TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Escolar: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão de Pessoas (estratégico tático e operacional)

O RH passou por várias fases. o início do século XX, os primeiros departamentos de recursos humanos controlavam as admissões e as demissões feitas pelos supervisores, dirigiam o departamento de pagamentos e administravam planos de benefícios.

Era esse o trabalho, que em grande parte consistia em assegurar que os procedimentos fossem seguidos. Quando a tecnologia em áreas como testes e entrevistas começou a surgir, o departamento de recursos humanos passou a desempenhar um papel maior na seleção, no treinamento e na promoção de funcionários.

O surgimento da legislação dos sindicatos na década de 1930 levou a uma segunda fase da administração de pessoal e a uma nova ênfase à proteção da empresa- em sua interação com os sindicatos. A legislação sobre discriminação nas décadas de 1960 e 1970 levou a uma terceira fase da administração de pessoal. Por causa dos grandes prejuízos que ações judiciais poderiam causar à empresa, as práticas efetivas em relação ao

pessoal tornaram-se mais importantes. Nessa fase (assim como na segunda), o departamento de recursos humanos oferecia especialização em áreas como recrutamento, seleção e treinamento, embora com um papel maior. Observe, porém, que negociando com sindicatos ou empregando de maneira igualitária, a área de pessoal ganhava status tanto pelo que poderia fazer para proteger a organização de problemas quanto pela contribuição positiva que dava para a competitividade da empresa.

Hoje, a área de pessoal está rapidamente entrando em uma quarta fase, e seu papel está mudando: de protetora, ela está se tornando planejadora e agente de mudanças. A metamorfose do departamento de recursos humanos em administração de recursos humanos reflete o fato de que nas organizações atuais, achatadas, competitivas e voltadas para o downsizing, são os funcionários altamente treinados e comprometidos, e não as máquinas, que geralmente constituem a grande chave para a competitividade da empresa.

Tudo isso significa que é mais importante do que nunca contratar as pessoas certas e treiná-Ias e motivá-Ias efetivamente. E isso, por sua vez, demanda um sistema de RH mais efetivo. Com base em uma análise, por exemplo, as melhores práticas de RH para muitas empresas hoje em dia incluem contratação altamente seletiva, equipes de trabalho e tomadas de decisão descentralizadas, altos salários, treinamento extensivo, diminuição das diferenças de status e muito compartilhamento de informações entre

funcionários e gerência - tudo construído sobre uma base "que vê as pessoas como uma fonte de vantagem competitiva e sobre uma cultura administrativa que adota essa crença".

Segundo uma estimativa, administrar efetivamente o sistema de RH pode representar retornos financeiros maiores para a empresa, em alguns casos estimados em mais de 20 dólares por funcionário.26 Em empregadores como a empresa farmacêutica Merck & Company, o RH ajuda os funcionários a se adaptarem às crescentes pressões em seu de-

partamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com