TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho acadêmico: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.158 Palavras (13 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distancia – Polo Cotia

GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho de Gestão de Pessoas apresentado à Universidade Anhanguera - Uniderp como exigência parcial para obtenção em Tecnólogos, com habilitação em Gestão, sob a orientação da Prof. Msc. Mônica Satolani.

PÓLO COTIA

2014

SUMÁRIO

Introdução: O Papel do Gestor dentro da Organização 03

Etapa 1

Passo 1: A chave do sucesso organizacional 05

Introdução á Moderna Gestão de Pessoas 05

Passo 3: Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas 06

Etapa 2

Passo 1: Recrutamento e Seleção de Pessoal 07

Passo 2: Solicitação 07

Cultura 08

Avaliação 08

O que é Avaliação de Desempenho 09

Etapa 3

Passo 1: Programa Incentivo 09

Passo 2: A Importância do Plano de Ação 10

Passo 4: Plano de Ação 10

Etapa 4

Passo 1: Relação entre Empregado e Empregador 11

Passo 2: Higiene e Segurança do Trabalho 12

Bibliografia 13

INTRODUÇÃO

O Papel do Gestor dentro da Organização

As mudanças ocorrem a todo o momento dentro das organizações tanto como novas tecnologias até em atender novas necessidades de produtos e nos desejos dos consumidores para a sobrevivência da empresa frente a concorrência.

Quando o gestor esta à frente de uma equipe no ambiente de trabalho exerce os princípios adquiridos como planejamento, organização, liderança e controle. O projeto precisa ser planejado, os recursos que serão utilizados, as pessoas que participarão do desenvolvimento do projeto, os caminhos para alcançar os objetivos com sucesso, precisa conhecer tudo acerca do projeto para organizar o seu andamento, os recursos físicos, humanos, e financeiros. A organização é de suma importância, deve ser bem desempenhada durante a execução por conta de gastos excessivos ou não previstos.

Tornou-se cada vez mais desafiante para os lideres gerenciar uma equipe onde as pessoas mudaram a sua forma de trabalhar, de viver em sociedade, de culturas diferentes, hábitos, personalidades trabalhando em grupo. As tarefas mais difíceis para o gestor é administrar os conflitos e as motivações para com as pessoas, pois elas são diferentes e sentem necessidades distintas e ter que suprir individualmente não é nada fácil sendo que uma organização busca atender a maioria dos colaboradores e então o controle do gestor é averiguar se as atividades estão ocorrendo dentro da programação, se tudo esta dentro do esperado como prazos e custos. As habilidades e o desenvolvimento delas é necessário para dominar a situação e desenvolver um bom projeto, gerenciar uma equipe sendo necessário a busca constante do conhecimento e aperfeiçoamento, desenvolver habilidades humanas, conceituais e técnicas que esta ligada na execução do trabalho e o domínio do conhecimento especifico. As humanas são ligadas ao bom relacionamento, as conceituais são de extrema importância por ser necessária aos gestores, ao proprietário, presidente, pois mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente na administração da empresa e também no direcionamento.

O processo de desenvolvimento das habilidades pode ser longo e continuo, o conhecimento atribuído as experiências adquiridas ao longo da vida ajudará nessa formação profissional, o importante é gostar do que esta fazendo e amar o seu grupo, dedicar-se a sua equipe e a disciplina que são os fatores de sucesso para obter os resultados, fazendo as melhores escolhas possíveis, surpreender para que tenha no final você mesmo como gestor carregou aquela responsabilidades de que o projeto, a equipe e a organização como todo seja satisfatório e a certeza do sucesso na obtenção dos objetivos.

Etapa 1

Passo 1

A Chave do Sucesso Organizacional

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais.

Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.

Para Chiavenato (1999), a moderna gestão de pessoas consiste de várias atividades integradas, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem-estar.

O administrador também desempenha funções administrativas que constituem o processo administrativo, cabe ao administrador planejar, organizar, dirigir, e controlar, para essa função ele contará com o auxílio do RH, assim o administrador poderá desempenhar todas essas funções já descritas.

A Área de Recursos Humanos (ARH) existe para empregar as políticas práticas fundamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com