TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho Escolar: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  3.007 Palavras (13 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO____________________________________________2

2. . OS PROCESSOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO_____________4

2.1 A EMPRESA E O CONHECIMENTO________________________________5

3. O CONCEITO DE CLUSTER E A GESTÃO DO CONHECIMENTO________¬_7

3.2 A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS__________________8

4. APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS NA GESTÃO DO CONHECIMENTO___10

5. CONCLUSÃO_________________________________________________12

6.REFERÊNCIAS________________________________________________13

1. INTRODUÇÃO

A Gestão do Conhecimento é uma temática amplamente abordada na atualidade e tem ganhado fortemente o cenário empresarial pelos benefícios que sua aplicação pode trazer. Diversos autores abordam essa temática e a incluem como um dos fatores relevantes para a valorização da informação e do conhecimento como formas de melhorar a produtividade e a lucratividade das empresas.

O presente trabalho surgiu a partir da disciplina “Gestão do Conhecimento” no 1º Módulo do curso de Administração, e acabou ganhando um espaço muito maior que a simples convergência em uma atividade. Possibilitou de forma mais ampla a análise das competências profissionais dos integrantes do grupo, bem como a predisposição para a Gestão do Conhecimento em seus respectivos ambientes de trabalho.

Os objetivos propostos para o desenvolvimento desta atividade foram inicialmente compreender a Gestão do Conhecimento (GC) sob os pontos de vista: conceitual, prático e através de benchmarking de líderes que serão pesquisados, e compreender a importância da Gestão do Conhecimento para o sucesso das empresas. Conhecimento é uma temática nova que surgiu nas últimas décadas como e tem sido alvo dos mais diversos estudos que buscam reconhecer a importância desse conceito dentro das mais diversas organizações, tanto privadas quanto públicas, que buscam melhorias nos seus modelos de gestão.

O objetivo da Gestão do Conhecimento é utilizar todo o conhecimento vindo dos recursos humanos disponíveis, tendo em vista a melhoria e o crescimento da própria organização, se mantendo estáveis diante do mercado competitivo ou cumprindo sua missão nos trabalhos de interesse da sociedade, sendo uma forma de estratégia empresarial.

A teoria está ligada ao estudo e ao conhecimento de diversas áreas, como a psicologia, administração, planejamento, estratégias, inovação, tecnologias, informação entre outras. Facilitando o gerenciamento do conhecimento de forma que ele contribua para o desenvolvimento da organização, seu crescimento e melhoria na sua estrutura organizacional.

O conhecimento vem da informação, e pode ser classificado em tácito ou explícito. O conhecimento tácito é considerado o mais importante, difícil de ser articulado na linguagem formal, é o conhecimento que cada pessoa traz consigo e é acumulado através das vivências, valores, emoções, crenças, etc. O conhecimento explícito é transmitido com mais facilidade, seja pelos conteúdos e áreas de conhecimento, seja pelas habilidades.

Estabelecendo práticas e valores corporativos que incentivem a gestão do conhecimento de forma espontânea, percebendo a razão de ser da empresa e as oportunidades e incentivos ao conhecimento e a informação que ela cria e faz acontecer, são formas possíveis de fazer com que todos os colaboradores se apropriem do conhecimento novo.

É necessário também, que os colaboradores percebam as situações de aprendizagem como oportunidades de informação, crescimento e valorização pessoal, que aliados ao processo de Gestão do Conhecimento na organização, podem contribuir no desenvolvimento de suas funções e tarefas com qualidade e eficiência, resultando na qualidade dos produtos e serviços que a empresa oferece e nas relações que ela desenvolve com a sociedade e com os consumidores.

2. OS PROCESSOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO

O conhecimento é um recurso fundamental para a competitividade em qualquer negócio, existem diversas práticas que podem ser implantadas nas empresas de modo a torna-las mais lucrativas e produtivas. Valorizando processos como a Inteligência Competitiva, a Gestão do Capital Intelectual, a Gestão de Competências (que envolve conhecimentos, habilidades e atitudes), a Gestão da Informação, a Aprendizagem Empresarial, e a utilização de tecnologias de maneira interativa e inovadora no auxilio aos processos de aprendizagem.

O conhecimento explícito e o conhecimento tácito se completam, e proporcionam uma dinâmica dentro da organização, formando as estruturas e criando o conhecimento na organização.

Baseado em Nonaka e Takeuchi (1997), existem quatro processos de conversão do conhecimento, que são:

1. Socialização: O conhecimento tácito em conhecimento tácito. Que acontece através da experiência, prática, observação ou repetição por parte do colaborador, em relação ao processo.

2. Externalização: O conhecimento tácito em conhecimento explícito. Através da utilização de formas de externalizar um conhecimento, sejam por modelos, conceitos, exemplos ou analogias.

3. Combinação: O conhecimento explícito em conhecimento explícito. Através da combinação ou troca de ideias, documentos, palestras, diálogo.

4. Internalização: Conhecimento explícito em conhecimento tácito. Por meio do que se lê ou ouve, as pessoas melhoram o que fazem e sabem fazer.

Imagem 1 - Os quatro processos de conversão do conhecimento.

Esquema elaborado pelo grupo.

2.1 A EMPRESA E O CONHECIMENTO

O sucesso na implantação da Gestão de Conhecimentos começa a arrebanhar cada vez mais empresas, e diversas são as formas de valorizar essa estratégia. Partem da elaboração de projetos e planejamento estratégico que possibilitem a colaboração entre as pessoas, baseados em novos métodos e iniciativas de liderança, aumentam o potencial da organização nos aspectos produtivos, de qualidade e impacto social. Multiplicam as redes sociais e técnicas e motivam a organização como um todo na busca pelo crescimento diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com