TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Monografias: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O Brasil passa por um período conturbado. A escolha do país como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 e a descoberta de petróleo na camada pré-sal são promessas de impulsionar a economia e beneficiar empresas e indústrias. Em razão disto o mercado intensifica a procura por mão de obra especializada.

Uma empresa de telecomunicações contratou um headhunter para preencher uma posição de Gerente de Produto. Ao longo do processo de recrutamento, foram utilizadas diversas estratégias para tentar superar certas dificuldades, caracterizadas por: quantidade insuficiente de candidatos; falta de competição entre os candidatos; elevadas pretensões salariais. Considerando que mercado de trabalho é o conjunto de oportunidades de trabalho oferecido pelas organizações, a situação relatada é característica de um mercado: Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada:

Corretae.

de trabalho em oferta e/ou de RH em procura

Resposta Correta:

Corretae.

de trabalho em oferta e/ou de RH em procura

Feedback da resposta:

Mercado de trabalho em oferta (ou cargos em oferta) significa dizer que há maior oferta de oportunidades de trabalho do que profissionais disponíveis para ocupá-las, ou seja, há mais vagas do que candidatos disponíveis. Por outro lado, mercado em demanda ou procura, significa que há menos vagas do que candidatos.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

As relações de trabalho passaram por diversas mudanças significativas nos últimos anos, no Brasil e no mundo, o que refletiu na atuação de gestão de pessoas. O impacto destas mudanças pode ser percebido nas atividades, processos e técnicas que incorporaram ao ambiente organizacional novos modelos de gestão. No que se refere ao atual modelo de gestão de pessoas, à sua prática e pressupostos, considere as seguintes afirmações:

(I) Pensar em planejamento de pessoas é exercício de futurologia, pois em um ambiente instável do ponto de vista político e econômico é difícil prever o que irá acontecer com pessoas e organizações.

(II).A noção de gestão de competências estratégicas nas organizações requer que poucas pessoas saibam de suas informações essenciais e a maioria saiba das informações necessárias às atividades rotineiras, visto que o segredo é a alma do negócio em um mundo cada vez mais competitivo.

(III) O novo modelo privilegia o desenvolvimento, ou seja, a capacidade da pessoa para assumir e executar atribuições e responsabilidades de nível mais elevado. O desenvolvimento da organização está diretamente relacionado à sua capacidade de desenvolver pessoas e de se desenvolver por meio delas.

(IV) As pessoas estão cada vez menos capacitadas e, por isso, menos aptas para lidar com níveis maiores de complexidade. Como consequência, o foco atual da gestão de pessoas é o controle e a adaptação do indivíduo à empresa, garantindo, deste modo, a produtividade.

Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada:

Corretaa.

Somente a afirmação III está correta.

Resposta Correta:

Corretaa.

Somente a afirmação III está correta.

Feedback da resposta:

O planejamento de pessoas é fundamental para que a empresa tenha clareza sobre sua necessidade de pessoas ao longo do tempo, tanto em termos de número de pessoas, como em termos de qualidade e competências. O planejamento de quadro deve estar alinhado com as estratégias da empresa, bem como com as estratégias de gestão de pessoas. Auxilia na definição de oportunidades de trabalho - seja de ampliação ou redução, no presente ou futuro – e por consequência, nas decisões a serem tomadas em relação às pessoas, permitindo ainda que as pessoas possam se situar e se orientar em seu desenvolvimento e carreira. O novo modelo de gestão de pessoas tem por princípios o estabelecimento de relação de parceria entre as pessoas e a organização, visando à alavancagem do desenvolvimento mútuo. Ao privilegiar o desenvolvimento compreendido como a capacidade da pessoa para assumir e executar atribuições e responsabilidades de maior complexidade.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A gestão de pessoas passa por uma reformulação de seu modelo. A globalização e o aumento da competitividade fazem com que as empresas procurem novas formas de trabalhar com as pessoas. Isso porque a sobrevivência das empresas depende muito de dois fatores humanos. Assinale a alternativa que melhor define essa dependência.

Resposta Selecionada:

Corretac. As organizações dependem cada vez mais do desempenho e da competência das pessoas para sobreviver.

Resposta Correta:

Corretac. As organizações dependem cada vez mais do desempenho e da competência das pessoas para sobreviver.

Feedback da resposta:

As organizações dependem cada vez mais do desempenho e da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com