TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Com Pessoas

Tese: Gestão Com Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Tese  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÃO 01 [Valor da questão: 1,5]

a) Pesquise sobre modelagem de cargos, escolha um dos três modelos de desenho de cargos (1 - Clássico ou Tradicional / 2 - Humanístico ou de relações humanas / 3 - Contingencial) e apresente as informações mais relevantes sobre o modelo escolhido por você.

No modelo clássico ou tradicional, os cargos eram desenhados utilizando os princípios do trabalho apregoados por Taylor e seus seguidores da administração cientifica. Segundo Chiavenato (2002) o homem era constituído como mero recurso produtivo não precisava pensar, trabalhava isolado, era um apêndice da máquina, ficava sob supervisão com as tarefas simples fracionada a único incentivo que era o salário. Com o modelo clássico o administrador obtinha vantagens por não ter gastos com treinamento, as tarefas eram executadas com rapidez, reduzia os investimentos com treinamento e a facilidade de selecionar mão de obra sem qualificação adequada e pagava salários abaixo da média. Essas vantagens resultaram em desvantagem, pois trouxe a monotonia produzida pelas tarefas repetitivas causando fadigas e a perda do interesse pelo trabalho, falta de comprometimento e com isso aumentando a rotatividade do pessoal e o absenteísmo fazendo os custos se elevarem.

b) Pesquise sobre cultura organizacional e apresente o conceito de 01 autor que não esteja no módulo.

De acordo com o artigo publicado por Mendes (2010):

Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.

c) Explique a relação entre Cultura Organizacional e a motivação e envolvimento dos fun¬cionários.

A relação entre cultura organizacional e a motivação e envolvimento dos funcionários é que ambas as partes precisam está em harmonia, pois se a empresa não tiver sua cultura bem definida, seus empregados podem não ter motivação suficiente para produzir mais e melhor e o entrosamento dos funcionários é necessário tanto no aspecto cultural, como motivacional. Por isso que a empresa logo contrata um funcionário deve procurar meios para que o novo acolhido se adeque a cultura da mesma e não se sinta um peixe fora d’água e para que não tome atitudes que vão de encontro com os princípios da instituição.

QUESTÃO 02 [Valor da questão: 1,5]

Estude a Aula 06, pesquise sobre remuneração e:

a) Escolha 01 dos tipos de planos de incentivo praticados pelas empresas (ver Figura 2 da Aula 06) e apresente as informações mais relevantes sobre o plano escolhido por você.

O plano de incentivo trabalho por produção já é usado há muitos anos e ainda continua sendo utilizado nos dias atuais, nesse plano o que o funcionário produz vai impactar nos seus rendimentos. Se o mesmo produzir cem peças e cada peça custar 0,60 centavos no final do dia irá receber o equivalente a 60 reais, logo quanto maior for a sua produção melhor será o salário.

b) Explique as principais diferenças entre os benefícios legais e benefícios espontâneos e cite pelo menos 3 exemplos de cada tipo.

Benefícios legais são os que obedecem à legislação vigente em cada país ou conforme o acordo de trabalho decorrente de convenção coletiva. Benefícios legais podem ser: 13º salário, férias, aposentadoria, auxílio doença, seguro de acidentes pessoais, salário família, salário maternidade, horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade etc.

Benefícios espontâneos são oferecidos pela empresa deliberadamente com o intuito de oferecer aos funcionários uma forma de satisfação das suas necessidades pessoais. Já os benefícios espontâneos são de natureza não monetária, pois são oferecidos aos empregados em forma de serviços, vantagens ou facilidades como: refeitório na empresa, assistência médico-hospitalar e/ou odontológica, seguro de vida, transporte, horário flexível etc.

QUESTÃO 03 [Valor da questão: 1,5]

Pesquise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com