TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Tese: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Administração

Nome do aluno: Rodrigo

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Leia atentamente os enunciados das questões e responda.

1. Considere a afirmação: “O processo de compartilhamento de conhecimento leva ao auto-aprendizado, ou seja, quem compartilha também aprende.” Interprete e explique a sentença anterior destacando de que forma esta aprendizagem ocorre.

Com o constante processo de transformações do mundo corporativo, os profissionais se vêem diante de uma necessidade: aprimorar conhecimentos a todo o momento. Diante disso, cada vez mais, as pessoas precisam desenvolver novas competências, sejam técnicas ou comportamentais.

Compartilhar informações é um dos sustentáculos da gestão do conhecimento e envolve diferentes abordagens. Muitas empresas têm como foco inicial compartilhar o conhecimento dos funcionários dentro da empresa pois o ato de compartilhar leva ao auto-aprendizado, pois leva à reavaliação de pressupostos, síntese de idéias anteriores, aquisição de novos insights e aplicação de experiência anterior em novos contextos ou novas demandas; O compartilhamento constante de conhecimento funciona ao mesmo tempo como mecanismo de feedback pessoal e como mecanismo pessoal de superação frente aos pares, estimulando aquele que compartilha a buscar padrões cada vez mais superiores de excelência em suas áreas de conhecimento.

Entretanto, apenas a aprendizagem individual não assegura uma aprendizagem

organizacional. Para isso, é importante compartilhar as aprendizagens individuais para que a organização possa entrar em um processo de mudanças que conduzem normalmente para a inovação e melhorias, como também as necessidades dessas organizações conduzirem a uma “organização que aprende”. Assim, aprendizagem organizacional pode apoiar os conceitos de melhoria contínua com a participação de todos.

2. Pensando numa abordagem bem prática, podemos entender a inteligência competitiva como o conjunto de processos e ferramentas para selecionar, analisar, comunicar e gerenciar as informações externas à empresa.

Nesse sentido, conforme vimos no livro didático, responda:

a) Que informações são importantes para que a organização as monitore? Por quê?

É importante a empresa monitorar informações relevantes de outra empresa do grupo, fornecedores, clientes ou consumidores, concorrentes, empresas de consultoria, comportamento dos consumidores, tendências, etc.

Essas informações devem ser usadas, para analisar opções de aperfeiçoamento, inovação, pois as empresas priorizam o aperfeiçoamento de produtos/serviços pela incorporação de atributos considerados relevantes pelo mercado.

b) Analise pelo menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com