TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas 1 A 8

Trabalho Escolar: Gestão De Pessoas 1 A 8. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  4.710 Palavras (19 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 19

ATIVIDADE 1

1 - A Gestão de Pessoas, devido a alguns precedentes, passou por um processo de reestruturação que resultou na gestão estratégica de pessoas. Na gestão estratégica de pessoas, o foco nos negócios e o alinhamento da estratégia da corporação com a gestão de pessoas possibilitam uma melhor e maior atuação na própria gestão de pessoas dentro da corporação. Assinale a alternativa que melhor corresponde a esses precedentes.

Mudanças ocorridas na própria organização do trabalho, no relacionamento de pessoas com a organização e na maneira que as pessoas percebem a sua relação com o trabalho.

2 - A administração de recursos humanos, historicamente conhecida como administração de pessoal, lida com sistemas formais para administrar pessoas dentro da organização. Gestão de pessoas tem assumido papel estratégico e vital porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva. (BATEMAN E SNELL, 1998).

Tendo o texto acima como referência inicial, considere as afirmações a seguir.

(I) Os direcionamentos estratégicos da organização, os negócios em que pretende participar, em que mercados tem intenção de atuar e o crescimento esperado para o futuro são estímulos para a moderna gestão de pessoas.

(II) As empresas bem sucedidas buscam trabalhadores proativos, capazes de constante renovação e automotivados. São trabalhadores que investem em sua organização com esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, na expectativa de colher reconhecimento, crescimento profissional e satisfação no trabalho.

(III) Na atual concepção, pessoas são recursos da organização. O foco da gestão de pessoas é o controle a adaptação do indivíduo à empresa, garantindo, deste modo, a produtividade.

Está(ao) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):

a. I e II

3 - A qualidade de uma organização é determinada em grande parte pela competência das pessoas que ela emprega. Assim sendo, diante das novas demandas por recursos humanos advindas da automação dos negócios e mudanças no mercado global, gestão de pessoas deve: Assinale a alternativa correta.

b. Ser vista como a gestão de uma relação com pessoas com as quais não se mantém mera relação contratual, e sim, uma parceria, um processo contínuo de compartilhamento de responsabilidades

4 - A mudança que ocorre no mundo administrativo e na gestão de pessoas é decorrente do fato de que algumas pressões que são exercidas para que as corporações se relacionem de forma diferente com as pessoas. Essas pressões podem ser de ordem interna ou externa. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma pressão do ambiente externo.

c. As pessoas estão cada vez mais conscientes de si mesmas e mais mobilizadas pela autonomia e liberdade das suas escolhas.

5 - A Gestão de Pessoas, a partir de 1990, tem assumido papel de consultoria interna, desenvolvendo atividades estratégicas de planejamento de pessoas, visando o destino da organização. Pessoas não são mais considerados recursos através dos quais as empresas poderiam atingir seus objetivos. Como são consideradas as pessoas hoje?

c. Pessoas na organização são consideradas parceiras, seres atuantes e pensantes que cumprem metas, agregam valor e alcançam resultados.

6 - A gestão de pessoas em suas práticas estratégicas e operacionais possuem quatro focos que norteiam as suas ações. Por sua vez, os focos determinam os principais papeis que a gestão de pessoas apresenta. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a nenhum desses papeis.

c. Administração das competências pessoais, que tem como objetivo incentivar e criar as competências pessoais.

7 - A gestão de pessoas passou por diversas mudanças até atingir o ponto onde a encontramos hoje. Muitas dessas mudanças foram motivadas pelo contexto do ambiente de trabalho, outras mudanças foram definidas por transformações do pensamento humano. Porém, o cenário no qual se encontram as organizações atualmente pode ser o fato mais relevante para as mudanças que têm ocorrido. Assinale a alternativa na qual NÃO encontramos nenhum dos fatores de mudança do cenário atual.

c. Competitividade: numero cada vez maior de empresas atuando no mesmo mercado, e empresas com produtos concorrentes.

8 - Os avanços observados nas últimas décadas têm levado as organizações a buscarem novas formas de gestão com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos clientes. Nota-se também que o sucesso das organizações modernas depende, e muito, do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual. No que se refere à concepção atual de gestão de pessoas, considere as afirmações abaixo:

(I) Devido à necessidade das organizações tornarem-se mais competitivas surgiram estratégias diferenciadas no que tange à gestão de pessoas. Dentre elas encontra-se a atual estratégia de comprometimento em que as pessoas são vistas como custo, que para desempenharem adequadamente suas atividades, devem ser mandadas e controladas.

(II) Na concepção atual de Gestão de Pessoas temos que a mesma deve ser definida não simplesmente pelas atividades que executa, mas pelos resultados que agrega à organização, clientes, colaboradores e sociedade.

(III) No enfoque de gestão de pessoas, as pessoas são parte de um sistema, que deve ser administrado. No modelo de gestão estratégica as pessoas participam e integram o planejamento estratégico; as pessoas são parte do processo.

Assinale a alternativa correta:

e. As afirmações II e III estão corretas

ATIVIDADE 2

1 - Os valores subjacentes às praticas de gestão de pessoas são os listados abaixo. Quais deles asseguram a efetividade do trabalho de gestão de pessoas feito de acordo com os parâmetros da gestão estratégica de pessoas?

I Desenvolvimento mútuo

II Flexibilidade

III Consistência no tempo

IV Simplicidade

V Satisfação mutua

VI - Transparência

Estão corretos os itens:

a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com