TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Projeto de pesquisa: Gestão De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.234 Palavras (17 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

Gestão de pessoas é uma área muito importante dentro das organizações, ela se faz necessária dentro de cada grupo.

É função desta, gestão planejar, organizar, dirigir e controlar as tarefas designadas dentro da organização. Essas pessoas são capazes de conduzir grupos, alcançando assim as mudanças dentro das empresas.

Esses gestores são quem define as metas, criam estratégias, são pessoas chaves dentro das organizações, são eles que acompanham os melhores desempenhos, controlam os custos, mão de obra.

Enfim o gestor é a pessoa que monitora e alcança junto com sua equipe os objetivos traçados pela organização.

INTRODUÇÃO

Gestão de pessoas são uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

A gestão de pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.

Atividade Práticas Supervisionadas 1º Etapa

1. Gestão Estratégica de Pessoas Dentro das Organizações Empresariais:

Tempos atrás a área de recursos humanos atuava de forma mecanicista, uma visão em que o empregado prevalecia à obediência e a execução das tarefas. Atualmente a questão é diferente, no lugar dos funcionários e chefes estão os colaboradores e os gestores.

O gestor, por sua vez estará gerenciando pessoas constantemente, podendo ser uma equipe de uma empresa pequena, média ou grande porte, na qual o seu desafio e incentivar, motivar a gestão de pessoas se tornou uma vantagem competitiva, pois as empresas tem funcionários satisfeitos .

É necessário formar e coordenar um plano de capacitação anual destinado ao desenvolvimento dos colaboradores, aos gerentes desenvolver ações com o objetivo de formar gerentes com postura participativa, com capacidade de estimular e orientar o desempenho dos nossos colaboradores.

O gestor de pessoas deve ter sempre uma perspectiva do que quer, ele precisa pensar o futuro, portanto faz-se necessário um planejamento estratégico que deixe os objetivos e metas bem claros, para isso é preciso a participação de todos que compõe a empresa.

Proporcionar segurança ao pessoal no emprego, alta seletividade na admissão; Remuneração elevada; Incentivos financeiros e não financeira participação dos lucros, partilhar informações.

 Gerentes & Lideres.

Liderança é a capacidade de influenciar pessoas, conquistar confiança , incide sobre atitudes, percepções, comportamento ou uma combinação destes fatores.

O líder eficaz é um eterno aprendiz; Requer abertura, curiosidade, sensibilidade e, sobretudo, contato com pessoas, ideias, valores e especialidades diferentes que permite alargar os horizontes.

As organizações precisam investir mais em seu quadro de pessoal, é esperado que no século as empresas evoluíssem em virtudes do conhecimento adquirido e gerenciado, preparando-se para mudanças constantes e rápidas e muitas das vezes inesperadas.

A gestão do conhecimento atrai mudanças para as empresas e propõe a implementação de processos simples e ágeis no qual o conhecimento esteja registrado e disponível a todos os envolvidos.

Com o passar do tempo percebemos que a base fundamental do crescimento organizacional está no valor do potencial humano, na criatividade, na força do trabalho, na interação entre equipes e colaboradores, no compromisso e na inovação de ambas as partes.

O primeiro passo fundamental para o sucesso organizacional é valorizar o papel do colaborador, ou seja, torna-lo participativo, com maior autonomia em suas atividades, cooperando nas decisões com os seus gestores.

O segundo passo é o aprimoramento e modernização do processo produtivo através de estratégias voltadas para as competências do colaborador.

Ao agregarmos pessoas, uma organização abre suas portas para colaboradores capazes de ajustar suas características pessoais às características da empresa, buscando sempre uma adequação entre aquilo que ela pretende e aquilo que as pessoas oferecem.

Havendo resultados destas adaptações, as organizações além de expandir o pensamento o gestor redefine estratégias empresariais e de mercado, aprimorar habilidades e atitudes, desenvolver e aperfeiçoar as pessoas deverá incorporar uma visão voltada para as necessidades do negócio.

As pessoas são fontes de competitividade, porque possuem valores e não são copiadas tão facilmente.

O trabalho humano nas organizações tem ganhado uma merecida atenção independente da atividade a que se dedica.

As organizações serão reconhecidas e valorizadas porque reconhecem e valorizam àqueles que dão sentido

2. A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo

Os pontos principais da gestão de pessoas dentro das organizações são:

 Era da Industrialização Clássica – iniciada em meados de (1950) marcada pela industrialização mundial, bem como os países desenvolvidos e industrializados. Imperavam as estruturas burocráticas, piramidal e centralizador, com ênfase na departamentalização funcional.

 Era da Industrialização Neoclássica – iniciada após a ll guerra mundial (1950 à 1990) motivado pela aceleração nas mudanças mundiais, comercializações internacionais e competitividades entre as empresas. As respostas rápidas exigidas apresentou a estrutural matricial.

 Era da Informação – iniciada em meados de (1990) na qual estamos vivenciando, mudanças que se tornaram rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas provocando pela aldeia global exigindo mobilidade, agilidade, inovação possível a partir de equipes multifuncionais e o conhecimento passa a ser o recurso mais importante. O setor industrial migrou para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com