TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pessoas

Artigos Científicos: Gestão Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  4.128 Palavras (17 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 17

Gestão de Pessoas1

Recrutamento e Seleção.

Caros(as) alunos(as), durante essa nossa web aula iremos tratar de assuntos importantes voltados ao processo de recrutamento e seleção de funcionários. O processo de recrutamento e seleção é muito importante para a organização, pois através de uma boa execução desse processo, a empresa pode se “abastecer” de pessoas talentosas na organização.

Quando uma empresa necessita preencher uma determinada vaga, é importante que os gestores procurem executar um processo de recrutamento e seleção de funcionários, para que a empresa consiga encontrar, no mercado de trabalho, profissionais competentes que tenham condições de assumir o cargo na organização e que possam atuar de forma produtiva.

Vamos conhecer agora a definição de Recrutamento e Seleção do autor FRANÇA (2007):

Segundo FRANÇA (2007, p. 29), o recrutamento e a seleção são processos que fazem parte da rotina de preenchimento de uma vaga em aberto, nos procedimentos de admissão pessoal. Atualmente, pode-se utilizar grande quantidade de instrumentos comprovados cientificamente, que proporcionam melhor qualidade e maior precisão a esses processos.

O processo de recrutamento e seleção de uma forma geral está relacionado com o fato de que a empresa pode agregar novas pessoas com conhecimento diferentes ao que a empresa possui atualmente. A empresa tem a possibilidade de incluir “sangue diferente” na organização, e essas pessoas com “sangue diferente” podem dar novas idéias, oferecer novas formas de pensar, podendo fazer com que a organização tome novos rumos em busca do desenvolvimento constante.

Assim, podemos dizer de uma forma geral que o fator “pessoas” (os talentos) presentes em uma organização podem levar uma empresa ao sucesso são os talentos presentes em uma organização, que podem fazer a diferença entre a empresa conseguir sucesso no seu mercado de atuação... Observe alguns exemplos:

• Engenheiros talentosos presentes na empresa podem fazer com que essa empresa crie sempre novos produtos que estejam de acordo com os desejos e necessidades dos consumidores.

• Líderes talentosos presentes na organização podem fazer com que os objetivos organizacionais sejam alcançados através da mobilização das pessoas.

• Gerentes talentosos na organização podem organizar os seus setores de maneira adequada fazendo com que altos níveis de produtividade sejam alcançados.

Vários são os exemplos de como as pessoas, os “talentos” presentes em uma organização podem fazer uma grande diferença. As pessoas na organização são as responsáveis por essa grande diferença. Dessa forma é importante que a organização aplique ações para gerenciar essas pessoas e fazer com que eles dêem o melhor de si. E para que tenhamos esses talentos trabalhando na nossa empresa é preciso que busquemos esses profissionais no mercado de trabalho. Nossa empresa precisa se “abastecer de talentos”.

É aí que entra o processo de recrutamento e seleção de funcionários, para que se consiga encontrar esses profissionais no mercado de trabalho e trazê-los para dentro da nossa empresa.

Caro(a) aluno(a) reflita sobre como é importante o processo de recrutamento e seleção para uma empresa...

Acesse o site e rh.com.br... nele você encontrará vários artigos referentes ao processo de recrutamento e seleção.

http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Capa/

Assista agora ao vídeo sobre a importância do processo de recrutamento e seleção:

Quando queremos inserir pessoas “novatas” para trabalhar na nossa empresa, pode-se dizer que ainda não conhecemos essas pessoas. Então, não seria interessante que quanto melhor pudéssemos conseguir “prever” qual seria o comportamento dessa pessoa, talvez pudéssemos assim reduzir problemas no futuro? Muitas empresas contratam pessoas (candidatos), porém quando elas começam a ingressar e a se adaptar nessa empresa, acabam, às vezes, tendo problemas com produtividade, problemas de relacionamento, liderança, dificuldades de adaptação. Por isso, seria importante se recorrer às técnicas de recrutamento e seleção para que possamos de certa forma supor, prever, se aquele candidato se daria bem na empresa em que ele pretende trabalhar.

Em um processo de recrutamento e seleção de qualidade é possível se detectar alguns aspectos nos candidatos:

• Falta de iniciativa.

• Problemas de relacionamento em empregos anteriores.

• Problemas com chefias anteriores.

• Dificuldades em exercer lideranças.

• Falta de interesse em agregar novos conhecimentos.

Exemplos: As dinâmicas de grupo podem mostrar se determinado candidato possui iniciativa, liderança. Em uma entrevista pode-se detectar se o candidato teve problemas com chefias anteriores, problemas de relacionamento. Analisando-se o currículo, pode-se identificar se o candidato está em constante busca por mais conhecimento (se ele estuda, busca uma faculdade, participa de cursos).

Estes seriam alguns pontos/aspectos que poderíamos detectar em candidatos em uma entrevista, dinâmica de grupo, que fazem parte de um processo de recrutamento e seleção de funcionários.

Vale lembrar que além do recrutamento e seleção de funcionários buscando-se candidatos externos à organização (que se encontram fora da empresa), podemos também executar um recrutamento e seleção com candidatos internos (aqueles que já fazem parte do quadro atual de funcionários da empresa). Em ambos os casos, o objetivo final é o preenchimento de uma vaga em aberto.

Segundo FRANÇA (2007, p. 29), o Recrutamento é a fase inicial para o preenchimento de uma vaga que está em aberto. Essa procura se faz com base nas requisições de pessoal emitidas pelos supervisores e no mercado de trabalho, onde, de um lado, competem os empregadores, e de outro, os próprios profissionais. Os empregadores competem em termos de salários, condições de trabalho e benefícios oferecidos. Os candidatos competem em termos de qualificação pessoal, o que inclui habilidade, conhecimento, experiência e personalidade.

Recrutamento.

Vamos abordar primeiramente o tema recrutamento. Após isto, estudaremos sobre o processo de seleção...

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com