TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Dissertações: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Acredito que uma boa solução para manter o conhecimento do funcionário que se aposentam é com a troca de experiências entre ele e o funcionário mais jovem, pois mesmo com muito estudo do novo funcionário ele não tem acesso ao conhecimento tacito do funcionário mais antigo.Se trocarem essas experiências e ocorrer a observação antes que o funcionário se desligue da empresa o mais jovem aprenderia o conhecimento tacito do mais velho, poderia o transformar em conhecimento explícito, combinar o que absorveu com os seus conhecimentos adquiridos com o estudo, e assim otimizar o processo da empresa como um todo. Considero que para a Brasil Motores SA deve inicialmente promover a troca de experiências entre os funcionários mais antigos e os mais novos para que seja passado o conhecimento tacito e transformado em explicito, aprimorado e utilizado como suporte para a empresa. Deveria também fazer melhores pesquisas de mercado e passar por uma renovação geral em seus produtos porem combinando com a utilização de grandes marcos que a empresa teve de muito sucesso no passado.

As cinco condições organizacionais para a geração de conhecimento novo são: Intenção, Autonomia, Redundância, Variedade e Flutuação & Caos Criativo.

Intenção: A empresa Brasil Motores SA deveria investir em seus funcionários, deve deixar claro seus objetivos e metas futuras para estimular o envolvimento de todos os colaboradores e a vontade dos mesmos em crescer junto com a organização.

Autonomia: A empresa deve reunir forças em grupo para ter autonomia, liberdade de criação, estimular o crescimento, aumentando assim a motivação dos funcionários envolvidos.

Variedade: Melhorar a comunicação dos funcionários dentro da organização, acesso otimizado a informações necessárias para desenvolvimento de projetos e melhoria do conhecimento.

Flutuação: sempre repensar ideias e conceitos existentes na empresa para a renovação e melhoria do conhecimento organizacional, no caso da Brasil Motores SA repensar seus conceitos de criação, renovação e passar a aceitar as mudanças que vem principalmente do meio externo. Esclarecendo a sua dúvida, entende-se por redundância as informações adicionais adquiridas através da experiência e, que, amplia o canal de comunicação entre os envolvidos.

* Redundância Através do compartilhamento de informações redundantes, o conhecimento será difundido, acelerando assim o conhecimento novo. Com a intenção de desenvolver mais produtos, para acompanhar o mercado e as tecnologias. VARIEDADE DE REQUISITOS  A nossa variedade terá uma estrutura adequada e compatível com as previsões impostas pelo ambiente interno e externo, onde todos os setores deverão estar interligados, através das redes computadorizadas de informação.

Como exemplo, quando uma empresa realiza um "job rotation" com os funcionários , ou seja, uma troca de função para execução das tarefas entre diferentes departamentos como RH e Marketing, esses mesmos funcionários por atuarem em outra função passam a adquirir informações extras com a experiência vivenciada e, desta forma, contribuem para a empresa aumentar sua capacidade de criação do conhecimento. Por outro lado, tem-se um risco com a redundância - Absorver um excesso de informação e diminuição da produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com