TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do planejamento

Artigo: História do planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Artigo  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

O que é planejamento?

Planejamento ou planeamento (espanhol) vem a ser uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo portanto o lado racional da empresa, ou seja, o planejamento vem a ser algo para ajudar no melhor desempenho de uma determinada empresa, buscando de melhor forma possível alcançar um nível melhor em seus desempenhos, assim prevenindo difíceis situações do mercado e da empresa.

Em uma empresa adotamos três tipos de planejamento para melhor solução de nossos afazeres. São eles planejamento estratégico, planejamento tático e por fim planejamento operacional.

História do planejamento

Teve inicio quando a sociedade encontrava-se com a necessidade de se reconstruir no meio social e esta idéia veio através do Estado. Começou com o fim da primeira guerra mundial, onde teve como inicio a crise de 1929, daí a antiga União Soviética, veio a torna-se a primeira nação a desenvolver e aplicar o planejamento como uma ferramenta de reconstrução para sociedade. Com isso no término da segunda guerra mundial, foram estendidas as suas praticas aos paises comunistas e iniciadas em paises de economias abertas como França e Japão, chegando aos paises subdesenvolvidos na década de 1950 a 1960.

O planejamento ganha destaque no cenário internacional, após a crise global, sendo por isso as principais motivadoras para adquirirem o planejamento para melhor desempenho junto ao desenvolvimento social. Com isso podemos mostrar paises que sofreram com suas crises e usaram o planejamento para melhor retornar as suas funções, como o México em 1994-1995, Rússia e do Brasil 1998-1999, Argentina 2001-2002 e de outros paises, com isso impulsionaram governos para estarem orientando suas economias.

Daí podemos ver como surgiu o planejamento junto a sociedade, com isso se comprova que vem a ser a melhor forma, pois já se usam de décadas atrás ate os dias de hoje.

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

O que é planejamento tático?

Planejamento tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planejamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planejamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais (agências) num movimento sinérgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional (conceituado a seguir).

O Planejamento Tático integra a estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com