TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Trabalho Escolar: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

Roberta Moraes de Bem

Divino Ignácio Ribeiro Júnior

Resumo: Diante da sociedade do conhecimento na qual vive, torna-se indispensável à gestão dos processos e rotinas de uma organização envolvida pelo conhecimento e a experiência das pessoas. As organizações precisam direcionar os seus esforços na aquisição, organização e disseminação do conhecimento para se manterem no mercado e apresentarem vantagem competitiva. Com este estudo teórico procurou-se verificar a contribuição do bibliotecário na gestão do conhecimento, quais as habilidades e conhecimentos que este profissional possui e o deixa apto para participar das equipes de gestão do conhecimento. Constata-se um novo campo de atuação para o bibliotecário.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento; Bibliotecário; Sociedade do Conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

Nos tempos atuais o conhecimento constitui-se em ativo fundamental, principalmente no contexto organizacional. Não é mais suficiente se ter tecnologia quando não se tem o conhecimento, já que a tecnologia é facilmente copiável, as empresas que detêm o conhecimento e que propiciam ambientes para a sua criação, são as que irão apresentar vantagem competitiva e inteligência organizacional, nesta nova �Sociedade do Conhecimento�.

A pergunta que emerge: o que é o conhecimento? O conhecimento é um ativo intangível, e na gestão do conhecimento, este pode ser categorizado em tácito ou explícito. O conhecimento tácito é aquele que está presente nas pessoas. É adquirido através da experiência, da prática, da vivência, enfim é a capacidade de se por em prática conhecimentos teóricos, adquiridos ao longo da vida, ou de uma atividade profissional. Já que este ativo é peculiar de cada pessoa, é, portanto, difícil de ser explicitado. Vale destacar que o conhecimento explicito é o maior desafio das organizações, transformar o conhecimento tácito em explícito, e conseqüentemente organizá-lo para torná-lo disponível.

A vantagem das organizações que tem como matéria prima o conhecimento, é que este diferentemente de um ativo tangível, como o plástico, por exemplo, que diminui na medida em que é utilizado, o conhecimento só aumenta quando é utilizado, dividido ou compartilhado. Desta forma é um recurso infinito, que pode trazer grandes vantagens, principalmente em longo prazo.

A gestão do conhecimento tem um caráter interdisciplinar, que envolve profissionais de diversas áreas: administração, computação, ciência da informação, educação, etc. Envolvendo disciplinas de organização, tecnologias de informação, comunicação entre outras. As quais devem estar muito bem articuladas para que a gestão funcione efetivamente.

Neste sentido o profissional bibliotecário pode ser um membro de grande importância, ou até mesmo indispensável para a gestão do conhecimento, principalmente aqueles que possuem habilitações diferenciadas da formação convencional como, por exemplo, a habilitação em gestão da informação, suas disciplinas de organização e de administração podem contribuir e muito para o processo de explicitação do conhecimento, peça chave na gestão e organização do conhecimento.

Este profissional é habilitado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com