TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Por:   •  3/4/2014  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

BIANCA AMARAL DA SILVA FERRAZ – RA: 6787371128

GISELE DE FATIMA DA SILVA CAMARGO – RA: 6931431305

JULIANA SOARES MACIEL DE JESUS – RA: 6782377852

LILIAN ROBERTA PEREIRA – RA: 6397242535

MILENA PEIXOTO SEGUNDO – RA: 6580303552

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

PROF.Me.MAURÍCIO DIAS

PROF.TUTOR RONI EVERSON BUGLIA

Taubaté, ____/____/______

SUMÁRIO

CAPITULO 1

1.1 - CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

A Gestão do conhecimento, na opinião de alguns autores pesquisados, nada mais é do que a maneira de se gerenciar uma organização dando maior valor às habilidades pessoais adquiridas pelos mesmos em suas vidas, seja em cursos ou mesmo em experiências do cotidiano que venham a acrescentar alguma melhoria.Veja a seguir o que fala sobre o assunto à escritora do livro “A Atual Gestão do conhecimento”:

“O conhecimento constitui o eixo estruturante do desempenho da sociedade, de regiões e das organizações. As expressões “ sociedade do conhecimento”, “redes de conhecimento”, “economia baseada no conhecimento” estão cada vez mais inseridas no ambiente empresarial. Estas expressões demonstram claramente que a gestão competente do conhecimento é determinante na capacidade de sociedades, organizações e seres humanos lidarem com o ambiente, que se modifica e transforma aceleradamente e com crescente complexidade. Aprimorar tal competência é de extrema importância para a sobrevivência e pernanência das organizações no mercado competitivo”.

Consuelo Rocha Dutra de Lara

Por tanto a gestão do conhecimento visa uma melhor estruturação dos funcionários dentro da organização buscando descobrir neles pontos fortes e fracos do conhecimento, otimizando assim às funções dos mesmos e mantendo à organização equiparada com o crescimento acelerado das tranformações na sociedade e nas organizações em geral, exatamente como explica André Saito (Ph.D. em Ciência do Conhecimento) em um artigo para a revista VocêRH da editora Abril:

“A maneira de aproveitar melhor o conhecimento desses colaboradores é praticar a gestão do conhecimento, que nada mais é do que estimular e facilitar a troca, e o uso e a criação de conhecimento em toda a empresa. Com a gestão do conhecimento, as pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem, de forma a criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da companhia”.

1.2 - MODELO SECI

Como podemos perceber o conhecimento é um fator fundamental para o crescimento da organização. Existem dois tipos de conhecimento, o conhecimento Tácito e o Explícito. O conhecimento Tácito é um conhecimento imensurável e pessoal, difícil de ser formalizado. Ele é entendido por meio das intuições e palpites, também são encontrados nas crenças, percepções, valores, preceitos, emoções e experiências do indivíduo.

Já o conhecimento Explícito é o que se pode ver, que é medido e expresso por meio de palavras, recursos áudio visuais e relatórios.

Para melhor estudarmos estes conhecimentos dentro das organizações, foi criado o modelo SECI, que demonstra como é feito o ciclo do conhecimento dentro das mesmas, veja a seguir as fazes do modelo SECI:

- SOCIALIZAÇÃO: Indivíduos compartilham e criam conhecimentos tácitos através de experiência direta.

- EXTERNALIZAÇÃO: Articulação do conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com