TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Local

Ensaios: Desenvolvimento Local. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  1.111 Visualizações

Conceito de desenvolvimento local

Pode ser definido como um processo interno registrado em pequenas unidades territoriais e em agrupamentos humanos que foram capazes de promover o dinamismo econômico e melhora da qualidade de vida.

O desenvolvimento local envolve as dimensões de autonomia, cidadania e participação dos atores locais para combater as desigualdades locais e procura soluções inovadoras.

Temos então instituições formais que visam à regulação social e econômica e outro conjunto difuso de instituições, regras e comportamentos subentendidos que permeiam a atividade econômica, formado por um conjunto de redes e relações informais, entendendo estes como elementos de forte relevância para a compreensão das novas formas que as relações sociais, que por sua vez refletem também na composição das instituições locais.

Quais os aspectos que devem ser trabalhados/melhorados para que ocorra o real Desenvolvimento Local de nossa cidade?

A rapidez das transformações trazidas pela globalização e o desenvolvimento de novas tecnologias, afetam diretamente as relações econômicas, sociais, saúde, do trabalho e do emprego.

O aspecto econômico é o principal e implica em aumento da renda e riqueza, além de condições dignas de trabalho.

Outro aspecto relacionado ao desenvolvimento local é que ele implica entre diversos atores e esferas de poder, cada um tem seu papel pra contribuir com o desenvolvimento local, seja a sociedade civil, as organizações não governamentais, as instituições privadas e políticas e o próprio governo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com