TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  3.161 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais as características organizacionais da Era da Industrialização Clássica? E como era a administração de pessoas nessa época?

Nesse período as principais características das nossas empresas foram: (a) Formato Piramidal e Centralizador; (b) Departamentalização Funcional; (c) Criação do Modelo Burocrático; (d) Centralização das decisões no “topo” da pirâmide organizacional. Nessa época as pessoas eram consideradas “recursos de produção”, juntamente com outros recursos organizacionais (materiais, logísticos e etc.) e o homem era considerado um apêndice da máquina.

2. Quais as características organizacionais da Era da Industrialização Neoclássica? E como era a administração das pessoas nessa época?

Nesse período, adicionou-se às organizações um esquema de departamentalização por produtos e serviços, a fim de agilizar o funcionamento e proporcionar inovação, dinamismo e maior competitividade. As relações industriais foram substituídas por Administração de Recursos Humanos e se passou a enxergar as pessoas como recursos vivos, inteligentes e não mais como um fator inerte de produção. Na verdade, durante a década de 1980 o mundo continuava mudando e essas mudanças já eram velozes e extremamente rápidas.

3. Quais as características organizacionais da Era da Informação? E como esta sendo feita a administração das pessoas nesta época?

Nesse período a tecnologia da informação provocou o surgimento da globalização da economia. A competitividade se tornou mais intensa entre as empresas. Após o advento da internet a informação passou a cruzar o planeta em questão de segundos. O capital deixou de ser o recurso mais importante e deu lugar ao conhecimento. A cultura organizacional sofreu forte impacto e passamos a privilegiar a mudança e a inovação voltadas para o futuro. As mudanças passaram a ser rápidas, velozes e sem continuidade com o passado. Isso trouxe um contexto ambiental de turbulência e de imprevisibilidade. A administração de pessoas passou a ser feita pela gestão de pessoas, dando ênfase a liberdade e comprometimento para motivar as pessoas.

4. Quais as megatendências que estão quebrando velhos paradigmas?

Globalização, tecnologia, informação, conhecimento, serviços, ênfase no cliente, qualidade, produtividade e competitividade são mega tendências que estão quebrando velhos paradigmas.

5. Quais as preocupações das organizações quanto ao futuro?

As organizações se preocupam com as rápidas e vultuosas mudanças trazidas pela globalização, onde necessitam avaliar a concorrência e avaliar a posição de seus produtos no mercado mundial, pois as comparações estendem-se além de aferir local e regional. Tais considerações implicam em educar, treinar, motivar e liderar as pessoas envolvidas nas organizações inserindo nas mesmas um espírito empreendedor para que esta ao ter conhecimento da missão e visão da organização trabalha junto desta em busca de melhores perspectivas para ambos. As preocupações se estendem aos clientes, que são o termômetro da empresa e aos produtos que devem sempre ser diferenciados e de qualidade para conquistar o cliente com possibilidade de compra em qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com