TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Exames: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

1o Tema: Feedback

1o Artigo: Por que é tão difícil dar e receber feedback?

Fonte: Portal CIO (Gestão) – www.cio.com.br - Escrito por: Márcia Veras

Data: 27 de fevereiro de 2013

1o trecho: “Dar feedback é uma das coisas mais importantes que podemos fazer como líderes, porque é por meio dele que podemos ajudar alguém a se desenvolver. Ao mesmo tempo, é uma das tarefas mais difíceis porque, infelizmente, temos o costume de enxergá-lo como uma crítica – e não gostamos de criticar os outros, muito menos de ser criticados.”

Análise: Concordo com o descrito no artigo. Ainda hoje o feedback é recebido e visto como uma “bronca” e sempre que existe uma reunião para se tratar do assunto feedback, os funcionários ficam amedrontados, acuados, se sentem ofendidos e interpretam de forma pessoal as colocações feitas pelos gestores/líderes, gerando um resultado de desmotivação na equipe.

Para um líder, principalmente da área da saúde, torna-se um desafio o uso desta ferramenta, apesar de sua importância indiscutível, o gestor de saúde que já tem um dia a dia extremamente atribulado, muitas vezes em cirurgias e com grandes equipes, ainda precisa encontrar equilíbrio e tempo para fazer a gestão de pessoas, que em muitos casos estão vindo de vários plantões, de diferentes hospitais/clínicas sem motivação, nem comprometimento com os pacientes e colegas de trabalho.

2o trecho: “Para começar, podemos mudar um pouco esta abordagem. Se passarmos a enxergar o feedback como algo construtivo, que fazemos porque queremos bem àquela pessoa e desejamos ajudá-la, fica bem mais fácil. Na verdade, dar feedback é algo que só fazemos quando nos preocupamos com o outro. Caso contrário, deixamos de lado com a ideia de que “não adianta mesmo” ou “não vai fazer diferença”. Este é um dos pontos mais importantes para um bom feedback: que seja bem-intencionado. Além disso, para que seja efetivo, é preciso que seja específico e refira-se a um comportamento observado sobre o qual a pessoa possa fazer algo a respeito, evitando generalizações e julgamentos. Deve ainda ser dado de forma direta. Esqueça aquela técnica do sanduíche – falar algo bom, algo ruim e algo bom no final – isso pode confundir seu interlocutor.”

Análise: Na área da saúde, o feedback pode e deve ser aplicável. Recentemente temos visto um forte trabalho para que o atendimento seja mais humanizado e em alguns locais até com tratamento, estruturas e cozinhas similares a rede hoteleira, o que exige dos funcionários em alguns casos, uma nova postura para tratar pacientes e acompanhantes. É necessário que o gestor pontue situações como por exemplo, a necessidade de um atendimento mais cordial e atencioso, funcionários verdadeiramente preocupados com o bem estar de todos, zelando por silêncio; cuidados com aplicação de medicações; médicos que se mostrem mais disponíveis e atenciosos; funcionários que evitem faltas e atrasos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com