TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Casos: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho - Consequências das evoluções da administração e do cooperativismo (foco: Questões Estratégicas)

Resumo

Ao Longo dos anos é notório avaliarmos que a ciência da Administração tem desenvolvido várias técnicas, as quais têm contribuído para o aumento da eficiência das empresas, no sentido de conseguir com o menos esforço o melhor resultado administrativo e operacional, ou seja, ("fazer as coisas da melhor maneira").

Quanto à estratégia – ou o caminho que a organização deverá seguir – só recentemente tem merecido maior atenção dos administradores, os quais têm procurado desenvolver técnicas para facilitar o trabalho de conduzir a empresa na melhor direção. E, para facilitar este trabalho, surgiram algumas técnicas de planejar o nível estratégico da organização. Este planejamento visa a eficácia das organizações; ou seja, orientar esforços na direção mais correta ("fazer aquilo que deve ser feito").Todas as instituições denominadas cooperativas possuem pontos comuns. São sociedades de pessoas, de pequenos produtores ou consumidores, que se associam livremente para realizar certos objetivos comuns, por meio de trocas recíprocas de serviços, valendo-se de uma empresa econômica coletiva, que funciona como os bens de todos, e riscos comuns. O cooperativismo tem suas especificidades, suas qualidades, ou seja, seus pontos fortes, mas também, como em qualquer outro empreendimento, é uma instituição que também apresenta alguns problemas. Como aspectos positivos do atual contexto administrativo das cooperativas podemos destacar acima de tudo a democracia cooperativista que permite: novos postos de trabalho, melhoria da renda dos associados, o trabalhador não é subordinado, estrutura organizacional horizontal, há um prestígio de democracia, o associado pode se tornar empresário e ter seu negócio próprio, respeita os esforços da cada pessoa, adesão voluntária cooperativa, educação cooperativista, divisão dos resultados do trabalho entre cooperado, trabalho sobrepõe-se como elemento principal em relação ao capital. Os aspectos negativos do sistema de cooperativismo são: baixa participação no mercado, defasagem tecnológica das cooperativas, insuficiência de informações gerenciais, fraca padronização operacional, falta de treinamento profissional, capacidades ociosas, investimentos mal feitos, processos de tomada de decisão lentos, capacidade gerencial limitada, marketing insuficiente em termos de conhecimento, prática e investimentos, problemas de logística e de sistemas de distribuição, linha de produtos muito rasa, evasão de associados e cooperados, caráter paternalista das relações entre cooperativa e cooperados, estruturas organizacionais inadequadas, falta de conhecimento e prática da administração estratégica.

2 – De acordo com o mesmo autor, as tendências da administração que favorecem a gestão das cooperativas estão assim relacionadas: abordagem comportamental; perfeita interação entre os diversos sistemas administrativos; sistemática decomposição dos sistemas e processos em partes numa relação clientes versus fornecedores; definição dos papéis dos executivos; necessidade de comprometimento para com os resultados negociados e estabelecidos; desenvolvimento de metodologias e técnicas administrativas.

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com