TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Local

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 5

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

No inicio da década de 70 a classe trabalhista sofreu um golpe significativo que reescreveu seu histórico. Grandes inovações tecnológicas fizeram com que as fábricas diminuíssem consideravelmente nos números de operários. Os mais prejudicados mais com mudança foram os operários, homens e mulheres, menos capacitados que desempenhavam apenas trabalhos braçais, trabalhos este que seria substituído por máquinas. Além disso, nos anos 80 a indústria mundial teve uma diminuição no crescimento contraria as décadas anteriores. A soma destes fatos teve como consequência imediata o desemprego diante disto a instabilidade profissional daqueles que apesar de tudo conseguiram manter seus postos de trabalho, tinham que competir com os que agora também buscavam seus empregos.

Esta massa trabalhadora dividida entre empregados e desempregados minou a histórica unidade que ela possuía, e no meio daqueles que conseguiam manter seus trabalhos surgiam uma classe privilegiada nos cargos de chefia que marcava uma diferença até econômica em relação aos trabalhadores dos cargos subalternos. O que provocou um enfraquecimento do sindicalismo e subsequentemente a diminuição da representação política das classes trabalhadoras.

Fonte de pesquisa do site:

http://rebeliaocultural.blogspot.com.br/2009/02/reestruturacao-capitalista-partir-da.html - Acesso em 28 de maio 2012.

O que mais explica o processo de desenvolvimento econômico local é o direção dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.

O sociólogo Augusto de Franco o define "uma nova estratégia de indução ao desenvolvimento, que prevê a adoção de uma metodologia participativa, pela qual mobilizam-se recursos da Sociedade Civil, em parceria com o Estado (com os três níveis de governo) e com o Mercado, para a realização de diagnósticos da situação de cada localidade, a identificação de potencialidades, a escolha de vocações e a confecção de planos integrados de desenvolvimento. Trata-se de uma tecnologia social inovadora de investimento em capital humano e em capital social".

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EM ITABIRA

Itabira está localizada na Região Sudeste do Brasil, no centro de Minas Gerais, a 104 quilômetros de Belo Horizonte, é o 24º maior município do estado em população.

Nos ultimos anos a cidade tem registrado um crescimento significativo nas áreas de comércio, serviços especializados e tecnologia, medicina e educação, gerado melhores níveis de competitividade e a ampliação dos seus mercados no cenário nacional. De acordo com uma pesquisa do IBGE realizada em 2007, o PIB de Itabira desmembrado por setor econômico está assim distribuído: setor agropecuário 0,5%, setor industrial 62,1% e setor de serviços 37,4%.

O setor industrial é o principal gerador de renda para a população de Itabira, seguido pelo setor de serviços. Sendo assim economia de Itabira é determinada pela estrutura mineral e siderúrgica que abrange também toda região sendo a Vale, Anglo e Belgo as empresas que mais destacadas no setor industrial, sendo também as maiores geradoras de renda para a cidade. Porem uma importante estruturação produtiva esta se estabelecendo com o aumento no setor imobiliário isto graças a Faculdade Federal instalada há pouco tempo na cidade e o crescimento no setor minerador o que gera mais empregos e consequentemente mais renda para a região.

As principais pessoas envolvidas no desenvolvimento econômico de Itabira são:

Prefeito Municipal: João Izael Querino Coelho

Vice-prefeito: Roberto Ferreira Chaves

Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo: Raimundo Nonato Dias Moreira

Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano: Rodrigo Zeferino Gomes

O acesso à educação de qualidade e a perspectiva de melhoria na renda e na qualificação profissional são desafios novos e importantes, um crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com