TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Exames: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  5.976 Palavras (24 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSISADE ANHANGUERA - UNIDERP | CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADIMINISTRAÇÃO

387120 Francisco Mario de Sousa

385001 Claudio Silva de Jesus

384288 Francisco Elenildo Cavalcante Ferreira

386700 Marcio Vinício de Sousa Oliveira

385341 Sandra Helena N. Carneiro

GESTÃO DO CONHECIMENTO

PROF. PAULO HENRIQUE

SOBRAL, JUNHO DE 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

1.1. Exemplos de GC aplicadas nas empresas

2. QUESTIONARIO:

2.1. Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

2.2. Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

2.3. Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

2.4. Descreva os quatro processos de conversão do Conhecimento — Processo SECI —e faça um desenho ilustrativo.

3. COMO PODERIA SER APLICADO NA PRÁTICA, EM SEU COTIDIANO PROFISSIONAL, CONCEITO COMO: ESPIRAL DO CONHECIMENTO, O EFEITO DA INOVAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA AS ORGANIZAÇOES.

4. GESTÃO DO CONHECIMENTO E COMO AS EMPRESAS VIABILIZAM A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO

4.1 Os que eles entendem por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia-a-dia das organizações em que atuam?

4.2 Relatar, se possível, cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa.

4.3 Quais são as barreiras do Conhecimento?

4.4. No momento da entrevista, faça o levantamento, descreva e desenhe o Ambiente “Ba” das organizações.

5. DEINIÇÕES DE CLUSTER

6. QUESTIONARIO:

6.1 Como é feita a Gestão do Conhecimento.

6.2 Há o incentivo para a Gestão do Conhecimento na empresa?

7. COMO PODE SER APLICADA A GC E TRÊS PRINCIPAIS BARREIRAS ORGANIZACIONAIS PARA SE IMPLANTAR A GC

8. RELATORIO COM BASE NO TRABALHO EM: Trabalho em Equipe, Criação do

Conhecimento, Concorrência Global e Importância da Gestão do Conhecimento.

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

10. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

11. WEBGRAFIA

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a Gestão de Recursos Humanos foi à área que mais sofreu transformações. A visão que se tem hoje é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome Administração de Recursos Humanos. Muita coisa mudou. A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena era da Informação. O mundo vive uma nova ordem econômica chamada de capitalismo intelectual que surgiu da mudança de paradigmas onde ocorre a transição da sociedade para uma sociedade baseada na informação, evidenciando a importância da gestão atual preocupada agora com o conhecimento.

Atualmente as empresas buscam a competência profissional através das pessoas com o objetivo de alcançar o sucesso em seus empreendimentos, visto que o conhecimento e a demanda de informações estão se tornando a principal matéria prima nas organizações. A atividade econômica consiste na troca de conhecimentos, informações e serviços. Tornam-se fato que hoje em dia, a lucratividade das empresas é impulsionada pela capacidade da organização em gerar novas idéias, através de seu corpo funcional, identificado por diversos autores como bens intangíveis. Segundo Crawford, a economia do conhecimento é a sucessora da economia industrial. O conhecimento sempre foi a pedra angular do desenvolvimento da civilização, porém hoje em dia tem tomado lugar de destaque no âmbito empresarial.

O conhecimento é gerado pelo ser humano, acumulado e administrado pela sociedade e operacionalizado pelo ser humano para satisfação de suas necessidades. As empresas e demais instituições, que são sociedades de pessoas com objetivos bem definidos, fazem o papel de reunir e operacionalizar especialidades do conhecimento e com isso conseguem maior eficiência para atender seus objetivos e cumprir suas missões.

As pessoas que trabalham na empresa são representadas sistematicamente pelo conceito de recursos humanos. Portanto o conhecimento retido com os recursos humanos da empresas é denominado atualmente Capital Humano.

Em decorrência da globalização e avanços tecnológicos e o intenso movimento pela qualidade, constata-se que, o grande diferencial, a principal vantagem competitiva decorre das pessoas que nela trabalham. Afinal de contas são elas que produzem, vendem, lideram, motivam, gerenciam todos os negócios de uma empresa. Para tanto há necessidade de se ter uma nova visão das pessoas, não mais como um mero recurso organizacional ou mais um passivo no processo, mas fundamentalmente como um sujeito ativo, empreendedor e criador dentro da esfera organizacional. Muito mais do que isto, um agente proativo, dotado de visão própria, e, sobretudo de inteligência, proporcionada através da habilidade humana. Pois as pessoas são detentoras e fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências, e, sobretudo, a inteligência é que proporciona a tomada de decisão, afetando diretamente no futuro da organização. É importante que todas as organizações fiquem atentas quanto à importância desse tema, compreendendo que os funcionários constituem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com