TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas I

Monografias: Gestão De Pessoas I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 6

1. Para Chiavenato (2003) a empregabilidade significa o conjunto de competências e habilidades necessárias para a pessoa manter-se colocado em uma empresa.

Partindo desse pressuposto, analise a charge abaixo, e pautando-se nos estudos do livro didático, você deverá escrever um texto de 8 a 12 linhas, descrevendo 3 atitudes/posturas que uma pessoa deve ter para conquistar um bom perfil de empregabilidade. Justifique as atitudes apresentadas de forma fundamentada.

Para a fundamentação você poderá utilizar-se de leituras externas ao material da disciplina como: artigos e ou livros. (3,0 pontos)

Orientações:

• os textos motivadores não devem ser copiados;

• o texto deve ser escrito de forma coesa e coerente;

• cite as fontes da pesquisa;

• acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm e veja como realizar citações e referências.

Vivemos hoje em um mundo completamente competitivo. Para nos mantermos no mercado de trabalho já não nos basta sermos competentes e fazer com eficiência aquilo que nos é proposto, isso já está ultrapassado. Há três aspectos que podem ser decisivos para nos mantermos empregados e com possibilidades de crescimento: o conhecimento, a habilidade e a atitude. Dentro da empresa em que trabalhamos é imprescindível que tenhamos conhecimento sobre aquilo que estamos fazendo, além disso é mais do que necessário que nos mantenhamos sempre atualizados e em busca de mais informações, dessa forma possibilitando que estejamos a frente da concorrência. Outro aspecto é a habilidade, de nada nos adianta termos conhecimento e não sabermos coloca-lo em prática, precisamos desenvolver técnicas, sempre sendo empreendedores, buscando formas mais eficientes, de fazermos aquilo que já é feito. E por último temos a atitude, esta sem dúvida é muito importante, pois somada as anteriores é extremante eficaz na geração de negócios. Precisamos ser ativos, termos atitude de mudança, de colocarmos em prática nosso conhecimento e nossa habilidade com foco no resultado.

2) Ao estudarmos os vários aspectos importantes da Gestão de pessoas, foi possível observar que a comunicação interna é um dos aspectos muito importante a ser trabalhado, discutido e investido dentro das organizações.

Analise a charge acima e, levando em consideração os estudos realizados nesta disciplina, faça um texto dissertativo-argumentativo levantando 3 problemas que podem ser gerados numa organização decorrentes da má comunicação interna e em seguida apresente as soluções. As soluções devem apresentar argumentações pautadas em discussões de autores. (3,0 pontos)

Orientações:

• Realize leituras externas ao material didático para fundamentar seu texto;

• os textos motivadores não devem ser copiados;

• o seu texto deve ter entre 10 e 15 linhas.

• o texto deve ser escrito de forma coesa e coerente;

• cite as fontes da pesquisa;

• acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

A comunicação interna é um aspecto importante no ambiente de trabalho, e deve ser discutido e investido dentro das organizações. Segundo Kunsch (1995, p. 93) “a comunicação interna é uma ferramenta estratégica para compatibilizar os interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis”.

Em muitas organizações esta comunicação é prejudicada por causa das diferenças de status e poder. Muitos dirigentes nem sempre querem compartilhar as informações e conhecimentos por medo de perderem poder, atitude que nada colabora, e sim ajuda a criar boatos, com informações muitas vezes falsas ou destorcidas. Portanto se os gestores se dedicarem a implantar planos de comunicação interna, poderão contar com o apoio dos funcionários e ter uma ótima integração entre a organização e seus empregados. Kunsch (1995) considera que a comunicação interna de qualidade passa pela disposição da direção em abrir as informações.

Outro grande problema da comunicação está na capacidade de ouvir do receptor. Normalmente, as pessoas não compreendem a informação que está sendo transmitida, pois não deixam o seu interlocutor chegar ao fim do raciocínio. Segundo Arthur de Távola (1999, p. 8), a pessoa não ouve o que o outro fala, ouve o que imaginou que o outro ia falar, ou o que ele gostaria de ouvir, entre outros. Trabalhar as técnicas do diálogo, reflexão, inquirição poderá contribuir para melhorar o processo de comunicação.

Outro fator que prejudica a comunicação interna são as reações emocionais, pois elas influenciam no modo em que compreendemos a mensagem de outros e influenciamos os outros com nossas mensagens. No entanto, se a organização se preocupar com o bem estar e com o emocional do profissional, estará também contribuindo para uma melhor comunicação interna.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

KUNSCH, M.M.K. A comunicação integrada nas organizações modernas: avanços e perspectivas no Brasil. In: CORREA, Tupã (org.) Comunicação para o mercado. São Paulo: Edicom, 1995.

TÁVOLA, A. O difícil facilitário do verbo ouvir. O Globo, São Paulo, 04 fev. 1999, p.8.

Barreiras à Comunicação Interna. – Disponível em: . Acesso em 19 de março de 2011.

3) A visão contemporânea de Gestão de Pessoas compreende o trabalho de equipe, onde os relacionamentos são interdependentes e solidários. A partir da leitura do artigo “Emoções na conta certa” e considerando sua percepção da visão contemporânea nas empresas, faça uma análise crítica de 10 a 15 linhas sobre a importância do trabalho voltado as pessoas das organizações do século XXI segundo os aspectos: valorização do trabalhador, trabalho em equipe, reconhecimento.

Procure utilizar os conhecimentos adquiridos, ao longo de sua formação, sobre o tema proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com