TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica De Pessoas 1 E 2

Artigo: Gestão Estratégica De Pessoas 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 11

Atividade 1 – Gestão Estratégicas de Pessoas

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A gestão das pessoas tornou-se um desafio estratégico de muitas empresas na atualidade, em decorrência das mudanças importantes que acontecem no cenário competitivo. A gestão das pessoas é um processo complexo, que deve ser arquitetado com estratégias, políticas e práticas e uma estrutura de Recursos Humanos que contribua na capacitação dos gestores organizacionais no exercício desse papel. (BIANCHI, 2008)

Toda e qualquer estratégia de mudança organizacional necessita avaliar o ambiente que influencia a organização, onde é possível encontrar dois tipos de forças: a externa (clientes, fornecedores, concorrência, agentes regulamentadores) e a interna. Na proposição de um modelo de gestão de pessoas, as forças internas referem-se: Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada: c.

Ao comportamento das pessoas frente a novos desafios.

Resposta Correta: a.

Ao comportamento das pessoas frente a novos desafios.

Feedback da resposta: Gestão de pessoas pode ser entendida como a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. Os modelos de gestão de pessoas são estruturas, processos, sistemas e profissionais especializados que atuam com o objetivo de apoiar a gestão dos colaboradores de uma empresa. Toda e qualquer empresa depende do desempenho humano para seu sucesso, por essa razão elas desenvolvem e organizam uma forma particular de estimular este comportamento: seu modelo de gestão de pessoas.Tudo o que interfere ou influencia as relações organizacionais externa ou internamente pode ser considerado um elemento importante do modelo de gestão de pessoas de uma empresa. Entre as condições externas destacam-se o ambiente sociocultural, econômico, político e institucional que podem ser mais especificamente analisados, por exemplo, através do nível de qualificação dos indivíduos em uma determinada região, índices de desemprego, competitividade do mercado de trabalho, leis e tendências da legislação, etc. Por sua vez, dentre os fatores internos destacam-se as decisões, intenções e inserção estratégica da empresa, estrutura e cultura organizacional, padrões tecnológicos, condições financeiras da empresa, competências dos funcionários, etc.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Nas últimas duas décadas, os líderes empresariais não conseguiram compreender o significado do conhecimento como força propulsora do sucesso organizacional. É fato que o sucesso da maioria das organizações depende da capacidade intelectual de um número relativamente pequeno e altamente preparado de trabalhadores do conhecimento. São eles os talentos capazes de planejar, projetar, organizar, liderar, gerir, analisar, decidir, inovar, ensinar, aconselhar e assim por diante.

Dentre os fatores responsáveis pela re-significação do diploma universitário e pela ascensão profissional e social do novo profissional no mercado atual, destacam-se: Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada: b.

A conscientização da necessidade de educação permanente.

Resposta Correta: e.

A conscientização da necessidade de educação permanente.

Feedback da resposta: O mercado atual exige a conscientização da necessidade de educação contínua e a preparação para como lidar com os desafios de sua rotina profissional. Para que o profissional possa ingressar e/ou se manter no mercado são necessárias criatividade, adaptabilidade, flexibilidade e autodidatismo.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

“A cada ano transformações mundiais associadas ao comportamento humano e às inovações tecnológicas estão se acelerando, forçando as organizações a se inserirem em processos de mudanças, visando a competitividade no mercado globalizado. É de fundamental importância que se compreenda a mudança como um processo dinâmico, que deve ser planejado, organizado e conduzido com muito cuidado para produzir resultados claramente definidos em curto, médio e longo prazos. Quanto mais se retarda a decisão de mudar, mais complicado e difícil se torna o processo.” (fonte: Américo Germano in: http://www.comicro.org.br). Das situações abaixo, qual das alternativas melhor caracteriza as organizações em mudança? Assinale a alternativa correta

Resposta Selecionada: c.

A ênfase na hierarquia é reduzida, aumenta a importância da integração entre diferentes áreas e setores, destacando o desenvolvimento de competências.

Resposta Correta: c.

A ênfase na hierarquia é reduzida, aumenta a importância da integração entre diferentes áreas e setores, destacando o desenvolvimento de competências.

Feedback da resposta: Com a competitividade entre as empresas, agora em nível global, as empresas passaram a rever seus processos, fluxo de trabalho, reduziram níveis hierárquicos e passaram a investir no capital humano como forma de sobreviverem e tornarem-se mais competitivas. Deste modo, cargos com maiores qualificações são criados, em substituição a outros que são extintos, como por exemplo, datilografo.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

As mudanças estruturais de início dos anos 90 na economia brasileira, em especial, a abertura comercial promovida pelo governo Collor e ampliada pelo governo Cardoso, tomaram em cheio o setor industrial, rompendo com a política de substituição de importações, sustentáculo dos programas de desenvolvimento do país desde os anos 30. Esta experiência de adaptação competitiva ao mercado global deu início a processos generalizados de reestruturação produtiva dentro das empresas, lugar onde aquelas mudanças se concretizaram. Fechamento de fábricas, enxugamento de plantas, redução de hierarquias, terceirização, modernização tecnológica, redefinição organizacional dos processos produtivos, entre outros, sintetizaram as estratégias empresarias, como alternativas mesmo de sobrevivência, resultando num fenômeno de demissão em massa de dimensão jamais vivida na história da industrialização do país . (COSTA, 2003)

O movimento de encolhimento (menor oferta de emprego) e desaparecimento (substituição de certas profissões por máquinas ou computadores) de diversos mercados de trabalho têm se intensificado nas últimas duas décadas. Dentre os diferentes aspectos que este fenômeno pode ter, pode-se destacar: Assinale a alternativa INCORRETA

Resposta Selecionada: e.

Virtualização do mercado já que muitas pessoas estão encontrando outras formas de sobreviverem, livres e distantes do mercado formal.

Resposta Correta: c.

Virtualização do mercado já que muitas pessoas estão encontrando outras formas de sobreviverem, livres e distantes do mercado formal.

Feedback da resposta: Desaparecimento e encolhimento do mercado dizem respeito, respectivamente, à substituição de certas profissões por máquinas e computadores e menor oferta de empregos. Virtualização refere-se à tendência de transferência de diversos serviços para operações via internet (serviços bancários, representação comercial, etc.).

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

Russ McDonald concluiu seu MBA na Universidade de Michigan em 1971. Russ começou sua carreira na GM como analista de custos na divisão Fisher Body da empresa em Detroit. A partir daí, ele foi sendo promovido para uma longa sequência de cargos de crescente responsabilidade. Na ocasião de seu vigésimo aniversário na empresa, ele foi promovido a diretor assistente do departamento financeiro.

A lentidão de resposta às mudanças por parte da GM resultou em um sério prejuízo à posição da empresa no mercado, caindo de praticamente um em cada dois carros novos vendidos no país para um em cada quatro. A GM fechou unidades ineficientes, reorganizou divisões, introduziu novas tecnologias de produção e fez grandes cortes de pessoal. O cargo de Russ McDonald foi eliminado menos de um ano antes de completar vinte e cinco anos de casa. Foi dada a ele a opção de uma aposentadoria antecipada. Ele aceitou a oferta da empresa.

Desempregado há 30 meses, ele havia respondido a dezenas de anúncios, enviado mais de 200 currículos, conversado com diversos escritórios de colocação de pessoal e gasto mais de sete mil dólares com consultoria para recolocação. Tudo em vão. Sua experiência e perfil não tinham mais valor no mercado atual.

No que se refere ao perfil do novo profissional, pode-se afirmar que ele deverá ser: Assinale a alternativa INCORRETA.

Resposta Selecionada: b.

Passivo, ou seja, deve aguardar as definições da organização e seguir as suas determinações.

Resposta Correta: b.

Passivo, ou seja, deve aguardar as definições da organização e seguir as suas determinações.

Feedback da resposta: Além de características como: flexibilidade, criatividade, intuição, trabalho em equipe, dentre outras, o profissional deve ter iniciativa e estar tão preocupado com o seu aprendizado quanto com o da organização, uma vez que a falta de preparo pessoal contribuirá para o fracasso das tentativas de construir um aprendizado permanente na organização.

Atividade 2

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Na indústria de petróleo, na qual muitas ações e práticas são regulamentadas, entende-se que uma vantagem competitiva sustentável possa derivar do desenvolvimento de uma visão com base em recursos (capital financeiro, físico, humano e organizacional).

Nesse sentido, a administração estratégica de gestão de pessoas deve se focar na (o): Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada: c.

Geração de capacidades dinâmicas entre os colaboradores.

Resposta Correta: b.

Geração de capacidades dinâmicas entre os colaboradores.

Feedback da resposta: Uma competência organizacional não é constituída por recursos isolados, mas pelo resultado de múltiplos recursos disponíveis à organização e integrados ao longo de sua história. No curto prazo, as organizações dependem de seus recursos e competências atuais.

As capacidades dinâmicas dizem respeito à capacidade de renovar competências para estar em consonância com o ambiente empresarial em mutação. A gestão estratégica de uma organização deve ser capaz de adaptar, integrar, reconfigurar habilidades organizacionais internas e externas, recursos e competências funcionais, para atender às necessidades de um ambiente em constante mutação.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Para Garvin et al (1998, apud BALCEIRO E BALCEIRO, 2001), um empresa aprende por diversos motivos: pela curiosidade (é necessário encontrar uma maneira melhor de realizar um determinado processo ou tarefa); pela experiência (quando se realiza algo novo ou alguma mudança que funciona ou melhora um processo ou tarefa, ou quando se verifica que alguma coisa não dá certo e não se repete o erro no futuro); pela circunstância (quando se aprende algo ocasionalmente); ou mesmo devido a uma crise (quando há a necessidade urgente de transformação para manter-se ou voltar a ser competitiva). A grande questão é planejar este processo, a fim de que ele possa ocorrer de maneira rápida e sistemática, sempre alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, para que ela se mantenha competitiva no cenário das suas concorrentes.

A aprendizagem organizacional é um fenômeno que deve ser trabalhado nas organizações. Com relação a esse tema, considere os seguintes aspectos:

I. Devem-se valorizar os velhos métodos para assegurar a continuidade das experiências.

II Deve-se incentivar o agir, para experimentar; o refletir, para avaliar a experiência e, o disseminar, que possibilita o intercâmbio de conhecimentos entre as pessoas.

III A falta de canais de comunicação que possibilitem a troca entre as pessoas envolvidas na organização pode constituir um fator restritivo à aprendizagem organizacional.

IV A aprendizagem é um processo da organização, não envolvendo questões dos indivíduos que a compõem.

V Deve-se buscar o comprometimento dos colaboradores com os resultados da organização.

Estão corretas as afirmações:

Resposta Selecionada: a.

II, III e V

Resposta Correta: d.

II, III e V

Feedback da resposta: Um ambiente de aprendizagem pressupõe uma cultura onde a participação de todos é estimulada. Deste modo as pessoas da organização são fundamentais no processo, pois a aquisição do conhecimento organizacional está relacionada diretamente à experiência dos colaboradores da empresa, que contribuem com seu conhecimento técnico, com suas habilidades, sua prática no trabalho para a melhoria contínua da empresa. É importante que a comunicação seja facilitada para a troca e intercambio de experiências de forma a propiciar um ambiente favorável ao compartilhamento do conhecimento.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Após a reunião de planejamento estratégico anual de sua organização, o responsável por uma unidade de negócio resolveu implantar um projeto para dinamizar a aprendizagem organizacional em sua unidade. Para isso, promoveu, entre seus liderados, o seguinte conjunto de ações:

I - Estimulou a participação dos seus subordinados nas decisões.

II - Promoveu o trabalho em equipe.

III - Passou a recompensar sugestões e críticas recebidas.

IV - Desenvolveu ações de desenvolvimento de competencias para seus subordinados.

Considerando o objetivo, são corretas as ações:

Resposta Selecionada: e.

I, II, III e IV

Resposta Correta: e.

I, II, III e IV

Feedback da resposta: Um ambiente de aprendizagem pressupõe uma cultura onde a participação de todos é estimulada. Neste sentido, tanto o desenvolvimento de competências é importante, como demais aspectos como clima organizacional, desenvolvimento de equipes de trabalho e compartilhamento do conhecimento, remuneração transparente quanto aos critérios e que recompense as competências.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

A questão da aprendizagem organizacional tem se tornado cada vez mais importante em função das grandes transformações que ocorrem na economia, na sociedade, nas organizações e nas pessoas, num mundo globalizado, de alta competição e instabilidade. O reflexo para as pessoas é a dificuldade de acompanhar as evoluções pela veloz desatualização de seus próprios conhecimentos. Essa situação produz reflexos sobre as empresas nacionais, que passam por um momento de transição face ao ambiente competitivo. Há uma grande quantidade de empresas transnacionais entrando no mercado com tecnologias avançadas e poder financeiro. Os executivos brasileiros já têm se envolvido em grandes temas como planejamento estratégico, foco no cliente e gestão da qualidade. Falta, entretanto, o despertar para aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, que estão se tornando o grande diferencial estratégico, neste ambiente turbulento. Empresas de informática, por exemplo, com predomínio da alta tecnologia, de velocidade da infomação e da inovação constante, estão obrigadas a se manterem constantemente atualizadas, sob risco da perda de competitividade e mesmo de insolvência. Uma consequência da velocidade das inovações é o rápido obsoletismo de equipamentos, softwares, produtos, processos e do próprio conhecimento . (ANDRE, 2001)

Pode-se observar que muitas empresas já têm desenvolvido características de organizações que aprendem. São características das organizações que aprendem: Assinale a alternativa INCORRETA

Resposta Selecionada: a.

Baseiam-se unicamente no passado da organização para suas tomadas de decisão.

Resposta Correta: a.

Baseiam-se unicamente no passado da organização para suas tomadas de decisão.

Feedback da resposta: A aprendizagem organizacional pode ser compreendida como a capacidade que uma empresa tem de adquirir conhecimentos com sua experiência e a experiência dos outros e modificar sua forma de funcionar de acordo com seus conhecimentos. Aprender é um processo que implica entendimento do passado para evitar a repetição de erros a capacitação no presente e preparo adequado par o futuro. Uma aprendizagem só ocorre quando resulta de uma ação modificadora. A aprendizagem organizacional ocorre quando a empresa consegue mudar seus padrões de desempenho como forma de antecipar e/ou reagir às mudanças ambientais, descartando padrões que não são mais necessários. Este processo se dá por meio de percepções, conhecimentos e modelos mentais compartilhados.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

Gestão Estratégica de Pessoas pode ser compreendida como a mobilização, orientação, direcionamento e a administração do fator humano ao elaborar uma estratégia para a organização, envolvendo o setor de gestão de pessoas e garantindo que todos na organização tenham percepção das estratégias e caminhem junto a empresa. Mascarenhas (2008) relata o caso da "Souza Cruz S.A" que a partir da criação de um website possibilitou o acesso de todos às informações da organização. Os gestores de pessoas colocaram no conteúdo do site algumas frases de reflexão e motivação que gerava o sentimento de fidelidade, maior propensão à criatividade, etc. Percebe-se com isto como uma simples ferramenta pode gerar sincronia e movimentar os colaboradores da organização. (Fonte: administradores.com.br)

A gestão estratégica de pessoas, longe de ser simplesmente um controle de direitos e obrigações dos colaboradores, é uma atividade complexa, que tem evoluído e trazido muitas novidades à gestão organizacional. Nesse contexto, o atual paradigma comporta os seguintes pressupostos, EXCETO:

Resposta Selecionada: c.

O desenvolvimento das pessoas deve ser conduzido pelas expectativas da organização, ou seja, deve ser efetuado em respeito não à individualidade, mas aos objetivos que a organização almeja atingir e na observação e imitação da concorrência.

Resposta Correta: a.

O desenvolvimento das pessoas deve ser conduzido pelas expectativas da organização, ou seja, deve ser efetuado em respeito não à individualidade, mas aos objetivos que a organização almeja atingir e na observação e imitação da concorrência.

Feedback da resposta: Com a total transformação do papel do homem no mundo do trabalho que passa a exigir dele maiores conhecimentos, criatividade e inovação constante, o modelo de Gestão Estratégica de Pessoas visa otimizar esse conhecimento existente para gerar crescimento e vantagem competitiva à organização. As pessoas e seus conhecimentos passam a ser a principal base da nova organização. A abordagem da Gestão de Pessoas indica que o trabalhador deixou de ser um recurso organizacional para ser visto em toda a sua capacidade e riqueza.

...

Baixar como  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »