TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica De Pessoas

Monografias: Gestão Estratégica De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

Leia e analise o artigo abaixo indicado.

Faça a leitura do texto "Planejamento ou Pensamento Estratégico?" disponível no site: http://www.intelligentia.com.br/novidades/artigos/ensaio_rap0203-2.pdf e, em seguida faça o que se pede abaixo.

a) Elabore uma análise crítica, levando em consideração os seguintes itens: (3,5 pontos)

- A síntese da opinião de 2 outros autores (com a devida referência) além do autor do texto acima Robin Alves Pagano.

Para Luiz Eduardo Gasparetto em artigo publicado em Maio/2012 no seu blog (http://www.blogdogasparetto.com.br/planejamento-estrategico-ou-pensamento-estrategico/) este considera o pensamento estratégico e o planejamento estratégico como dois momentos distintos, mas inclusos no trabalho de planejar. Em síntese este define que o pensamento estratégico representa o definir para onde a empresa vai e o planejamento estratégico é o definir como chegar lá.

Para Luis Augusto Lobão Mendes, professor da FDC, em artigo publicado no site da Fundação Dom Cabral (http://www.fdc.org.br/blogespacodialogo/Lists/Postagens/Post.aspx?ID=176), este segue a mesma linha de pensamento de Robin Alves Pagano, definindo o pensamento estratégico e o planejamento estratégico como dois sistemas distintos, porém complementares, onde o primeiro tem seu foco na síntese e o segundo na análise.

Avalio que dentro das características culturais e educacionais no Brasil, o sistema mais adequado e efetivo para se obter sucesso é o do Planejamento Estratégico, apesar de concordar com o autor Luiz Eduardo Gasparetto, que o pensamento estratégico acaba se tornando uma consequência do trabalho de planejar.

- O posicionamento da unidade de aprendizagem em relação ao tema.

A unidade de aprendizagem foca no sistema de Planejamento Estratégico, abordando diferentes tipos/conceitos, além de ensinar de maneira prática e objetiva como desenvolver planejamento estratégico.

- As convergências e divergências entre os autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem.

Entre os Autores Robin Pagano e Luis Augusto Lobão Mendes, não existem divergências, ambos tem o conceito e razão similares sobre o tema abordado, onde tais sistemas podem existir ou serem utilizados de forma independente em conjunto de suas melhores práticas.

Porém o Autor Luiz Eduardo Gasparetto, diverge especificamente no ponto onde este considera os dois sistemas partes integrantes de um mesmo trabalho, havendo assim um processo integrado, onde em suma define: “quando o planejamento estratégico vai se realizando realiza-se também o pensamento estratégico”.

Em relação ao conteúdo da unidade de aprendizagem, há total alinhamento com os modelos e conceitos estruturados para Planejamento Estratégico.

b) Elabore uma dissertação com quatro parágrafos. (3,5 pontos)

- No primeiro parágrafo - Apresentar as ideias de Robin Alves Pagano e os outros 2 autores que você escolheu como fonte.

- No segundo parágrafo - Apresentar o posicionamento da unidade de aprendizagem em relação ao tema.

- No terceiro parágrafo - Apresentar as convergências e divergências entre autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem.

- No quarto parágrafo apresente a sua conclusão abordando a partir de suas análises a importância do Pensamento e Planejamento estratégico para as organizações na atualidade.

Considerando que os Autores Robin Alves Pagano e Luis Augusto Lobão Mendes, seguem a mesma linha de pensamento, podemos descrever suas ideias em uma única relação. Em suma para estes, no mundo atual, estamos diante da possibilidade de melhor utilizar o cérebro e a mente, aprendendo a lidar com os pensamentos de modo mais produtivo. O sucesso das empresas, em um mundo de mudanças cada vez mais rápidas, requer das empresas um modelo estratégico de gestão de negócios e que seus gerentes e especialistas sejam criativos e habilidosos e possuam elevado nível de pensamento estratégico. Já para o Autor Luiz Eduardo Gasparetto, o pensamento estratégico nada mais é do que um conjunto de idéias, desejos e intenções que exigem de uma implementação para sua realização. Isso se dá através do planejamento estratégico propriamente dito. Em suma para Gasparetto o planejamento estratégico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com