problemas de seus empregados. O que se observa como novo e a ênfase que se tem colocado sobre esse recurso, a “descoberta” de que as ações aleatórias antes adotadas não são mais suficientes para enfrentar o nível de concorrência atual (TERRA, 2000; DAVENPORT & PRUSAK, 1998).

2. Revisão da literatura

2.1. Gestão do conhecimento

Ainda é comum associar o conhecimento, no contexto empresarial, aos laboratórios e unidades de pesquisa e desenvolvimento e, portanto, a tecnologia e as descobertas e inovações. Entretanto, o conhecimento que torna a empresa capaz de competir vai alem daquele contido nos produtos: ele esta presente tanto nas decisões como nas atividades mais cotidianas das organizações. Para Spender (2001, p.37): “o termo conhecimento deve estender-se alem das patentes ou do conhecimento incorporado nos artefatos humanos e envolver o ato de conhecer revelado na solução de problemas e nas praticas produtivas de individuais ou grupos na organização”.

Basicamente, a literatura aponta para duas grandes maneiras de preenchimento das lacunas observadas: o desenvolvimento interno ou a incorporação de bases externas. Autores identificam e descrevem diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com