TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  2.497 Palavras (10 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA UNIDERP - INTERATIVA

Polo Eldorado

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

GESTÃO DE PESSOAS

Acadêmicos: Anderson Camilo Lazari – RA 396493

Aparecida Gomes da Silva - RA 363652

Joaquim Alves Lopes - RA 397590

Maira Aparecida Torres Martins - RA 383914

Prof. Tutor Presencial: James Antonio Caprioli Carrocini

Prof. EAD: Dante Bonetti de Freitas

Eldorado

2013

ANHANGUERA UNIDERP - INTERATIVA

Polo Eldorado

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

GESTÃO DE PESSOAS

ANDERSON CAMILO LAZARI

APARECIDA GOMES DA SILVA

JOAQUIM ALVES LOPES

MAIRA APARECIDA TORRES MARTINS

Projeto de Gestão de Pessoas do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Anhanguera Uniderp - Interativa, Pólo de Eldorado – MS, sob a orientação do Professor Tutor Presencial: James Antonio Carpioli Carrocini.

Eldorado

2013

INTRODUÇÃO

O Projeto de Gestão de Pessoas tem a finalidade de nos fazer desenvolver a habilidade do trabalho em equipe e o entendimento teórico-prático sobre as mudanças ocorridas dentro das organizações e os modelos de Gestão de Pessoas.

Importante para que venhamos desenvolver a habilidade de análise de dados de uma empresa, e identificar quais fatores estão sendo positivos ou negativos nas ações de Gestão de Pessoas dentro da organização. E também para que venhamos entender como funcionam as relações com empregados e conseguir inserir esse conhecimento em nosso dia-a-dia.

RELATÓRIO

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoa é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais

O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como e do próprio profissional.

Os processos de Gestão de Pessoas estão relacionados a:

O filme Tempos Modernos, focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.

Em apenas três anos após a crise de 1929, a produção industrial norte-americana reduziu-se pela metade. A falência atingiu cerca de 130 mil estabelecimentos e 10 mil bancos. As mercadorias que não tinham compradores eram literalmente destruídas, ao mesmo tempo em que milhões de pessoas passavam fome. Em 1933 o país contava com 17 milhões de desempregados. Diante de tal realidade o governo presidido por H. Hoover, a quem os trabalhadores apelidaram de "presidente da fome", procurou auxiliar as grandes empresas capitalistas, representadas por industriais e banqueiros, nada fazendo, contudo, para reduzir o grau de miséria das camadas populares. A luta de classes se radicalizou, crescendo a consciência política e organização do operariado, onde o Partido Comunista, apesar de pequeno, conseguiu mobilizar importantes setores da classe trabalhadora.

A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho.

Em sua Segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diversão para burguesia.

É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias "subversivas".

A Moderna Gestão de Pessoas mostra que: “Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los”.

E que com a abordagem sistêmica, a velha tradição cartesiana de dividir, segmentar e separar, foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas, mas nos processos. Não mais nos meios, mas nos fins e resultados. Não mais em cargos individualizados, separados e confinados, mas no trabalho em conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com