TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Casos: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS

CAPITULO 3 – IDALBERTO CHIAVENATO

* Missão

As organizações não funcionam a esmo. Elas têm propósitos a serem obtidos.

Toda organização tem uma missão a cumprir. A Missão significa a razão de ser de uma empresa. Ela deve responder a três perguntas básicas: Quem somos? O que fazemos? E por que fazemos?

A missão serve para orientar os colaboradores sobre como proceder em situações pouco comuns. Serve para orientação de propósito por ausência do dono da empresa, ou seja, em caso de impedimento você conhece bem os calores essenciais e que conduta tomar com base nos princípios norteadores. A missão deve traduzir a filosofia a razão de existir de uma organização. Em caso de dúvida de como proceder, caso você disponha da missão você terá um norte para lhe guiar.

* Visão

A visão serve para definir a própria empresa em uma condição futura. A visão deve definir como a organização se encontrará após um determinado espaço de tempo. Ela existe para permitir aos colaboradores uma visão clara de futuro. As pessoas estão cada vez menos aceitando serem controladas através de normas burocráticas, desejam ter compromissos com a organização através da aceitação da visão e da existência de valores compartilhados.

A visão funciona internamente como um projeto que a organização gostaria de ser, ou seja, quais os objetivos organizacionais mais relevantes.

* Objetivos Organizacionais

Objetivo é um resultado desejado que se pretende alcançar dentro de um determinado espaço de tempo. Segundo Chiavenato, os objetivos organizacionais podem

ser rotineiros; que servem para o dia-a-dia, inovadores; que agregam algo de novo à organização, e de aperfeiçoamento; que servem para alavancar os atuais resultados da organização.

* Estratégia Organizacional

A estratégia é formulada a partir missão, visão e objetivos organizacionais, além da análise ambiental e organizacional. A estratégia é uma forma adequada de aproveitar oportunidades externas e neutralizar ameaças externas, além de aproveitar as forças potenciais internas e neutralizar fraquezas também identificadas internamente.

É apontado três tipos de filosofias para o Planejamento Estratégico: Conservador, voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente; Otimizante, que é voltado para a adaptabilidade e inovação organizacional, e prospectivo, que é focado para as contingências e para o futuro das organizações.

* Os Desdobramentos da Estratégia

O desdobramento da estratégia, em táticas e em planos operacionais permite atender a dois requisitos: o primeiro é a integração de todos os esforços em um só sistema conjunto de ações simultâneas e coordenadas, sejam estratégicas, táticas e operacionais; o segundo é a filtragem e gradativa decomposição dos objetivos estratégicos em uma multiplicidade de objetivos táticos e operacionais que devem ser alcançados de maneira integrada.

De uma forma bem simplificada, podemos analisar que a estratégia bem definida é que vai dar à organização condições de competir com as suas concorrentes buscando, no mínimo, manter sua posição no mercado ou se possível, melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com