TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Seminário: Gestão de pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2013  •  Seminário  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

Uma das mais importantes tendências hoje de aprofundamento e aperfeiçoamento é a gestão do capital humano nas organizações.

As empresas que buscam a competitividade estão focando grande parte de sua estratégia no desenvolvimento e aprimoramento da gestão das pessoas e das relações com seus clientes internos.

A Gestão do capital humano pode ser considerada um dos maiores desafios empresariais atualmente e isto fez com que as empresas desenvolvessem políticas de gestão em pessoas buscando alinhar seus objetivos estratégicos com os anseios e valorização dos colaboradores.

O Artigo pesquisado por mim, foi de uma pesquisa que teve o objetivo de desenvolver um projeto de Endomarketing para a empresa Viação Piraquara de Curitiba-PR, e explora seu valor como estratégias de Gestão de Pessoas, para tal optou-se por realizar um diagnóstico do contexto da organização, analisar os fatores determinantes do endomarketing, para então desenvolver um projeto.

Para que de fato a empresa cresça, ela tem que olhar para a satisfação de seus funcionários como clientes internos, pois estes são os responsáveis pela maior satisfação do cliente externo. E as organizações iniciaram este processo através de gestões e estratégias com seus funcionários.

Política do endomarketing está presente em todo e qualquer esforço da empresa, no sentido de estabelecer com seus empregados, um relacionamento produtivo, saudável e duradouro. Nos quais os funcionários tornam-se pessoas mais criativas e felizes capazes de surpreender e entusiasmar clientes externos. Foram utilizados três suportes: comunicação (fluxo de informações); empatia (liderança) e relacionamento (benefícios para ambos). Atingir os clientes de uma forma mais eficaz significa atingir seus colaboradores.

Gestão de pessoas é de suma importância, primeiro porque é no interior das empresas que as pessoas passam a maior parte de sua vida e segundo porque as empresas podem ter tudo, mas nada serão se não valorizarem o elemento humando. A gestão de pessoas é a parte da gestão que se responsabiliza pela administração, investimento e desenvolvimento nas diversas variáveis inerentes às pessoas e ao ativo intangível presente nelas. Desde as mais diversas situações.

A Estratégia, conforme PORTER e MONTGOMERY 1998, é uma ideia unificadora que interliga as diversas áreas e relaciona a empresa com seu ambiente, além da justaposição dos pontos fortes e fracos da empresa com as ameaças e oportunidades do ambiente externo.

Para esta empresa em questão, Viação Piraquara, com o seu crescimento e expansão nos últimos anos, o relacionamento e os conflitos piorou. Logo, tornou-se como estratégia a reaproximação entre os funcionários e a empresa. A análise dos determinantes do endomarketing foi vital para a modelagem do projeto, fornecendo os pontos fortes e fracos da organização. No que tange a comunicação ficou evidente que este é um ponto desfavorável na organização. O fator empatia é aquele que verifica a profundidade entre os funcionários e a empresa, e neste quesito houve favorabilidade da Viação Piraquara e seu cliente interno. Portanto a empatia é um ponto forte para o projeto. E no quesito relacionamento, deixou a desejar também. Portanto dos três determinantes (comunicação, empatia e relacionamento), a empatia se destacou positivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com