TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Escolar: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  7.778 Palavras (32 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 32

FACULDADE TECSOMA

Administração

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS:

Processo fundamental para a escolha de uma boa equipe profissional

Daniele Mota Fernandes

Paracatu

2011

DANIELE MOTA FERNANDES

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS:

Processo fundamental para a escolha de uma boa equipe de um profissional

Monografia apresentada ao curso de Administração da Faculdade Tecsoma, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas.

Orientador temático: Carlos Alberto Kraemer

Orientador metodológico: Geraldo Benedito Batista de Oliveira

Paracatu

2011

FERNANDES, Daniele Mota.

Recrutamento e Seleção: processo fundamental para a escolha de uma boa equipe profissional. / Daniele Mota Fernandes. Paracatu: Faculdade TECSOMA, 2011.

88 p.

Orientador: Carlos Alberto Kraemer

Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade Tecsoma, Curso de Administração, Paracatu, 2011.

1. Gestão de pessoas. 2. Recrutamento. 3. Seleção. I. KRAEMER, Carlos Alberto. II. Faculdade Tecsoma. III. Título.

CDU: 658.3

DANIELE MOTA FERNANDES

Proposta de implantação de técnicas de recrutamento e seleção de pessoas no Laboratório Santa Clara

Monografia apresentada ao curso de Administração de Empresas da Faculdade Tecsoma, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.

_______________________________________________

Fernando Antônio Antunes

Coordenador do Curso de Administração

___________________________________

Carlos Alberto. Kraemer

Professor Orientador

____________________________________

Geraldo Batista de Oliveira

Orientador Metodológico

___________________________

Professor convidado

Paracatu, 30 de novembro de 2011

Dedico este trabalho à minha família, em especial à minha mãe Aparecida, que em nenhum momento mediu esforços para realização dos meus sonhos, que me guiou pelos caminhos corretos, me ensinou a fazer as melhores escolhas, me mostrou que a honestidade e o respeito são essenciais à vida, e que devemos sempre lutar pelo que queremos. A ela devo a pessoa que me tornei, sou extremamente feliz e tenho muito orgulho por chamá-la de Mãe!

Te amo, Mãe!!

AGRADECIMENTO

A Deus, que me permitiu tudo isso, ao longo de toda a minha vida, e, não somente nestes anos como universitária, é a Ele que dirijo minha maior gratidão. Deus, mais do que me criar, deu propósito à minha vida. Vem dEle tudo o que sou, o que tenho e o que espero. Tu és o maior mestre, que uma pessoa pode conhecer e reconhecer.

À minha mãe Aparecida, que foi a pessoa que sempre me apoiou e proporcionou a realização deste grande sonho, obrigada mãe. Ao meu irmão Diego pelo carinho e compreensão e humildade para comigo. Ao meu padrasto Feliciano que muito me apoiou e ajudou nos momentos de dificuldade e a me acalmar quando muitas vezes no desespero.

A todos da minha família que foram responsáveis por este momento tão marcante em nossas vidas. Pela dedicação, pelo amor que nos fez mais forte, fazendo nos entender que somos capazes de ir mais além. Esta vitória também é de vocês.

Àqueles que direta ou indiretamente contribuíram para que eu chegasse até aqui. A todos meu carinho e muito obrigada. Valeu pela força.

"Estratégia é a arte ou ciência de saber identificar e empregar meios disponíveis para atingir determinados fins, apesar de a eles se oporem obstáculos e/ou antagonismos conhecidos."

Sun Tzu

RESUMO

As pequenas empresas não costumam desenvolver as técnicas de recrutamento e seleção, e a maioria não possui nenhum tipo de planejamento voltado para a área de recursos humanos e não sabem como isso é importante. A falta de um recrutamento e seleção pode causar sérios prejuízos para empresa, como falha no atendimento aos clientes, baixa motivação dos funcionários, redução da rotatividade de pessoas e má colocação de pessoas para preencher o cargo certo. Em uma época em que os avanços tecnológicos contribuem para o surgimento de empresas cada vez mais competitivas, pessoas são consideradas verdadeiro capital humano, peças fundamentais para o sucesso da empresa, contribuindo de forma efetiva para alcance dos resultados das organizações. O objetivo deste trabalho é propor um projeto com planejamento de recursos humanos e escolha de técnicas de recrutamento e seleção para o Laboratório Santa Clara, demonstrando através de pesquisas de campo e conceitos de renomados autores conhecedores da gestão de pessoas, que a colocar a pessoas certa no lugar certo é necessário para o desenvolvimento de qualquer empresa.

Palavras-chaves: Gestão de pessoas. Recrutamento. Seleção de pessoal.

ABSTRACT

The small companies normally do not develop recruitment strategies and also all of then do not have any planning for human resorce area and don´t know how important it is to the firm. The lack of recruitment in a business can cause many problemas as: fail costumer service, down employee satisfaction, reduce townover of people and people with bad qualification. Nowadays the tecnology help to the appearance of competitive companies, so it means that people are the real human capital, the main parts of the business success ,supporting the corporation results. The aim of my research is a Human Resource Planning, including recruitment techniques to the Santa Clara Laboratory. My project show through of importants

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com