TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Casos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

BIANCA AMARAL DA SILVA FERRAZ – RA: 6787371128

GISELE DE FATIMA DA SILVA CAMARGO – RA: 6931431305

JULIANA SOARES MACIEL DE JESUS – RA: 6782377852

LILIAN ROBERTA PEREIRA – RA: 6397242535

MILENA PEIXOTO SEGUNDO – RA: 6580303552

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

PROF.Me.MAURÍCIO DIAS

PROF.TUTOR RONI EVERSON BUGLIA

Taubaté, ____/____/______

SUMÁRIO

CAPITULO 1

1.1 - CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

A Gestão do conhecimento, na opinião de alguns autores pesquisados, nada mais é do que a maneira de se gerenciar uma organização dando maior valor às habilidades pessoais adquiridas pelos mesmos em suas vidas, seja em cursos ou mesmo em experiências do cotidiano que venham a acrescentar alguma melhoria.Veja a seguir o que fala sobre o assunto à escritora do livro “A Atual Gestão do conhecimento”:

“O conhecimento constitui o eixo estruturante do desempenho da sociedade, de regiões e das organizações. As expressões “ sociedade do conhecimento”, “redes de conhecimento”, “economia baseada no conhecimento” estão cada vez mais inseridas no ambiente empresarial. Estas expressões demonstram claramente que a gestão competente do conhecimento é determinante na capacidade de sociedades, organizações e seres humanos lidarem com o ambiente, que se modifica e transforma aceleradamente e com crescente complexidade. Aprimorar tal competência é de extrema importância para a sobrevivência e pernanência das organizações no mercado competitivo”.

Consuelo Rocha Dutra de Lara

Por tanto a gestão do conhecimento visa uma melhor estruturação dos funcionários dentro da organização buscando descobrir neles pontos fortes e fracos do conhecimento, otimizando assim às funções dos mesmos e mantendo à organização equiparada com o crescimento acelerado das tranformações na sociedade e nas organizações em geral, exatamente como explica André Saito (Ph.D. em Ciência do Conhecimento) em um artigo para a revista VocêRH da editora Abril:

“A maneira de aproveitar melhor o conhecimento desses colaboradores é praticar a gestão do conhecimento, que nada mais é do que estimular e facilitar a troca, e o uso e a criação de conhecimento em toda a empresa. Com a gestão do conhecimento, as pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem, de forma a criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da companhia”.

1.2 - MODELO SECI

Como podemos perceber o conhecimento é um fator fundamental para o crescimento da organização. Existem dois tipos de conhecimento, o conhecimento Tácito e o Explícito. O conhecimento Tácito é um conhecimento imensurável e pessoal, difícil de ser formalizado. Ele é entendido por meio das intuições e palpites, também são encontrados nas crenças, percepções, valores, preceitos, emoções e experiências do indivíduo.

Já o conhecimento Explícito é o que se pode ver, que é medido e expresso por meio de palavras, recursos áudio visuais e relatórios.

Para melhor estudarmos estes conhecimentos dentro das organizações, foi criado o modelo SECI, que demonstra como é feito o ciclo do conhecimento dentro das mesmas, veja a seguir as fazes do modelo SECI:

- SOCIALIZAÇÃO: Indivíduos compartilham e criam conhecimentos tácitos através de experiência direta.

- EXTERNALIZAÇÃO: Articulação do conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão.

- COMBINAÇÃO: Sistematização e aplicação dos conhecimentos explícitos e informações.

- INTERNALIZAÇÃO: Aprender e adquirir novos conhecimentos tácitos, na prática.

Um belo exemplo do uso do modelo SECI é do grupo NATURA, encontrado no texto do link a seguir: http://xa.yimg.com/kq/groups/16987402/305194573/name/GC_NaturaCosmeti

cos.pdf

Neste texto podemos perceber que as técnicas utilizadas para o crescimento da empresa e a satisfação dos funcionários e clientes fazem parte do modelo SECI e que se utilizadas de maneira correta podem trazer grandes benefícios às organizações, pois se nos perguntarmos : Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa? Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo? E Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

As respostas serão encontradas na utilização do modelo SECI que visa uma melhor relação de comunicação com os colaboradores para poder aproveitar seus conhecimentos, sejam eles tácitos ou explícitos.

Acompanhe a seguir um desenho que ilustra o modelo SECI:

CAPÍTULO 2

2.1 – APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Nos dias atuais, com o aumento constante das tecnologias, às empresas que visam o crescimento contínuo ou até mesmo sua permanência no mercado, se sobressaindo à competitividade imposta pela globalização, têm buscado a implementação e a prática da Gestão do Conhecimento como fonte inicial para suas inovações, abrindo mão de paradigmas tradicionalistas.

Para a obtenção de vantagens competitivas, às empresas visam criar, armazenar,disseminar e utilizar os conhecimentos, integrando pessoas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com