TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Conhecimento

Trabalho Escolar: Gestão De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  4.353 Palavras (18 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 18

Mesmo não sendo uma novidade, a gestão do conhecimento tem merecido crescente atenção, especialmente em seu aspecto de relacionamento com a estratégia organizacional.

A gestão do conhecimento não é como conceito, uma idéia nova nas organizações. Para sobreviver qualquer organização precisa saber qual conhecimento tem disponível e quem são as pessoas de referência para cada uma das áreas de conhecimento em que atua.

Mesmo fazendo parte do que, tacitamente1 a empresa sabe ser necessário, só recentemente a Gestão do Conhecimento ganhou o status de disciplina e passou a ser estudada mais detidamente, e não como apenas um dos componentes do estudo da estratégia organizacional.

A Gestão do Conhecimento é um canal de compartilhamento, disseminação e distribuição de informações corporativas entre os membros de sua equipe. Funciona como um centralizador de informações sob forma de árvore de conhecimento, onde são incluídos textos, documentos, imagens, padronizações, FAQs, etc. Através da colaboração de vários funcionários, a empresa consegue nivelar o conhecimento e elevar o capital intelectual da organização. Excelente ferramenta para empresas envolvidas com reconhecimento ISO ou em processo de certificação.

A Gestão do Conhecimento é definida como sendo o “processo coorporativo focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão de competências, do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa”.

Gestão do conhecimento empresarial envolve a geração, a codificação e coordenação e a transferência do conhecimento que está disponível tanto de forma explícita, quanto de forma tácita na organização.

PASSO 3 - A ESPIRAL DO CONHECIMENTO

A criação do conhecimento organizacional e uma interação continuam e dinâmica entre o conhecimento tácito e explícito. Essa interação e formada pelas transferências entre os diferentes modos de conversão de conhecimento que, por sua vez, são induzidas por vários desencadeados. Na dimensão epistemológica da criação do conhecimento organizacional. A organização não pode criar conhecimento por si mesmo. O conhecimento tácito dos indivíduos e a base da criação do conhecimento organizacional. A organização tem de mobilizar o conhecimento tácito criado e acumulado no nível individual.

Espiral do conhecimento tácito e o conhecimento expelido tornam-se a maior na escala à medida que sobe nos níveis ontológicos. A criação do conhecimento organizacional e um processo em espiral, iniciando no nível individual e subindo através das comunidades expandidas de interação, que atravessa os limites seccionais, departamentos, divisionais e organizacionais.

Criar um conceito de produto envolve a interação de uma comunidade de indivíduos com diferentes antecedentes e modelos mentais. Apenas algumas experiências deferentes, modelos mentais, motivações e intenções podem ser expressas em linguagens explicita. Assim, e exigido o processo de socialização no compartilhamento do conhecimento tácito.

O que é exigido é outro processo, em um nível mais elevado, para manter a integridade do todo que levara a outro ciclo de criação de conhecimento em um contexto maior.

A espiral de conhecimento e impulsionada pela intenção organizacional, que e definida como a aspiração da organização as suas metas. Os esforços para atingir a intenção geralmente tomam a forma de estratégia no ambiente de negócios. Do ponto de vista da criação do conhecimento organizacional, a essência da estratégia resida do desenvolvimento da capacidade organizacional para adquirir, criar, acumular, e explorar o conhecimento. O elemento, mas critico da estratégia corporativa e conceituar uma visão sobre o tipo de conhecimento a ser desenvolvida e operacionalizá-lo em um sistema administrativo visando a implementação.

A NEC desenvolveu programas de tecnologia essencial em ação. A empresa descreveu um concerto chamado domínio “tecnologia estratégica” (DTE) visando combinar as tecnologias essências com atividades de negócios.

Para criar conhecimentos, as organizações de negócios devem favorecer o comprometimento de seus empregados, formulando uma intenção organizacional e a propondo a eles. A alta gerencia e os gerentes de nível intermediário podem chamar a atenção da organização para importância do comprometimento com os valores fundamentais ao formularem perguntas importantes como “o que e a verdade”, “o que e um ser humano” ou “o que e a vida”. Essa atividade e, mas organizacional do que individual.

A segunda condição para a promoção da espiral de conhecimento e a autonomia. No nível individual, todos os membros de uma organização deveriam ter permissão de agir autonomamente ate onde permitem as circunstancias. Autonomia também aumenta a possibilidade de motivação dos indivíduos para a criação de novos conhecimentos. Alem disso, as pessoas autônomas funcionam como parte de uma estrutura holográfica, na qual o todo e cada parte compartilham as mesmas informações. As idéias originais emanam dos indivíduos autônomos, difundem-se na equipe e tornam-se, então, idéias organizacionais.

Uma organização criadora de conhecimento, que assegura a autonomia, pode também ser descrita como um “sistema autopoietico”.

Similar a sistema autopoietico, os indivíduos e os grupos autônomos, nas organizações de criação de conhecimento, estabelecem seus limites de tarefas por conta própria, em busca do objetivo final da organização. Nas organizações administrativas, uma poderosa ferramenta para criar as circunstancia nas quais os indivíduos possam agir autonomamente e proporcionada pela equipe de auto-organizacao. A equipe autônoma pode desempenhar muitas funções, amplificando e refinando, deste modo, perspectivas individuais para níveis superiores. O sistema VED espelhando as funções de vendas, engenharia e desenvolvimento. Meta inicial era administra as atividades de desenvolvimento, mas sistematicamente, integrando o conhecimento e asabedoria das, “ pessoas comuns “ em vez de confiar em poucos heróis. Sua operação era muito flexível.

Os membros desempenhavam em conjunto as seguintes funções:

.Buscam de pessoal, instalações e orçamento para planta de produção.

.Analise do mercado de automóveis e da concorrência.

.Estabelecimento de alvo de mercado.

.Determinação do preço e do volume de produção.

O fluxo de trabalho real exigia que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com