TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Marketing Análise Externa Análise Mediata

Por:   •  5/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão de Marketing

Análise Externa- Análise Mediata

PESTAL:

Contexto político-legal: 

Das políticas implementadas, as com maior destaque foram a descida do IVA da restauração de 23% para 13% (que entrou em vigor a partir do segundo semestre de 2016), que poderá ter um impacto positivo no canal HORECA, e a redução da sobretaxa de IRS implementada na legislação anterior, traduzindo-se num aumento imediato do poder de compra das famílias.

Importa assim destacar três pontos fundamentais incidentes em Portugal, que limitam e direcionam a atuação das empresas que produzem e comercializam café.

  1. Conjunto de normas relativas ao fabrico e comercialização do mesmo, bem como às regras referentes às características, acondicionamento e rotulagem destes produtos.
  2. Regulamentação referente aos principais canais de distribuição do mercado do café (HORECA e o retalho), cada um com uma regulamentação específica.
  3. Responsabilidade Social das empresas, adotar políticas de responsabilidade social significa em grande parte das vezes respeitar determinadas normas, sendo assim um fator impulsionador do negócio que facilita o cumprimento das obrigações político-legais da empresa.

Contexto económico:

Portugal em 2018 apresentou um crescimento do PIB (1,8%) que se deveu em parte ao crescimento da procura interna, uma diminuição da taxa de desemprego (6,2%), e a sua taxa de inflação continua das mais baixas na Zona Euro.

Tanto o PIB, como os juros e a taxa de inflação têm uma grande influência na atividade empresarial, dado que um aumento do primeiro e uma diminuição das restantes criam incentivos a maiores níveis de investimento e consumo privado

Quanto aos principais impactos económicos relacionados com o café, a alteração do IVA da restauração pode ser uma medida impulsionadora para este setor, com impacto tanto nos consumidores que terão um maior poder de compra e assim poderão aumento o consumo, como nas empresas que conseguirão aumentar as margens, eventualmente praticar preços mais competitivos, impulsionando assim o negócio.

O governo considera ainda que esta medida poderá criar também mais emprego no setor da restauração.

Contexto sociocultural: 

Comparativamente à União Europeia, Portugal tem vindo a apresentar uma diminuição da população jovem e um aumento do índice de envelhecimento, fatores estes preocupantes para a sustentabilidade do país. Podemos justificar tais valores devido ao aumento da esperança média de vida e à diminuição da taxa de natalidade.

Relativamente a dados do contexto da vida ativa, o número de estudantes a candidatar se ao ensino superior ter vindo a aumentar e a taxa de desemprego tem vindo a diminuir (6,7%), apresentando assim uma taxa de população ativa na ordem dos 78,8%.

Um outro paradigma é o estilo de vida saudável, que tem vindo a conquistar um número cada vez maior de seguidores, obrigando o aparecimento de novos negócios ajustáveis às necessidades do consumidor.

A crise internacional levou também a alterações nos hábitos de consumo, nomeadamente ao aumento do consumo de café em casa face ao consumo no canal HORECA, que tipicamente era o canal de preferência dos consumidores Portugueses, tendência que se tem vindo a inverter.

Contexto Tecnológico:

Uma empresa que pretenda triunfar conquistando uma boa quota no mercado deve procurar inovar, seguindo sempre as tendências e as evoluções tecnológicas.

Assim em 2003 surgiu a COTEC, uma associação que visa promover a inovação empresarial em Portugal, desafiando as entidades públicas e não públicas do sistema nacional através do desenvolvimento de uma cultura e de uma prática de inovação.

Atualmente, em Portugal está em prática o programa governamental apelidado de “Plano Tecnológico”, que tem por base um conjunto de medidas que visam fazer do país, um dos com mais e melhor tecnologia.

No mercado do café, a tecnologia assumiu um papel relevante no mercado take-home com as máquinas de café em casa e o aumento de um leque de escolhas dado ao consumidor, é também de ressaltar as tecnologias usadas na produção de café, na embalagem e na comunicação dos produtos. Tornando-se assim a tecnologia indispensável à produção de um café de qualidade e à distribuição deste até cada estabelecimento ou até mesmo à casa de cada consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com